Zhang Weili mantém o cinturão em luta épica no UFC 248
Chinesa fez cinco rounds intensos contra Joanna Jedrzejczyk e venceu o duelo na decisão dividida dos juízes
Zhang Weili ainda é a campeã peso-palha do UFC. A chinesa travou uma guerra de cinco rounds contra Joanna Jedrzejczyk e manteve o cinturão peso-palha na segunda luta mais importante do UFC 248, realizado no último sábado (08).
"Foi uma grande luta. Nós somos artistas marciais aqui. Não queremos ficar falando besteira no Octógono. Queremos mostrar respeito e dedicação aqui em cima. Queremos ser exemplo para as crianças. Nós duas somos campeãs."
A primeira campeã chinesa da organização e a polonesa não economizaram. Durante 25 minutos, as duas lutadoras deram 351 golpes significativos no combate - tornando-se assim o terceiro maior nesse quesito na história da organização.
O duelo ficou marcado pela força dos golpes de Zhang contra a precisão de Joanna. No primeiro round, a polonesa teve maior volume de golpes e recebia em troca os contra-ataques da chinesa, com força suficiente para nocautear.
A diferença da força dos golpes ficou mais evidente no segundo round, com Zhang absorvendo os jabs e diretos de Joanna e a polonesa balançando ao receber os cruzados da chinesa. Joanna mudou a estratégia no terceiro round e passou a utilizar melhor a distância, com sequências de dois ou três golpes terminando com chutes na perna.
No quarto assalto, Zhang percebeu que precisava pressionar Joanna para impedir que a desafiante levasse vantagem e passou a não recuar. Ambas tiveram momentos de trocação franca de golpes, com a chinesa levando a melhor na curta distância.
No quinto round, com a luta aberta, as duas atletas partiram para cima e buscaram o nocaute de maneira incessante. A chinesa acertou uma linda cotovelada no nariz de Joanna, que sentiu e recuou. Nos dez segundos finais, foi a vez da polonesa balançar Zhang com um lindo soco rodado.
Ao fim dos 25 minutos e depois de muitos aplausos da torcida, dois juízes marcaram 48-47 para Zhang e um juíz marcou 48-47 para Joanna, com a chinesa mantendo o cinturão por decisão dividida.