Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Muito trabalho e sacrifício levam Santiago Ponzinibbio ao UFC Glasgow

Argentino lidera o card deste domingo (16)


A estrada é um cenário familiar para o argentino Santiago Ponzinibbio, e marca boa parte de sua vida. Assim, viajar até Glasgow, na Escócia, para seu primeiro main event do UFC contra Gunnar Nelson não é um problema para o meio-médio. É apenas parte do trabalho.

"Estou feliz com isso, e mereço essa luta principal. Eu trabalhei duro e sofri para chegar até aqui. É onde eu pertenço, e onde eu preciso estar".

Morando na Flórida e treinando na American Top Team, Ponzinibbio vem se sacrificando dentro e fora do UFC. Seja saindo de sua casa em La Plata para morar e treinar no Brasil, vencendo quatro lutas no The Ultimate Fighter e perdendo seu lugar na final por conta de lesão, ou se mudando para os Estados Unidos para ter o melhor treinamento possível, ele sacrificou mais do que a maioria para atingir seus objetivos.

"Para mim foi difícil porque fui sem recursos para um país desconhecido", disse sobre a mudança para o Brasil. "Eu não tinha dinheiro, lugar para ficar, contatos, e não falava a língua. Esse sofrimento foi importante para chegar onde estou agora. Se eu não tivesse saído do conforto de casa para correr atrás dos meus sonhos, eu não estaria aqui. Eu saí de casa há 10 anos com um objetivo: perseguir meus sonhos no nível mais alto. Todos os dias, eu faço meus sonhos virarem realidade quando continuo sendo um competidor entre os melhores do mundo".

Mais UFC Glasgow: As promessas do evento | Card completo

O sacrifício valeu a pena. O atleta de 30 anos tem um cartel 6-2 no UFC que inclui quatro vitórias seguidas, e é o número 14 entre os lutadores até 77kg. Uma vitória sobre o número 8 provavelmente o levará para o top 10. É aí que a diversão começa, mas ele precisará passar pelo duríssimo islandês primeiro, e está confiante que conseguirá isso.

"Acho que ele é um grande lutador, um grappler, um atleta completo e tem boa movimentação", analisa o argentino. "Mas acho que sou melhor. Estou aqui para enfrentar os melhores do mundo, e estou aqui para vencer todos".

De Nicolino Locche e Carlos Monzon até Sergio Martinez e Marcos Maidana, se um lutador chama a Argentina de lar, os fãs sabem que verão uma luta. Mas mais importante, existe uma garra típica dos atletas daquela região, e Ponzinibbio tem orgulho de fazer parte disso.

"Meu povo é de guerreiros, e eu represento isso. Eu venci uma luta com um osso do braço completamente quebrado desde os dois minutos de luta. Terminei com uma mão quebrada, e a outra foi erguida na vitória".

Essa vitória, sobre Leo Santos no TUF Brasil 2, não rendeu a chance de vencer o reality show, mas apresentou ao mundo um atleta que tem todas as ferramentas para um dia ostentar um cinturão. E se ninguém andou prestando atenção em Ponzinibbio, ele planeja mudar isso neste fim de semana.

"Vou mostrar minhas habilidades e meu espírito no octógono. Essa luta vai ser uma demonstração do MMA no mais alto nível, e o mundo vai ver que sou difícil de ser ignorado. Eles verão a melhor versão do Santiago Ponzinibbio".

O UFC Glasgow será transmitido pelo Canal Combate neste domingo (16) a partir das 13h. Assine e não perca! 

Assine o Combate | Siga o canal do UFC no YouTube | Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC