Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Yan Cabral: tranquilidade e ajuda psicológica para vencer

Invicto há onze lutas, brasileiro enfrenta o americano Zak Cummings neste sábado

Participante da segunda temporada do The Ultimate Fighter Brasil 2, o mineiro Yan Cabral estreou no UFC vencendo o norte-americano David Mitchell, em outubro de 2013. Mas ele garante que a realização do sonho de lutar no UFC não foi o combate que o deixou mais nervoso. Antes disso, em 2011, Yan finalizou um dos lutadores mais conhecidos do MMA, o japonês Kazushi Sakuraba.
 

“A luta contra o Sakuraba vai ser para sempre a mais importante da minha vida, nem um possível cinturão vai ser igual”, disse ele. Neste sábado, Yan Cabral volta ao octógono para enfrenta o americano Zak Cummings, e garante estar tranquilo para conseguir sua segunda vitória. “Estou bem treinado e vou fazer meu trabalho da melhor forma. Procuro não pensar na derrota.”


Apesar do cartel de onze vitórias e nenhuma derrota, Yan Cabral afirma que está sendo buscando novas técnicas que possam ajudar seu desempenho dentro do octógono. E se engana quem pensa que essa busca envolve apenas artes marciais. Para a luta contra Cummings, ele teve ajuda de um psicólogo especializado em atletas de alto nível. “Todo trabalho bem feito é válido, serve para aumentar a confiança.” 


Você venceu o Kazushi Sakuraba. Qual a sensação?


Achei que ia sentir pressão por lutar contra uma lenda como ele, ainda mais no Japão, mas entrei bem tranquilo. A vitória foi inexplicável, porque não estava treinando para lutar com ele. A luta contra o Sakuraba vai ser para sempre a mais importante da minha vida, nem um possível cinturão vai ser igual. 


A invencibilidade te deixa ansioso para lutar?


Sou bem tranquilo quanto a isso. Estou bem treinado e vou fazer meu trabalho da melhor forma. Procuro não pensar na derrota. 


Você faz algum tratamento psicológico para as lutas?


Nunca tinha feito nada com psicólogos, mas fiz para esta luta. Todo trabalho bem feito é válido, serve para aumentar a confiança. Fico mais nervoso quando tenho alguma luta de jiu-jitsu, talvez por ser minha primeira arte marcial, foi ali que tudo começou. 
 

E como você define seu próximo adversário, o Zak Cummings?


Assisti algumas lutas dele, acho um atleta experiente. Ele costuma tentar ficar por cima na queda, tem uma guilhotina muito forte. Mas acredito que ele vai tentar a luta em pé, pois já estudou meu estilo. 


Como atleta do time do Fabrício Werdum no TUF Brasil 2, o que acha da luta dele contra o Cain Velasquez?


Acredito que o Werdum é um dos mais bem preparados para essa luta, pois ele tem um chão muito bom e mostrou que evoluiu bastante na trocação. Também leva vantagem na altura e envergadura. Se o Velasquez derrubar, que é o forte dele, o Werdum também tem vantagem, podendo usar seu jiu-jitsu.