Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

TJ Dillashaw: de derrotado no TUF a dono do cinturão

Relembre a trajetória do atual campeão peso-galo do UFC


Improvável é a palavra que melhor define a trajetória de TJ Dillashaw no UFC. O atual campeão peso-galo soube aproveitar as oportunidades e evoluiu seu jogo de forma espetacular para se transformar, em uma janela de apenas quatro anos, de um vice-campeão do TUF, ao dono do cinturão de sua categoria. Relembre o caminho percorrido pelo lutador, que defende seu título pela terceira vez neste domingo (17).
Então uma promessa da Team Alpha Male, liderada por Urijah Faber, TJ Dillashaw entrou no UFC através do The Ultimate Fighter 14, no qual fez parte da equipe de Michael Bisping. Na casa, um nocaute técnico, uma finalização e uma vitória por decisão unânime colocaram o atleta na final do programa contra outro lutador duríssimo: John Dodson. O final foi melancólico, e Dillashaw foi nocauteado ainda no primeiro assalto, sofrendo a primeira derrota de sua curta carreira até o momento - ele fazia então sua quinta luta profissional.
Mesmo com o revés, o lutador ganhou uma oportunidade no UFC e aproveitou: foram quatro vitórias consecutivas em 14 meses, sendo três delas por nocaute ou finalização. Quando se aproximava do topo da divisão, TJ foi novamente barrado. Em solo brasileiro, ele acabou derrotado por Raphael Assunção, em combate que foi premiado o melhor da noite no UFC Barueri, em 2013.
Leia também: Relembre a carreira de Dominick Cruz | Faber e Ludwig apostam em nocaute de TJ | Dominick: "TJ não é muito esperto" |  Dillashaw garante nocaute | Dana White ansioso por duelo
Pela alta frequência dentro do octógono, Dillashaw foi premiado: em janeiro de 2014, se recuperou com vitória sobre Mike Easton e, já no mês de maio, estava escalado para encarar Takeya Mizugaki no UFC 173, que teria a defesa de cinturão de Chris Weidman contra Vitor Belfort na luta principal. A proibição do TRT, tratamento que Vitor realizava na época, fez com que a luta fosse cancelada e, às pressas, o UFC chamou Renan Barão, que havia defendido seu título três meses antes contra Faber, para a luta principal do evento, e TJ para ser o desafiante.
Em uma das maiores zebras da história da organização, o americano não deu a menor chance para o brasileiro, e após conseguir um knockdown no primeiro round, controlou completamente o combate mostrando excelente movimentação em pé, e castigou Renan até conquistar a vitória por nocaute técnico no quinto assalto. Vencendo Barão, TJ encerrou uma sequência invicta de 33 lutas em mais de nove anos.
A revanche foi marcada para o UFC 177, mas após passar mal no dia da pesagem, o brasileiro teve que abrir mão do combate e foi substituído por Joe Soto, por quem Dillashaw passou com facilidade, vencendo novamente por nocaute. O reencontro aconteceu no UFC Chicago, em julho de 2015, mas o roteiro foi o mesmo: mais rápido e mais eficaz, TJ não teve problemas para mostrar que a primeira vitória não havia sido um golpe de sorte, e nocauteou novamente Barão, desta vez no quarto assalto.
Neste domingo, na luta principal do UFC Boston, ele faz sua terceira defesa de cinturão e encara o ex-campeão da divisão, invicto no UFC, Dominick Cruz, para definir a supremacia da categoria.
Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC | Assine o Canal Combate e não perca nenhuma edição do UFC