Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Brasileiras predominam em categorias femininas do UFC

Cris Cyborg e Amanda Nunes representam o Brasil nos topos das categorias

Uma coisa é certa: o Brasil domina os cinturões femininos do UFC. Das três categorias das mulheres, duas são reinadas por brasileiras - Amanda Nunes no peso-galo, e Cris Cyborg no peso-pena.

Amanda Nunes foi a primeira brasileira contratada pelo UFC, e também a primeira a conquistar uma vitória no octógono. A baiana conquistou cinco vitórias em seis combates até chegar no title-shot, em julho de 2015.

Foi no UFC 200 que Amanda passou por cima da então campeã Miesha Tate, finalizando a norte-americana com um mata-leão e tornando-se a primeira mulher brasileira a ter um cinturão do Ultimate. A primeira defesa aconteceu no UFC 207, em dezembro do mesmo ano, quando a Leoa precisou de apenas 48 segundos para nocautear Ronda Rousey, a responsável por abrir as portas do UFC para as mulheres.

Já o sentimento com Cris Cyborg é o de que a campeã pegou o único cinturão que faltava em sua coleção. Ex-campeã do Strikeforce e Invicta FC, a peso-pena nocauteou Tonya Evinger no terceiro assalto da luta realizada no UFC 214.

A vitória foi a 18ª da carreira da brasileira, que sofreu a única derrota da carreira em sua estreia profissional, em 2005. Isso mesmo, são 12 anos sem perder!

E apesar de não termos um título na categoria peso-palha, onde reina a polonesa Joanna Jedrzejczyk, duas representantes do nosso país chegaram perto de dominar a divisão até 52kg. Claudia Gadelha enfrentou a campeã em julho de 2016, e Jessica Andrade em maio deste ano. Ambas as atletas figuram no TOP 5 do ranking.

Assine o Combate | Siga o canal do UFC no YouTube | Baixe o aplicativo do UFC