Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Stipe Miocic terá a chance de criar um legado no UFC 211

Campeão do peso-pesado pode fazer a segunda defesa de título

Desde que Mark Coleman foi coroado campeão peso-pesado do UFC em 1997, 17 homens tiveram posse do cinturão - um número muito além das marcas em outras categorias.

Nunca existiu nenhum Anderson Silva, Demetrious Johnson, Jon Jones, Matt Hughes, Georges St-Pierre ou José Aldo entre os grandões. Todas essas estrelas acumularam defesa de título atrás de defesa de título, cimentando seus nomes entre as lendas do esporte.

CLIQUE AQUI e garanta já seu ingresso para o UFC 212, no Rio de Janeiro

Ainda assim, nenhum campeão peso-pesado conseguiu mais do que duas defesas de cinturão consecutivas, o que é impressionante visto que a divisão produziu cinco integrantes do Hall da Fama do UFC (Coleman, Maurice Smith, Randy Couture, Bas Rutten, Rodrigo Minotauro), e vários heróis da era moderna.

Dois destes heróis modernos, o atual campeão Stipe Miocic e o antigo rei Junior dos Santos, se encontrarão pela segunda vez neste sábado (14), na luta principal do UFC 211. Miocic poderá se juntar a Couture, Tim Sylvia, Andrei Arlovski, Brock Lesnar e Cain Velasquez caso acerte o placar com Cigano, que perdeu seu título para Velasquez depois de defendê-lo uma vez.

Isso é história acontecendo. E por mais legítima que seja, ainda é de se questionar o motivo pelo qual ninguém conseguiu a mágica das três defesas seguidas em 20 anos de existência do peso-pesado.

Desde o início, forças externas interferiram no andamento da categoria dos pesados. Disputas de contrato, exames antidoping, lesões e até um acidente de moto tiveram mais efeito no topo da categoria do que as lutas.

Mais UFC 211: Cinco motivos para não perder | Bate-Estaca tem a senha para vencer Joanna | Campeã prega respeito | A dupla jornada de Miocic | Quem vai parar Joanna Jedrzejczyk? | A dura missão de Junior Cigano | Cigano fala em nocautear | Treinador de Miocic analisa revanche | As 5 maiores lutas de Miocic | TOP 10: maiores lutas de Cigano

Miocic conquistou o cinturão com uma vitória sobre Fabricio Werdum, e um ano depois defendeu a coroa com sucesso contra Alistair Overeem. Agora, ele encara Junior dos Santos, ou seja, fará sua terceira luta em um ano. E caso vença, ele poderá ter descoberto o segredo para a longevidade como campeão do peso-pesado, e isso parece ter mais a ver com se afastar de distrações e se manter livre de lesões do que com ganchos de esquerda e armlocks.

Em seu melhor ano como campeão, Couture lutou e venceu em três ocasiões. Arlovski, Sylvia, Lesnar e Velasquez pareciam invencíveis quando fizeram o mesmo.

Será que Miocic conseguirá romper a maldição? Seu treinador, Marcus Marinelli, acredita que sim.

"Qualquer coisa pode acontecer em uma luta entre caras grandes que usam luvas pequenas, mas o Stipe é muito habilidoso com tudo. Como a luta começa em pé, e ele tem mão muito boas, vocês viram apenas uma parte de seu jogo. Ele é muito resiliente, tem muita vontade de vencer, é muito forte e tem a habilidade de bater, ser atingido e continuar em frente".

Em 13 de maio, Stipe Miocic terá a chance de se tornar o próximo grande peso-pesado do MMA. 

Assine o Combate | Siga o canal do UFC no YouTube | Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC