Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Robert Whittaker é o sexto vencedor do TUF a conquistar um cinturão no UFC

Australiano se tornou campeão interino dos médios no último sábado


Foram quase quatro anos de constante evolução e busca pela divisão ideal até que Robert Whittaker, vencedor do TUF Smashes, chegasse ao ponto mais alto de sua trajetória no Ultimate com a conquista do cinturão interino dos pesos-médios, no UFC 213.
O australiano chegou à casa do The Ultimate Fighter em 2012, com apenas 21 anos de idade, como meio-médio, e, mostrando muita técnica na trocação, despachou dois adversários por nocaute no reality e estreou no octógono se sagrando campeão da edição ao superar Brad Scott por decisão unânime.
Mais UFC 213: Fatos para a história | Qual foi a melhor luta do evento? | Personalidades comentam luta principal | Marreta atinge marca notória | A melhor luta do evento
Ainda como meio-médio, Whittaker teve campanha irregular, somando outras duas vitórias e duas derrotas até que, em novembro de 2014, tomasse a decisão de se testar na categoria de cima.
A mudança fez muito bem para “Bobby Knuckles”, que emplacou sete vitórias consecutivas, passando por nomes como Ronaldo Jacaré, Derek Brunson, Uriah Hall e Rafael Sapo, além de Romero, e chegando ao ponto mais alto de sua ainda breve carreira.
Relembre quem foram os outros campeões do TUF que também conquistaram cinturões no UFC:
Forrest Griffin - TUF 1

Forrest Griffin fez, provavelmente, a luta mais memorável da história do The Ultimate Fighter, quando derrotou Stephan Bonnar por decisão dos jurados e se tornou o campeão da primeira edição do reality entre os meio-pesados, em 2005.
Três anos depois, ele foi convidado para ser o treinador da sétima temporada do programa e enfrentou Quinton Rampage Jackson, então campeão dos meio-pesados, no duelo de treinadores. Apesar de considerado um grande azarão, Griffin venceu Rampage por decisão dos jurados e se tornou campeão em 2008.
Rashad Evans - TUF 2

Apesar de pequeno e leve para a categoria, Rashad se inscreveu entre os pesos-pesados para a segunda edição do TUF e fez da velocidade sua grande aliada vencendo três lutas na casa até chegar às finais. Sua estreia no octógono foi em novembro de 2005, com vitória sobre Brad Imes e o título de campeão da temporada.
Mas o “Suga” teve que trabalhar até conseguir uma disputa de cinturão. Foram sete outras lutas, incluindo um empate com Tito Ortiz e um nocaute sobre Chuck Liddell, até que ele fosse escolhido para encarar o recém-coroado Forrest Griffin. Evans venceu Forrest por nocaute técnico em dezembro de 2008.
Michael Bisping - TUF 3

Bisping chegou à casa do TUF como um meio-pesado, e não teve trabalho para despachar seus adversários, se credenciando à final do reality com duas vitórias por nocaute. Sua estreia no octógono não foi diferente, com o “Conde” se tornando campeão da edição no início do segundo assalto da luta sobre Josh Haynes.
A coroação, no entanto, veio apenas mais de uma década depois, quando o inglês aproveitou uma chamada de última hora para desafiar o então campeão Luke Rockhold e, com um improvável nocaute, se tornou o primeiro inglês a vestir um cinturão no Ultimate.
Matt Serra - TUF 4

Diferentemente dos demais, Matt Serra já tinha oito lutas dentro do octógono quando se inscreveu para participar da quarta edição do TUF. Isso porque o programa tinha um formato diferente: ao invés de aspirantes ao UFC, integraram o torneio atletas já contratados pelo evento, mas que ainda não haviam chegado a uma disputa de cinturão.
Serra venceu os três combates do torneio, se sagrando campeão com vitória sobre Chris Lytle em decisão dividida. Cinco meses depois, ele desafiou o título de Georges St-Pierre e protagonizou uma das maiores zebras da história do MMA ao nocautear o canadense e se sagrar campeão dos meio-médios.
Carla Esparza - TUF 20

Outra edição do TUF com formato alternativo foi a 20ª. Todas as lutadoras envolvidas no torneio do peso-palha realizado na edição já entraram no programa com contratos com o UFC. Sendo assim, a vencedora do reality seria coroada a primeira campeã peso-palha da história da organização.
Ex-campeã da divisão no Invicta FC, Carla Esparza chegou à casa com certo favoritismo e despachou três adversárias no caminho até a final. Ela conquistou o reality e o cinturão em dezembro de 2014 com vitória por finalização sobre Rose Namajunas.
Assine o Combate | Siga o canal do UFC no YouTube | Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC