Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Contagem Regressiva para o UFC 200: um olhar para os falastrões

Veja quais lutadores se destacaram e conquistaram fãs pela maneira como usaram as palavras nas entrevistas

Alguns dos lutadores do UFC tem habilidades melhores do que qualquer outro dentro do octógono. Seja ele um exímio kickboxer, um judoca incomparável ou um especialista em muay thai, existe uma seleção de poucos atletas que fizeram com que suas habilidades se sobressaísem sobre o resto.

Fora do octógono nós também temos algumas pessoas com uma habilidade igualmente difícil de se tornar um mestre: o dom de usar as palavras. Abaixo você pode conferir alguns lutadores que, ao pegarem no microfone, deixam os fãs com um gostinho de 'quero mais' pelas suas provocações ou maneiras de promover as lutas.

Contagem regressiva: Melhores finalizações | It's time! | A trajetória de Miesha Tate | O legado de GSP | Melhores nocautes | Melhores eventos | Momentos bizarros | Momentos históricos | Os melhores strikers | As melhores entradas | Maiores surpresas da história

Phil Baroni
Emocional, honesto, boca aberta, audacioso. Esses são os atributos que o ex-meio-médio/médio Phil Baroni sempre levou em suas entrevistas, algumas vezes na mesma frase. E enquanto o "Bad Ass de Nova York" pode definitivamente trazer essas caracteristicas para o público, suas entrevistas sempre disseram algo revelador sobre o esporte e o seu lugar nele quando as coisas ficam quentes.

"Quando eu era uma criança no jardim de casa, alguns colegas da mesma idade se imaginavam ganhando o campeonato de baseball com um home run, enquanto outros se viam fazendo três pontos no último lance de uma partida de basquete e levantando a taça de um torneio. Eu, por outro lado, brincava de fazer sombra de boxe com Mike Tyson ou que estava lutando no Kumite, aquele torneio proibido de artes marciais. É isso que eu sempre quis ser - um lutador e campeão mundial. Nunca quis ser um Don Mattingly, Patrick Ewing ou Mike Bossy; eu queria ser Mike Tyson, Sugar Ray Leonard e Roberto Duran."

Nick Diaz
Se tem uma pessoa que odeia mais entrevistas do que Cro Crop, esse alguém é Nick Diaz. Mas assim como a lenda do PRIDE, Diaz é alguém que vai dar ao repórter aquilo que ele precisa e muito mais do que ele tinha perguntado. Eu odeio ter que matar esse bad boy dentro dele, mas ele e seu irmão Nate são dois dos caras mais legais do MMA quando se consegue conquistá-los. Mas até isso acontecer...

"Eu tenho em minha mente que aqueles caras que vou enfrentar aqui chegaram de um jeito fácil. Eles não estiveram aonde eu estive e não são tão loucos da maneira que eu sou - a maneira que se deve ser para estar aqui. Eu sei que eles não são assim. Tenho certeza. É assim que eu penso. Eu tenho certeza que eles não estão tentando sair do inferno. Eles só tentam ser o melhor que eles podem ser, mas eu saí diretamente do inferno e irei socar quem estiver no meu caminho."

Forrest Griffin
Colocar o Forrest Griffon na lista foi uma surpresa para alguns dos meus colegas, mas tirando o fato que o Hall da Fama do UFC consegue responder perguntas com apenas uma palavra e fugir completamente do assunto em algumas oportunidades, eu gosto muito das entrevistas dele e acho ele um dos melhores com o microfone. E se você tiver tempo para preparar a entrevista e chegar com boas questões, ele com certeza vai te dar belas respostas em troca.

"Essa é uma das coisas que acontece quando você treina e luta. Você não pode se preocupar com suas contas, com a hipoteca, se sua namorada engravidou, com o câncer do seu bichinho de estimação, ou qualquer outra coisa. Nada mais importa do que aquele cara ali tentando chutar a sua cara, acertar um soco nela ou quebrar seu braço na primeira oportunidade que ele tiver. É algo muito singular para uma pessoa como eu, que tem déficit de atenção. Gosto desse momento de luz no combate, e eu realmente tenho ele durante as lutas. Eu apenas me concentro nos detalhes dos 15 minutos no octógono e pouco me preocupo com o que acontece fora dele ou o que pensam de mim."

Brock Lesnar
Ninguém vende uma luta igual a um wrestler profissional. Coloque um deles no MMA e, enquanto as coisas não acontecem no octógono, a habilidade deles em contar uma história e promover um evento continua a mesma. O Hall da Fama do UFC Ken Shamrock era o rei quando se tratava disso e apesar de Brock Lesnar não ter a mesma língua afiada como o "Homem Mais Perigodo do Mundo", ele também consegue te deixar interessado em ver seuas lutas. Ter um cartel de 6-3 e pesar mais de 120 quilos também ajuda.

"Eu nasci assim. Eu nasci um filho da p*** malvado e é isso que eu sou. Não é um personagem ou uma linha de pensamento. Não tem ninguém por aí igual a mim. Eu nasci para fazer isso e irei enfrentar qualquer um que colocarem na minha frente. Eu me coloquei a prova diversas vezes e é assim que eu vivo. De onde isso vem? Não faço ideia, mas é isso que eu sou."

Conor McGregor
Um mestre da auto-promoção, o campeão peso-pena do UFC Conor McGregor pode ter se mostrado um falastrão desde sua estreia no octógono em 2013, mas ele também cumpriu tudo o que prometeu e trilhou seu caminho até chegar ao cinturão da categoria. E ele somente conseguiu isso por conta do que faz nas lutas. As pessoas precisam ter uma conexão com o lutador caso ele vire uma estrela, e o atleta de Dublin certamente tem essa conexão com seus fãs.

"Não me surpreendeu. Coloquei minhas expectativas no alto, mirei no topo, e estava esperando por isso. Assim que eu assinei eu já sabia que isso aconteceria, eu sabia que eu tinha algo que as pessoas queriam ver. Não sei o que é ao certo e não consigo traduzir isso com palavras, mas quando as pessoas ligam a TV e me assistem, eles irão querer me ver todas as vezes depois da primeira."

Kevin Randleman
Kevin Randleman foi a primeira pessoa que entrevistei no meio do MMA, lá no início dos anos 2000, antes da luta dele contra Randy Couture no UFC 28. Quando o combate terminou, eu soube de imediato que iria cobrir MMA pelo resto da minha carreira. Se você alguma vez já falou com "O Monstro", você sabe o motivo de eu ter dito isso. Se não, apenas saiva que toda entrevista com ele foi uma experiência inesquecível pra mim,

"Com todas as coisas que aconteceram na minha vida, eu pouco me importo com o que é insignificante. Receber um soco na cara durante uma luta não me assusta. Randy Couture me colocou para baixo e você nem imaginaria o que estava na minha cabeça no momento. 'Nossa, eu nunca levei um soco assim antes e não doeu nada'. Era apenas isso que eu fiquei pensando. Olhei para o relógio e fiquei tipo 'Ok, tenho 20-30 segundos', mas acabou antes."

Ronda Rousey
A primeira dama do MMA pode estar descansando em casa hoje em dia, mas desde o início, Ronda Rousey foi uma máquina de contrariar a frase "fica em off das gravações". Ela nunca teve papas na língua e após conversar com ela recentemente em Nova York quando o MMA foi autorizado por lá, pude perceber que nada mudou.

"Ao contrário do que muitas pessoas pensam, eu nunca subestimei nenhum oponente. Eu sempre assumo que elas vão dar o melhor e que eu terei pela frente a melhor versão delas, mas na primeira abertura que eu tiver, eu vou aproveitar. Eu não sou convencida o bastante para achar que ele posso escolher o momento que eu quiser na luta e finalizar da maneira que mais me agrada. Eu assumo que durante uma luta eu posso ter apenas uma oportunidade e se ela aparecer, eu preciso aproveitar. Eu nunca relaxo durante um confronto achando que posso terminar a qualquer momento. Sempre me preocupo achando que posso ter apenas uma ou até mesmo nenhuma chance de finalizar, então eu preciso criar o máximo de oportunidades e aproveitar a primeira delas que aparecer."

Chael Sonnen
Bem, todos vocês sabiam que "O Gangster de West Linn" iria aparecer aqui. Mas a coisa mais legal sobre Chael Sonnen é que a maioria das pessoas apenas perceberam o quão incrível ele pode ser em suas entrevistas nos últimos anos, sendo que ele faz isso desde que chegou ao UFC. Uma vez eu o chamei de "O último dos homens honestos do MMA" e ele me corrigiu dizendo que ele era o "único" cara honesto do MMA. Esse é o Chael.

"Eu encaro qualquer um. Muitos caras dizem isso pelo fato de ser algo bacana de falar na frente das câmeras, mas quando chega nos bastidores e o Joe Silva liga, o braço deles começa a doer, aparecem pontadas nos joelhos ou eles luxam o ombro. Esses caras precisam remover as amigdalas ou precisam aprender a atuar em um filme, já que eles apenas sabem como fingir. Eles têm um monte de razões para não subir no octógono e eu também tenho as minhas. Eu nunca me sinto bem quando chega a hora da luta. Não teve uma vez que eu estive bem caminhando até o ringue. Mas quando a música aparece, eu vou caminhar até lá, independente do oponente. Eu nunca penso quem está no meu caminho."

Assine o Combate | O canal do UFC no YouTube | Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC