Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Thiago Pitbull e Patrick Côté: mais de uma década de história no octógono

Meio-médios se enfrentam no UFC 210, neste sábado


O público de Buffalo terá o prazer de presenciar um duelo entre dois verdadeiros veteranos do octógono neste sábado (8), no UFC 210.
Com mais de 12 anos de Ultimate nas costas cada um, Thiago Alves e Patrick Cote são praticamente os únicos remanescentes de sua época no plantel da organização, e dividem muitas outras semelhanças em suas trajetórias no octógono.
Mais UFC 210: Weidman na maior luta da carreira | Do Bronx pode se reinventar | DC focado em Rumble, não Jones | Mousasi se vê no auge | Os brasileiros em ação | DC tira motivação de tragédia | Cormier não liga para as críticas | Olho Neles! | Rumble não quer bater na trave | Weidman tem nova inspiração para lutar | Como é receber um golpe de Anthony Johnson? | Top 10: as lutas imperdíveis de abril
O início
O primeiro a estrear foi o canadense Patrick Côté, em 2004 e, de cara, enfrentou ninguém menos que Tito Ortiz, sofrendo a primeira derrota na carreira.
Entre idas e vindas para outras organizações, ele acabou entrando na quarta edição do TUF, como peso-médio, em edição que reuniu atletas que já haviam passado pelo octógono antes, e chegou até as finais, quando acabou derrotado por Travis Lutter. Foi apenas em sua quinta luta no Ultimate que Côté venceu pela primeira vez, superando Scott Smith em fevereiro de 2007.

O cearense Thiago Pitbull estreou pouco depois, em 2005, e também teve um começo difícil, sendo finalizado por Spencer Fisher em sua primeira luta.
Entretanto, apenas um mês depois o brasileiro voltou à ação e mostrou porque era considerado uma das grandes promessas do país conquistando um nocaute no primeiro round.
A disputa de cinturão
A primeira vitória no Ultimate foi o empurrão que Côté precisava para deslanchar. Foram outros quatro triunfos consecutivos na sequência até que o canadense se credenciasse para o duelo contra a lenda Anderson Silva no UFC 90.
O confronto contra o Spider foi frustrante para Côté. Nem tanto pela superioridade do brasileiro, mas porque o canadense não teve a chance de concluir o combate, já que sofreu, sozinho, um rompimento de ligamento do joelho no início do terceiro assalto, perdendo por nocaute técnico uma vez que não conseguiu permanecer no duelo.

Neste mesmo evento, Thiago passou por Josh Koscheck, chegou à sétima vitória seguida no Ultimate e garantiu o title-shot contra outra lenda, Georges St-Pierre.
O combate contra GSP aconteceu no UFC 100 e, por mais que o brasileiro estivesse em grande momento e tivesse uma trocação perigosa para qualquer oponente, simplesmente ninguém era capaz de vencer o canadense naquele momento. GSP manteve o cinturão vencendo os cinco rounds.
O hiato
A derrota para Anderson certamente abalou Côté, e o canadense acabou sendo derrotado também nos dois combates que fez a seguir. Em 2010, ele deixou o UFC e passou por outros três eventos, somando quatro vitórias seguidas e sendo chamado para voltar dois anos depois.
Já o brasileiro nunca foi demitido, mas também passou dois anos sem dar as caras no octógono - no seu caso, de 2012 a 2014, por conta de seguidas lesões.
O momento atual
É incrível pensar que Thiago Pitbull e Patrick Côté nunca se enfrentaram, mesmo estando há 12 anos no Ultimate.
Este tira-teima de veteranos acontecerá neste sábado, com ambos batendo às portas do Top 15 na divisão dos meio-médios, e tentando provar que ainda são capazes de uma última corrida até o cinturão.
O canadense perdeu apenas uma de suas últimas quatro lutas - justamente a mais recente, para Donald Cerrone, em junho de 2016.
O brasileiro tentou se aventurar nos leves em seu combate mais recente, não foi bem, e, de volta aos meio-médios, tem retrospecto de duas vitórias em três lutas - tendo perdido também em seu último compromisso, contra Carlos Condit.
Assine o Combate | Siga o canal do UFC no YouTube | Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC