Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Rafael dos Anjos sobre mudança de divisão: "Nem sei como batia 70 quilos"

Ex-campeão dos leves faz primeira luta como meio-médio no UFC Singapura

Após nove anos competindo como peso-leve no Ultimate, Rafael dos Anjos começará neste sábado (17) uma nova fase em sua trajetória no octógono. O ex-campeão fará sua primeira luta pela divisão dos meio-médios, encarando Tarec Saffiedine no UFC Singapura.
Em conversa com a reportagem do UFC Brasil, Rafael falou sobre a decisão de descer de peso após as derrotas para Eddie Alvarez e Tony Ferguson, e contou quão brutal era seu corte para o limite dos leves.
“Eu realmente não sei como fazia aquilo (bater 70kg)”, admitiu RDA, “Foi muita mão de Deus na minha vida e um plano Dele para eu ser campeão do peso-leve, porque até para bater 77kg ainda tenho que desidratar, ainda tenho que fazer uma dieta forte. As pessoas não têm noção, mas sou pesado. Estou na dietinha. Com certeza vou perder muito menos peso, mas ainda tenho que cortar, não é tão fácil. Mas é muito mais saudável para mim e acredito que vou me apresentar melhor e mais forte”.
Mais UFC Singapura: Holly ainda tem muito para mostrar | Holm e Bethe buscam vitória definitiva | Bethe - ousada e confiante | Relembre a trajetória de Rafael dos Anjos | As promessas do evento | Confira o card completo
Além da perda de peso mais branda, outro fator que ajudou a deixar o brasileiro mais relaxado para o combate deste final de semana foi estar em Singapura, onde Rafael acredita que estará lutando em casa.
“Minha primeira vez em Singapura foi em 2009 e já morei aqui em 2010 por três meses com minha família”, disse, “Gosto muito daqui, tenho bons amigos e sempre venho treinar com a equipe Evolve. A Evolve tem um time muito forte aqui, são três academias e muitos alunos. Já venho aqui há oito anos, a galera já me conhece aqui na área, então com certeza o público vai estar do meu lado. É muito bom estar lutando aqui”.
Mas nem tudo são flores para RDA. De frente para ele, no octógono, estará Tarec Saffiedine, ex-campeão meio-médio do Strikeforce e atual 11º colocado no ranking da categoria.
Apesar de viver momento instável no octógono, tendo sofrido três derrotas em suas últimas quatro lutas, o belga representará um verdadeiro teste para o brasileiro em sua estreia na divisão.
“O Saffiedine é um cara que joga bem na estratégia, pontuando, e eu sou um cara que vai mais para cima”, analisou Rafael, “Pelas lutas que eu vi, os caras que botaram pressão nele, ganharam a luta, e é o que eu vou fazer também. É o meu jogo, andar para frente, bater firme na curta distância, isso vai fazer a diferença”.

Aos 32 anos de idade, Rafael se vê em um novo início na carreira. Ele garante que, mesmo com mais de 20 lutas pelo UFC e tendo conquistado o cinturão da divisão possivelmente mais difícil da organização, ainda tem ambições e paixão pelo que faz, e, movido por estes sentimentos, pretende começar, neste sábado, a busca por mais um título.
“Minha mentalidade é continuar fazendo meu trabalho enquanto estou com saúde para fazer, e ganhar as minhas lutas”, disse, “Sempre falo para os meus filhos, ‘Em tudo o que você faz na vida, tente ser o melhor. Se você lava carros para viver, tente lavar o melhor possível, seja o melhor lavador de carros do mundo’. Eu sou um cara competitivo e quero ser campeão também, mas sem pressa, sem botar os bois na frente da carroça, passo a passo”.
Assine o Combate | Siga o canal do UFC no YouTube | Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC