Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Top 5: Os melhores estreantes do primeiro semestre

Confira os novatos que chegaram ao Ultimate deixando sua marca em 2017

Com Mayweather x McGregor, Jones x Cormier 2 e um agitado calendário de julho que manteve os fãs de luta ligados, é hora de usar essa semana de “folga” para celebrar os melhores do primeiro semestre de 2017.
Mas aqui estamos nós com os prêmios não oficiais, e apesar de eu ter trapaceado e considerado a data limite de 8 de julho, no UFC 213, acho que ninguém vai reclamar das escolhas para os melhores estreantes do ano.
Confira o calendário do UFC e anote na sua agenda os próximos eventos
 
O único problema será montar um Top 10 em janeiro, já que esse ano foi um dos melhores do UFC em termos de novos talentos. E com lutadores como Galore Bofando, Danny Henry, Junior Albini, Eryk Anders, Calvin Kattar, Joseph Morales e Humberto Bandenay fazendo grandes estreias em julho e agosto, e a gangue do ‘Dana White’s Tuesday Night Contender Series’ entrando no bolo, o futuro parece brilhante daqui.

 
1 - Volkan Oezdemir
A escolha óbvia de melhor estreante é o suíço Volkan Oezdemir. Praticamente desconhecido antes de 2017, Oezdemir é agora o número 3 no ranking dos meio-pesados do mundo graças a vitórias consecutivas contra Ovince Saint Preux, Misha Cirkunov e Jimi Manuwa, estas duas últimas conquistadas em um tempo total de 1m10s. Esse é um ano espetacular para qualquer um, ainda mais em apenas um semestre, e será difícil para alguém superar.

 
2 - Cynthia Calvillo
Se não contarmos Oezdemir, Cynthia Calvillo talvez estivesse no topo da lista, e ela ainda terá a chance de tomar a dianteira no segundo semestre, o que não seria uma surpresa, já que a peso-palha fez todas suas seis lutas profissionais na carreira nos últimos 12 meses. Não é exagero. Três destas lutas foram pelo UFC no primeiro semestre: finalizações sobre Amanda Cooper e Pearl Gonzalez e vitória por decisão sobre Joanne Calderwood. Essa campanha no octógono colocou Calvillo no Top 10 da categoria, e o céu é o limite para ela.

 
3 - Justin Gaethje
Alerta de spoiler… a primeira luta de Justin Gaethje no UFC contra Michael Johnson será nomeada a melhor luta do primeiro semestre de 2017 e provavelmente será a melhor luta do ano, a não ser que algo muito especial aconteça entre agora e dia 31 de dezembro. Gaethje também é a minha razão para postergar a data limite para esse artigo, só para colocá-lo na lista. Este é o tipo de primeira impressão que ele causou em mim e no mundo das lutas em julho. Agora, qualquer um que siga o esporte sabe o quão bom ele é, mas os céticos se perguntaram se ele seria capaz de entregar as mesmas performances espetaculares no UFC. Ele provou que sim, venceu, e agora será o treinador do TUF contra Eddie Alvarez. Gaethje x Alvarez? Bom, talvez tenhamos achado a luta que pode tirar Gaethje x Johnson do topo da lista.

 
4 - Paulo Borrachinha
Muitos lutadores chegaram ao UFC cercados de expectativa e com cartéis expressivos, mas sucumbiram à pressão quando a porta do octógono se fechou. O brasileiro Paulo Borrachinha era um desses nomes antes de sua estreia em março contra Garreth McLellan, mas conseguiu corresponder às expectativas ao vencer por nocaute aos 77 segundos de luta. Em sua segunda luta, o peso-médio passou por Oluwale Bamgbose no segundo round, mostrando o mesmo poder e um pouco mais de paciência. Enquanto continuar evoluindo, Borrachinha se tornará mais assustador. Fiquem de olho, pesos-médios.

 
5 (Empate) - Alexandre Pantoja
Semifinalista no TUF 24, onde foi o primeiro atleta escolhido, Alexandre Pantoja fez uma transição natural para o UFC em 2017, vencendo dois duros oponentes em Eric Shelton e Neil Seery. Estas vitórias o colocaram no Top 15 dos pesos-mosca, e o brasileiro só tende a subir.

 
5 (Empate) - Drakkar Klose
Membro da respeitada equipe MMA Lab no Arizona, Drakkar Klose foi dominante em sua estreia com vitória sobre Devin Powell em janeiro. Mas foi sua vitória sobre o também promissor Marc Diakiese em julho que abriu os olhos dos fãs do MMA e o colocaram como um atleta a se observar em uma das divisões mais duras do esporte.
Assine o Combate | Siga o canal do UFC no YouTube | Baixe o aplicativo do UFC