Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Os momentos mais memoráveis de Michael Bisping

Relembre grandes combates da carreira do campeão peso-médio do UFC


Na luta principal do UFC 217, dia 4 de novembro, Michael Bisping defende o título dos pesos-médios do UFC pela segunda vez contra o ícone canadense Georges St-Pierre em uma superluta que vai parar a cidade de Nova York. Mas antes que o “Conde” pise no octógono do Madison Square Garden, vamos relembrar seus 13 momentos mais memoráveis…
Leia também: Bisping e GSP trocam farpas em coletiva
Mark Epstein I - 10 de julho de 2004 - Cage Rage 7
Resultado - Bisping por nocaute técnico no 2º round
Invicto, mas ainda pouco testado, um jovem Michael Bisping estava 2-0 como profissional quando foi chamado para encarar Mark Epstein e, quase imediatamente, Bisping recebeu duras boas-vindas ao próximo patamar ao ser colocado de joelhos por um soco e, mais tarde, levado ao solo, onde passou a maior parte do primeiro round lutando de costas. E apesar de Bisping obviamente ainda ser cru tecnicamente, sua resiliência já era evidente, e ele voltou forte para o segundo assalto e eventualmente liquidou Epstein na marca de 1m27s. Ele conquistaria nova vitória sobre Epstein por nocaute em revanche quatro meses depois, e mostraria que o nativo de Manchester, de 24 anos de idade, estava a caminho do topo.
Josh Haynes - 24 de junho de 2006 - TUF 3 Finale
R
esultado - Bisping por nocaute técnico no 2º round
Com os lutadores britânicos Mark Weir, Ian Freeman, Lee Murray e Leigh Remedios tendo apenas sucessos pontuais no UFC, você não seria criticado se sugerisse que Bisping e Ross Pointon não fariam muito barulho na terceira temporada do The Ultimate Fighter. E apesar de Pointon ter feito mais fãs por sua personalidade do que por sua luta, Bisping rapidamente chegou às finais do TUF 3, com seu atropelo sobre Josh Haynes na final sendo mera formalidade. O UFC tinha um novo Ultimate Fighter, e a Inglaterra finalmente tinha alguém na organização que parecia que duraria algum tempo.
Elvis Sinosic - 21 de abril de 2007 - UFC 70
Resultado - Bisping por nocaute técnico no 2º round
Após conquistar sua primeira vitória pós-TUF sobre Eric Schafer no UFC 66, Bisping era a escolha natural para liderar o UFC de volta ao Reino Unido para o UFC 70 em Manchester. Era o tipo de ambiente de pressão que poderia desestabilizar um lutador, mas Bisping levou tudo numa boa, e desde o momento que adentrou a M.E.N. Arena ao som de “Song 2” do Blur, ele conquistou o público local. Sinosic precisou de um pouco mais de convencimento, mas depois de aplicar um knockdown e quase encaixar uma kimura, o australiano foi parado por Bisping no segundo round, e uma estrela britânica nasceu.
Matt Hamill - 8 de setembro de 2007 - UFC 75
Resultado - Bisping por decisão dividida
Tendo feito tudo certo em sua carreira no UFC até aqui, era inevitável que em algum momento Bisping passaria por um buraco na estrada. Este buraco foi seu companheiro de TUF 3 e rival Matt Hamill, um lutador que Bisping achava que venceria com sua trocação superior. Mas foi Hamill que apareceu com um jogo em pé evoluído naquela noite em Londres, e após três rounds equilibrados, muitos acharam que o lutador que sofreria sua primeira derrota na carreira seria Bisping. Mas Hamill saiu derrotado por decisão dividida, levando os fãs à loucura nos fóruns da internet por semanas. Bisping, por sua vez, levou a vitória e não ficou tímido por isso. “É claro, não me insulte dessa forma”, disse Bisping quando perguntado na coletiva de imprensa após a luta se acreditava que merecia a decisão. “Eu dou o primeiro round a ele, venci o segundo e o terceiro”.
Rashad Evans - 17 de novembro de 2007 - UFC 78
Resultado - Evans por decisão dividida
Dois meses após a luta com Hamill, Bisping estava de volta à ação, e desta vez liderando um evento numerado contra o também invicto Rashad Evans. Este seria o verdadeiro teste de popularidade para ambos, e após uma divertida guerra de palavras antes do combate, ele e Evans entregaram de todas as formas, e o confronto ganhou considerável repercussão do momento em que o gongo inicial soou. No octógono, no entanto, Bisping acabaria sofrendo seu primeiro revés, uma vez que Evans suportou a pressão final do britânico para levar a decisão após três rounds.
Charles McCarthy - 19 de abril de 2008 - UFC 83
Resultado - Bisping por nocaute técnico no 1º round
Após a derrota para Evans, Bisping decidiu que era hora de se testar nas águas profundas dos pesos-médios, onde não seria forçado a ser o ‘cara menor’ toda vez que lutasse. É claro, Charles McCarthy, do TUF 4, foi a exceção ao ser a luta de “invasão” de Bisping na categoria, e deixou Bisping saber disso em toda oportunidade. A intensa troca de provocações entre os dois fez da luta possivelmente a segunda mais esperada do card, atrás da triunfal recepção de Georges St-Pierre em Montreal contra Matt Serra, mas Bisping não quis prolongar a guerra contra “Chainsaw Charles”. Ao invés disso, ele perseguiu seu oponente, evitou uma tentativa de finalização no meio do round e liberou uma chuva de joelhadas que quebraram o braço de McCarthy e o forçaram a desistir no final do primeiro round. Peso-médio? Sem problemas.
