Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Emocionado, Jon Jones pede desculpas e afirma que deseja continuar lutando

Lutador foi retirado do UFC 200 devido a uma possível violação da política anti-doping


Na manhã seguinte à sua remoção da luta principal do UFC 200 contra Daniel Cormier, devido a uma possível violação da política anti-doping, o campeão interino meio-pesado do UFC, Jon Jones, conversou com a imprensa em Las Vegas e se mostrou bastante envergonhado com a situação, apesar de negar qualquer transgressão.
Leia também: Dana White anuncia mudanças no UFC 200 | Declaração do UFC sobre Jon Jones
“Quero começar me desculpando com todos os fãs que vieram me apoiar no UFC 200, com o UFC e com os irmãos Fertitta por não poder lutar, e com toda a equipe do UFC, e quero me desculpar com Daniel Cormier”, disse, “Esta luta significava muito para ele e para mim, e eu peço minhas sinceras desculpas. Sinto muito que isso tenha acontecido”.
“Toda a situação é horrível e estou muito magoado”, continuou Jones, “Eu não faço ideia do que seja. Tenho tomado os mesmos suplementos durante a maior parte da minha carreira. Sou totalmente contra substâncias que melhoram a performance, e a parte que mais me machuca é ser rotulado como um trapaceiro”.

Visivelmente emocionado, tendo inclusive chorado em determinado momento, o lutador de 28 anos afirmou o desejo de continuar lutando.
“Minha atitude é apenas de continuar lutando”, disse, “Vou tentar ser otimista e positivo diante dessa situação e pensar no que posso tirar de bom disso para minha vida pessoal. Me esforcei muito para voltar até aqui, e sinto que vou ter que escalar a montanha mais uma vez”.
O empresário de Jones, Malki Kawa disse que a contraprova de Jones será testada hoje em Salt Lake City, e observou que seu cliente foi testado oito vezes desde dezembro, sendo aprovado em todos os testes, com exceção do exame feito no dia 16 de junho. Se declarado culpado, Jones pode ter que enfrentar uma punição de até dois anos.
“Mesmo se eu tiver que ficar de fora por dois anos, com certeza vou voltar”, disse Jones, “Estou otimista. No final das contas, eu sou um lutador, e mesmo estando caído agora, eu não estou derrotado. Estou realmente muito triste. Passei por muita coisa para estar aqui, e não vou deixar isso me parar”.
Mais jovem campeão da história do UFC, Jones conquistou o título dos meio-pesados em 2011 e realizou oito defesas de cinturão até perdê-lo em 2015 por estar enfrentando problemas com a justiça após fugir de um acidente de carro sem prestar socorro na cidade de Albuquerque. A representante de Jones, Denise White, reforçou que a possível suspensão por doping “não afeta sua liberade condicional”.
Retornando em abril deste ano, Jones conquistou o cinturão interino dos meio-pesados com vitória sobre Ovince Saint Preux. Apesar disso, sua oportunidade de redenção, e de reconquistar o título em revanche contra Cormier - quem ele já venceu em janeiro de 2015 - não acontecerá neste final de semana, e sua realização futura fica dependendo da apelação de Jon Jones.
Kawa está confiante de que o lutador número um peso-por-peso no mundo será absolvido de qualquer transgressão.
“As últimas 24 horas foram uma loucura”, disse Kawa, “Estamos aqui para negar, nos desculparmos e vamos fazer o que tivermos que fazer para enfrentar isso. Ele tem sido muito aberto sobre tudo isso, e não trapaceou, nem tentou fazer nada de errado. Jones está emocionado com tudo isso, mas vamos andar passo a passo para resolver este processo”.
“Eu nunca tomaria nada para melhorar minha performance”, acrescentou Jones, “Eu nunca trapacearia”.
Assine o Combate | O canal do UFC no YouTube | Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC