Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Werdum vence desconfiança para buscar o cinturão dos pesados

Em sua segunda passagem pelo Ultimate, brasileiro se tornou um lutador mais completo

Atual número 1 do ranking dos pesados, o gaúcho Fabrício Werdum entra no octógono neste final de semana, no UFC 180, para disputar o cinturão interino da categoria contra o neozelandês Mark Hunt, no México. Profissional no MMA desde 2002, o veterano de 37 começou no mundo das lutas pelo jiu-jitsu, mas busca aperfeiçoar todas as áreas para se tornar um lutador cada vez mais completo.
Vídeo: Contagem regressiva para o UFC 180

Esta é a segunda passagem de Werdum pelo UFC. A primeira foi entre 2007 e 2008, quando estreou com derrota para Andrei Arlovski. Ele se recuperou vencendo Gabriel Gonzaga e Brandon Vera, mas depois foi nocauteado pelo então novato Junior Cigano - na ocasião, Werdum já era apontado como um possível desafiante ao cinturão da categoria, enfrentando um desconhecido Cigano.
O fracasso contra o compatriota culminaram na saída do brasileiro. O caminho natural para tentar se reerguer na carreira foi o Strikeforce. Alguns anos depois, Werdum assume que o contrato com a franquia não era tão bom, mas ele precisava provar que merecia outra chance no Ultimate.

Fabrício Werdum realizou quatro lutas no Strikeforce, a mais importante contra a lenda Fedor Emelianenko. Considerado por diversos especialistas como o maior peso-pesado de todos os tempos, o russo estava invicto há 10 anos e entrou como favorito no combate, mas foi surpreendido por um triângulo aplicado pelo gaúcho e bateu em desistência.

De volta ao UFC em 2012, o brasileiro está invicto com quatro vitórias. Treinando na Kings MMA com Rafael Cordeiro, em Los Angeles, Werdum vem mostrando que não é apenas aquele lutador de jiu-jitsu do começo da carreira. Ele está em processo de evolução, e as últimas lutas mostraram um muay thai bastante afiado.

Para seguir forte na preparação para a luta deste sábado, Werdum deixou de lado sua esposa Karine e suas duas filhas. Ele alugou um sítio em uma montanha perto da Cidade do México e está trancafiado com seus treinadores. Os treinos físicos se misturam com os de luta, sempre visando aperfeiçoar o condicionamento do brasileiro. Os que estão mais próximos de Werdum se dizem impressionando com a força de vontade em ser campeão do gaúcho, que, aos 37 anos, afirma estar na melhor fase da sua vida.