Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

BJ Penn confirma busca por título, mas se esquiva de luta contra José Aldo

Veterano garante que jamais desafiaria o brasileiro, campeão dos penas


Quando um dos melhores lutadores de todos os tempos decide sair da aposentadoria aos 38 anos para tentar a sorte em uma nova categoria de peso, muitos se perguntam qual é sua verdadeira motivação. Seria buscar a conquista do título? Seria apenas para se provar entre os atletas que estão no topo atualmente?

No caso de BJ Penn, a intenção é adicionar o terceiro cinturão do UFC ao seu currículo.

"Sim, eu estou correndo atrás do título da categoria até 66kg", afirmou o veterano sem hesitar em conversa com a reportagem do UFC Brasil.

Mais UFC Phoenix: Motivos para não perderNina treina com campeãs | Olho Neles | Yair Rodriguez: "Sou um animal diferente"

Esta é a primeira luta de Penn desde julho de 2014, quando acabou derrotado na trilogia contra Frankie Edgar. Sem vencer um combate desde 2010, o veterano decidiu pendurar as luvas e curtir um tempo de descanso.

Oficialmente, se é que isso pode ser dito, a aposentadoria terminou em janeiro de 2016, mas depois de alguns cancelamentos de lutas, Penn foi escalado para enfrentar a promessa peso-pena Yair Rodriguez na luta principal do UFC Phoenix, que acontece neste domingo (15). Mas por que voltar depois de tanto tempo?

"Eu pensei 'por que não estou lutando?' Olhava todos esses caras lutando e recebendo por isso, e eu estou no sofá sem fazer nada. Eu precisava me levantar! Precisava arranjar um trabalho! Então comecei a treinar de novo, e tinha me esquecido de como era divertido e de como eu sentia falta de competir. Lembrei de como gostava de tudo isso, então apenas continuei", afirmou.

Para esta preparação, Penn treinou em diversas academias, como a Jackson-Winkeljohn, no Novo México, e com Jason Parillo na Califórnia. O havaiano, que já treinou algumas vezes na Nova União e inclusive recebeu a faixa preta de jiu-jítsu das mãos de Dedé Pederneiras, líder do time, não visitou a academia no Rio de Janeiro desta vez, mas não chegou a descartar completamente a possibilidade de enfrentar o campeão José Aldo.

"Acho que o Aldo é um cara que eu jamais desafiaria. Não sabemos o que vai acontecer e quem será o campeão até lá, mas se ele disser algo, nós conversaremos a respeito. Mas não tenho nada a dizer sobre o Aldo", disse.

Com uma disputa pelo título ainda longe no horizonte, Penn falou sobre os planos para imediatamente depois do duelo contra Rodriguez.

"Quero lutar. Depois que vencer essa, quero lutar de novo o quanto antes. Tenho 38 anos, estou há muito tempo no UFC, e só quero continuar lutando", sentenciou.

O UFC Phoenix terá transmissão ao vivo pelo Canal Combate a partir das 20h55 (horário de Brasília). Assine e não perca! 

Assine o Combate | Siga o canal do UFC no YouTube | Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC