Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Top 10: as lutas imperdíveis de janeiro

Confira a lista com as lutas mais promissoras do mês


Não importa se você ainda está animado com o que aconteceu no UFC 207 ou se está cansado por ter aproveitado o Ano Novo um pouco demais, não há tempo para descansar quando se trata de listar as melhores lutas que acontecerão no primeiro mês de 2017.

Apesar de o UFC iniciar o ano com poucos eventos, teremos a chance de ver algumas promessas, mais de nomes já consagrados e alguns veteranos começando novas trajetórias no octógono.

Aqui vai uma análise sobre as melhores lutas de janeiro. Este é o top 10.

UFC Phoenix: Rodriguez x Penn - 15 de janeiro

John Moraga x Sergio Pettis

Esta é uma batalha crítica para ambos os lutadores, mas por diferentes motivos.

Para o ex-desafiante Moraga, a questão é interromper uma sequência de derrotas e reafirmar sua posição como um perigoso veterano no top 10. Aceitando a luta com pouco tempo para substituir Jussier Formiga, Moraga volta a vencer e pode ter a chance de enfrentar mais grandes nomes no ano sem se sentir encurralado.

Em seu quarto ano como atleta do UFC, Pettis precisa vencer esta luta para se estabelecer como desafiante. Com triunfos sobre Chris Cariaso e Chris Kelades, o "Fenômeno" entrou para o top 15, mas uma vitória sobre Moraga seria um bom jeito de iniciar uma escalada nos rankings em 2017.

Jimmie Rivera x Bryan Caraway

Sempre que dois possíveis desafiantes ao título se enfrentam, o meu interesse existirá, e as constantes provocações entre estes dois nas redes sociais enquanto esta luta estava sendo marcada deixou tudo ainda mais interessante.

Em setembro, Rivera aumentou sua sequência de vitórias para 19 quando conquistou uma vitória por decisão unânime sobre Urijah Faber em luta que deixou claro que o atleta era alguém que merecia atenção no peso-galo. Alguns meses antes, Caraway superou um primeiro round difícil para conquistar uma decisão dividida sobre Aljamain Sterling, alcançando um cartel de 6-2 no octógono.

Uma nova era começou no peso-galo com a vitória de Cody Garbrandt sobre Dominick Cruz no UFC 207, e apesar de "No Love" já ter alguns oponentes em mente, o vencedor desta luta pode entrar para a lista de desafiantes.

Joe Lauzon x Marcin Held

As pessoas não dão o devido valor para Joe Lauzon.

Eu não ligo para seu cartel, nem que oscilou entre vitórias e derrotas em suas últimas lutas - o cara é um lutador de grandes performances que tem o talento de forçar seus oponentes a lutarem de suas melhores formas. Sempre que ele luta, eu fico animado. E você também deveria ficar.

Held é um grappler perigoso que tenta se recuperar da derrota sofrida para Diego Sanchez em sua estreia, em novembro. Depois de um início rápido, o polonês especialista em finalizações diminuiu o ritmo e sucumbiu ao primeiro vencedor do TUF. Mas com o debute no passado, o atleta de 24 anos tentará colocar a carreira nos trilhos.


Yair Rodriguez x BJ Penn

Depois de conquistar duas vitórias e dois bônus em duas lutas em 2016, Rodriguez começa 2017 com a chance de conquistar o maior triunfo de sua carreira até agora em seu segundo main-event.

Após nocautear Andre Fili com um chute impressionante, "El Pantera" superou Alex Caceres por decisão dividida, aumentando sua sequência de vitórias para seis. Agora, ele terá a oportunidade de encarar uma lenda viva e integrante do Hall da Fama do UFC.

Penn planejava retornar em 2016, mas não conseguiu. Lutando pela primeira vez desde julho de 2014, e depois de treinar com o time Jackson-Winkeljohn por longos períodos nos últimos dois anos, será interessante ver o que o ex-campeão de duas categorias tem para oferecer, especialmente contra um jovem incomum e agressivo como Rodriguez.

Assine o Combate | Siga o canal do UFC no YouTube | Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC

UFC Denver: Shevchenko x Pena - 28 de janeiro

Eric Shelton x Alexandre Pantoja

Shelton e Pantoja vão se encontrar em luta que basicamente deveria valer a medalha de bronze do TUF 24, já que ambos saíram nas semifinais.

Shelton surpreendeu Yoni Sherbatov e Ronaldo Candido antes de perder para o eventual campeão Tim Elliott. Pantoja entrou como grande promessa na casa, tendo vencido 14 de suas últimas 15 lutas antes da temporada. Depois de passar por Brandon Moreno e Kai Kara France, ele foi derrotado por Hiromasa Ogikubo em luta parelha.