Dan Henderson - 11 de julho de 2009 - UFC 100
Resultado - Henderson por nocaute no 2º round
Após vitórias sobre McCarthy, Jason Day e Chris Leben nos médios, Bisping mediu forças com a superestrela Dan Henderson como treinador da 9ª temporada do The Ultimate Fighter, e liderou dois membros de sua equipe, Ross Pearson e James Wilks, à vitória no programa. Bisping não teria a mesma sorte contra Hendo quando se encontraram no octógono no UFC 100, já que, em uma noite em que nada deu certo, o “Conde”, acabou nocauteado de forma espetacular pelo ex-campeão de duas divisões do PRIDE. Foi uma derrota devastadora para Bisping, e da qual ele precisou de algum tempo para se recuperar.
Denis Kang - 14 de novembro de 2009 - UFC 105
Resultado - Bisping por nocaute técnico no 2º round
Quando Bisping retornou à ação após perder para Henderson, todo o mundo do MMA estava assistindo para ver se o britânico conseguiria se recuperar - não apenas fisicamente, mas mentalmente - da derrota. E ele não teve vida fácil, já que foi escalado para encarar outra estrela internacional em Denis Kang, um lutador que não perdeu tempo para testar o queixo de Bisping no primeiro round. Ainda assim, apesar de alguns momentos de dificuldade no início, Bisping - com as costas na parede em termos da sequência de sua carreira - voltou com tudo no segundo round e liquidou Kang aos 4m24s. O “Conde” estava de volta, provando que lutadores não são definidos por como caem, mas por como se levantam.
Jorge Rivera - 27 de fevereiro de 2011 - UFC 127
Resultado - Bisping por nocaute técnico no 2º round
O aquecimento para esta luta de veteranos foi mais do que tenso, mas, na noite da luta, foi Bisping que conseguiu sua vingança contra “El Conquistador”, vencendo Jorge Rivera no segundo round. Não foi uma vitória que levaria o “Conde” para perto de uma disputa de título, mas foi uma vitória sólida, seguida por outra performance dominante na qual ele nocauteou seu treinador rival do TUF 14, Jason “Mayhem” Miller.
Cung Le - 23 de agosto de 2014 - UFC Macau
Resultado - Bisping por nocaute técnico no 4º round
De 2012 a abril de 2014, Bisping somou apenas duas vitórias em cinco lutas, vencendo Brian Stann e Alan Belcher e perdendo para Chael Sonnen, Vitor Belfort e Tim Kennedy. Foi uma sequência dura para o britânico, que também passou por duas cirurgias no olho por conta de um descolamento de retina. Mas Bisping não abriria mão de seu lugar na elite, e um castigo de quatro rounds sobre o especialista em trocação Cung Le era justamente o que ele precisava para mostrar que estava longe de acabado como um dos melhores pesos-médios do mundo.
Anderson Silva - 27 de fevereiro de 2016 - UFC Londres
Resultado - Bisping por decisão unânime
Uma derrota para Luke Rockhold freou o bom momento de Bisping após a luta com Le, mas vitórias sobre CB Dollaway e Thales Leites o colocaram em posição para fazer o que ele ainda não havia conseguido no octógono - vencer uma lenda. E foi exatamente o que ele fez contra o ex-campeão dos médios, mostrando muita persistência e habilidades subestimadas a caminho de uma vitória por decisão unânime. Foi um triunfo para ser saboreado, mas uma oportunidade inesperada em breve interromperia sua celebração.
Luke Rockhold II - 4 de junho de 2016 - UFC 199
Resultado - Bisping por nocaute no 1º round
Quando Chris Weidman foi forçado a deixar a revanche com Luke Rockhold no UFC 199 devido a uma lesão, Bisping recebeu a ligação com menos de um mês para substituí-lo. Devido à vitória de Rockhold na primeira vez em que se enfrentaram, ninguém esperava um triunfo de Bisping, mas ele conseguiu, nocauteando Rockhold no primeiro round e conquistando o título dos médios do UFC. O “Conde” agora era campeão mundial.
Dan Henderson II - 8 de outubro de 2016 - UFC 204
Resultado - Bisping por decisão unânime
Que cenário poderia ser melhor para Bisping do que defender pela primeira vez seu título em sua cidade natal de Manchester contra o homem que lhe deu sua derrota mais devastadora? E apesar de Dan Henderson ter conectado sua “Bomba H” de direita e ter dado ao campeão muito trabalho ao longo de 25 minutos, foi Bisping que se sagrou vitorioso em uma apertada decisão dos jurados. Agora, é hora de ir para o MSG em Nova York para encarar GSP.
Assine o Combate | Siga o canal do UFC no YouTube | Baixe o aplicativo do UFC