Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Nas disputas de cinturão do UFC 209, duelos do melhor contra o melhor

Tyron Woodley x Stephen Thompson e Nurmagomedov x Tony Ferguson encabeçam evento

Em uma época na qual as superlutas estão a todo vapor, o UFC 209 tem como destaque duas disputas de cinturão com o mesmo tema: o melhor contra o melhor.
O campeão dos meio-médios Tyron Woodley defende seu título contra o primeiro colocado do ranking, Stephen Thompson. Além disso, com Conor McGregor fora de ação indefinidamente, o primeiro no ranking dos leves, Khabib Nurmagomedov, enfrenta o segundo na lista, Tony Ferguson, pelo cinturão interino.
Woodley e Thompson têm negócios inacabados após a luta terminada em empate no histórico UFC 205 no último mês de novembro. Naquela que muitos consideraram uma das melhores lutas de 2016, Woodley chegou perto de liquidar Thompson em diversas ocasiões, mas o desafiante sobreviveu manteve o nível.
Nurmagomedov e Ferguson estão em rota de colisão há quase dois anos. A luta já foi agendada em duas ocasiões e em ambas ocasiões um dos atletas foi obrigado a cancelar por lesão. Os fãs esperam que desta vez, a luta saia do papel, com os dois - Ferguson em uma sequência invicta de nove lutas no UFC, e Khabib com oito - finalmente tentando resolver suas diferenças.
Os quatro lutadores participaram de um media day especial do UFC 209 em Las Vegas na última semana. Confira por que você não pode perdes estes dois combates no dia 4 de março.
Tyron Woodley x Stephen Thompson

Woodley e Thompson têm feito uma turnê pela mídia nos últimos dias. Começou com uma entrevista intensa no Sportscenter da ESPN durante a qual os dois sentaram lado a lado e discutiram sobre se o “Wonderboy” merecia a revanche.
O campeão acredita que Thompson está sendo petulante.
“Eu não entendo. Eu não pedi nada”, disse Thompson, “Não sei de onde ele está tirando que eu exigi a luta. Para mim como lutador, e especialmente como campeão, como você poderia estar satisfeito com um empate?”.
Por trás da tensão no Twitter e até pessoalmente nos últimos dias, Thompson e Woodley se respeitam como lutadores. “O Escolhido” disse que ele e Thompson são muito parecidos no sentido de que estão no topo entre os meio-médios e lutando por um mesmo objetivo.
Mas pergunte para Woodley sobre a primeira luta, e ele está convencido de que fez o suficiente para vencer.
“Não importa o que Thompson diga, ele não acredita que foi um empate”, disse Woodley, “Esta é uma grande segunda chance para ele. Não tenha dúvidas de que ele perdeu aquela luta e sabe disso. O olhar em seu rosto quando levantaram meu braço - ele não gostou, mas ele disse, ‘Boa luta. Você venceu’”.
Thompson sabe que precisa ser melhor na revanche, e acredita que sabe o que é preciso para passar por Woodley.
“Eu estava muito hesitante, hesitante demais, mais do que geralmente sou. Eu não usei meus chutes; não fiz as mudanças de ângulos; não foi tão agressivo quanto costumo ser”, disse, “Mas agora que vi o melhor dele e o levei ao quinto round, tudo o que posso fazer é ir lá e dar meu melhor e não me segurar”.
Khabib Nurmagomedov x Tony Ferguson

No que diz respeito a dois atletas de elite se enfrentando no auge de suas carreiras, pode ser que nenhuma luta em 2017 seja melhor que Nurmagomedov x Ferguson.
“Tenho nove vitórias em sequência. Khabib tem oito vitórias seguidas. Esta é a primeira vez que você verá isso dentro do octógono”, disse Ferguson, “Esta será pelo título interino, mas deveria ser pelo verdadeiro”.
O título verdadeiro está descansando no ombro de Conor McGregor, que está ocupado se preparando para o nascimento de seu primeiro filho, o que levou à criação de um título interino para ser disputado entre os dois homens mais pertos de um desafio.
“Entre eu e Khabib, nós temos coisas que precisamos resolver. Não é animosidade, eu apenas quero vencer esse cara”, disse Ferguson, “Sei que meu wrestling e meu jogo como um todo é 100% melhor que o dele e o de qualquer um na divisão. Eu sou o campeão e eu sou a lenda aqui”.
Nurmagomedov levou os comentários de Ferguson para o lado pessoal e planeja fazê-lo pagar na noite da luta.
“Não muito”, disse Nurmagomedov quando perguntado se gosta de Ferguson, “Para mim, não é pessoal, é apenas outro oponente. Mas ele fala demais e é por isso que quero quebrar a cara dele, ensinar uma lição de respeito a ele, e é isso que vou fazer”.
Assine o Combate | Siga o canal do UFC no YouTube | Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC