Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Top 5: Mauricio Shogun

Relembre os melhores momentos do ex-campeão meio-pesado no Octógono

O ex-campeão meio-pesado Mauricio Shogun vive momento embalado no Ultimate e, neste domingo (22), vai em busca de sua quarta vitória consecutiva no Octógono no duelo contra Anthony Smith na luta principal do UFC Hamburgo.
Mais UFC Hamburgo: Motivos para verOs brasileiros do evento | Confira o card completo
Para aquecer para o evento, listamos as cinco melhores performances do curitibano na organização, em ordem cronológica. Confira:
Mark Coleman

Se você não acompanhou a carreira de Shogun no Pride, eis alguns números que ajudam a entender o quão dominante ele foi: foram 13 lutas, com 12 vitórias, sendo 11 por nocaute ou finalização. A única derrota foi justamente para Coleman em uma superluta pelo peso-pesado, em que o brasileiro acidentalmente deslocou o braço defendendo uma queda.
Essa contextualização foi necessária para explicar a importância da revanche entre Shogun e Coleman logo na segunda luta do brasileiro pelo Ultimate - após derrota para Forrest Griffin na estreia no Octógono. E ele se reabilitou em grande forma, nocauteando o ex-campeão peso-pesado a menos de 30 segundos do fim na Luta da Noite do UFC 93 e mostrando a todos que o Shogun do Pride havia chegado.
Chuck Liddell

A passagem vitoriosa de Shogun pelo Pride incluiu vitórias sobre nomes como Rogério Minotouro, Alistair Overeem (duas vezes), Ricardo Arona, Kevin Randleman, Rampage Jackson, entre outros, então era óbvio que ele não teria vida fácil no UFC.
Três meses após vencer Coleman, Shogun mediu forças com outro ex-campeão, Chuck Liddell, no que todos esperavam ser um show de trocação. Foi um show curto, que terminou com vitória no primeiro round, bônus de Nocaute da Noite e title-shot garantido para o curitibano.
Lyoto Machida

A disputa de cinturão aconteceu seis meses após a vitória sobre Liddell, e em 25 minutos de um duelo 100% brasileiro contra o então campeão Lyoto Machida, Shogun levou a pior na decisão dos jurados, um resultado contestado por grande parte da comunidade do MMA.
Dana White também não ficou satisfeito com o desfecho e concedeu a revanche imediata para Mauricio, que desta vez não deu chances para o azar, nocauteando seu compatriota no primeiro round e conquistando o cinturão dos meio-pesados do UFC.
Forrest Griffin

Shogun perdeu seu título logo em sua primeira defesa de cinturão, quando encarou um embalado jovem chamado Jon Jones, que começaria naquela noite de 2011 o reinado mais longo da história da divisão até 93kg no Ultimate.
Mas a oportunidade de reabilitação veio em um grande palco: o UFC 134, primeiro evento no Brasil desde 1998, contra o ex-campeão Forrest Griffin, em uma revanche da estreia de Shogun no octógono. O curitibano se vingou da derrota mais uma vez, nocauteando mais este ex-campeão em menos de dois minutos de combate.
Rogério Minotouro

Após protagonizarem uma das maiores lutas da história do MMA no Pride, Shogun e Minotouro foram escalados para uma revanche no UFC 190, em 2015. Os momentos não eram os melhores: Mauricio tinha duas vitórias nas últimas sete lutas, e Rogério havia sofrido um nocaute avassalador para Anthony Johnson em seu compromisso mais recente.
Mas eles entregaram mais um espetáculo, vencido novamente por Shogun na Luta da Noite do evento, no combate que iniciou sua atual sequência de três vitórias seguidas.
Não perca o brasileiro buscando o quarto triunfo consecutivo no UFC Hamburgo, que terá transmissão ao vivo e exclusiva do Canal Combate neste domingo, a partir de 11h20 da manhã (horário de Brasília).
Assine o Combate | Siga o canal do UFC no YouTube