Agora eles terão a oportunidade de lutar no grande palco, e vendo o sucesso que Moreno vem aproveitando desde que saiu do programa, não fique surpreso se ambos ficarem por aqui e fizerem barulho em 2017.

Nate Marquardt x Sam Alvey

A segunda investida de Marquardt no UFC tem sido inconsistente, mas o ex-campeão peso-médio do Strikeforce se recuperou de um nocaute com uma vitória no segundo round sobre Tamdan McCrory antes do interessante embate com Alvey.

Apesar de não ter lutado tanto quanto gostaria, "Smile'N Sam" conquistou três vitórias em quatro aparições em 2016. O sempre feliz Alvey se tornou um favorito dos fãs, e conseguiu transformar a canção "Hey Soul Sister", do grupo Train, em uma música de entrada agradável.

Além disso, se conseguir a quarta vitória seguida para começar o ano, o ex-TUF pode entrar para o top 15 e, vendo como ele gosta de se manter ativo, quem sabe conseguir enfrentar um nome mais pesado em fevereiro ou março.


Raphael Assunção x Aljamain Sterling

Inicialmente planejada para o UFC Albany, a luta entre os pesos-galos foi remarcada para Denver após Sterling sofrer uma pequena lesão.

Após quase dois anos afastado por conta de uma série de lesões, Assunção teve tarefa difícil em seu retorno ao trabalho, encarando TJ Dillashaw no UFC 200. Apesar de ter sido derrotado, foi o primeiro revés do brasileiro desde que entrou para a categoria, e um lembrete de como o veterano é bom quando está saudável.

Para Sterling, uma vitória sólida contra uma ameaça consolidada é a oportunidade de se recuperar da primeira derrota de sua carreira profissional. O "Funkmaster" começou bem, mas caiu logo, e agora deve mostrar que fez os ajustes necessários para competir na elite.

Andrei Arlovski x Francis Ngannou

Arlovski começou 2016 com uma sequência de seis vitórias, mas as coisas desandaram e o ex-campeão perdeu três seguidas e desceu de posições na divisão dos pesados. Agora, o veterano tentará se recuperar e começar 2017 com o pé direito, mas para isso ele precisa parar uma das maiores promessas da divisão nos últimos tempos.

Ngannou já é uma proposta aterrorizante por causa de seu tamanho e força, mas o que faz dele um destaque é o quanto vem evoluindo a cada vez que pisa no cage. Depois de vencer Curtis Blaydes e Bojan Mihajlovic, Ngannou quase arrancou o braço de Anthony Hamilton fora com uma kimura, vencendo sua oitava seguida, quinta no UFC.

Se adicionar o nome de Arlovski na lista de suas vítimas, o atleta de 30 anos será alguém a ser observado em 2017.

Donald Cerrone x Jorge Masvidal

Independente de suas performances recentes, uma luta entre esses dois entraria de qualquer maneira nesta lista porque ambos fazem duelos emocionantes e sempre estão prontos para brigar. O fato de que estão fazendo barulho na divisão dos meio-médios só deixa tudo mais interessante.

"Cowboy" achou que estava apenas passeando nos 77kg, mas depois de quatro triunfos, ele chegou ao quinto lugar no ranking e está em sua melhor forma. Masvidal mudou de categoria antes e sofreu algumas derrotas, mas depois de enfileirar Ross Pearson e Jake Ellenberger, "Gamebred" mostrou que é tão perigoso e subestimado quanto era como peso-leve.

Ambos lutaram no começo de dezembro e queriam voltar logo. Cerrone desejava lutar em seu estado natal, e Masvidal estava ávido pela chance de enfrentar alguém que persegue há anos. Assim, os papeis foram assinados e os fãs terão uma baita luta como "aquecimento" para o principal duelo da noite.


Valentina Shevchenko x Julianna Peña

Com Amanda Nunes cimentando sua posição no topo da divisão peso-galo com o nocaute em 48 segundos sobre Ronda Rousey no UFC 207, este duelo provavelmente determinará a primeira desafiante da "Leoa" em 2017.

Shevchenko se recuperou de uma derrota para a campeã com um triunfo dominante sobre Holly Holm em julho. A kickboxer de 28 anos é boa em contra-atacar, tem um condicionamento excelente e não se incomoda em estar sob os holofotes, enfrentando um trio de atletas talentosas e de nomes estabilizados em suas primeiras aparições no octógono.

Peña conquistou sua quarta vitória seguida no UFC na dominante decisão sobre Cat Zingano no UFC 200, em julho. Uma forte grappler com bom jogo por cima, Peña conseguiu ditar o ritmo de todas as suas aparições no UFC, e se conseguir fazer o mesmo com Shevchenko, o title shot que vem exigindo no último ano pode se tornar realidade.