Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Analisando a revanche entre Fabricio Werdum e Cain Velasquez

Pesos-pesados se enfrentam no UFC 207, dia 30 de dezembro


A aguardada revanche entre Fabricio Werdum e Cain Velasquez no UFC 207 fecha 2016 em um card imperdível, que também terá o retorno de Ronda Rousey.
Tanto Cain, quanto Werdum, são ex-campeões pesos-pesados do UFC. Werdum tomou o cinturão de Velasquez em duelo no UFC 188, em 2015, mas acabou perdendo em seguida para Stipe Miocic.
Agora, Werdum e Velasquez vão revisitar uma luta que foi surpreendentemente desigual. “Vai Cavalo” dominou Velasquez no primeiro encontro, capitalizando na incapacidade de Cain de lidar com a altitude da Cidade do México, que fica a 2250 metros acima do nível do mar.
Quão importante foi esse elemento? A performance de Velasquez foi tão irreconhecível - ele é reconhecido por seu inacreditável fôlego - que um fã criou uma conta no Twitter chamada “Cain do Nível do Mar” e tem atualmente mais de 200 seguidores.
Mais UFC 207: O duelo Nunes x Rousey | Ronda favorita nas apostas | Amanda quer provar seu valor | Amanda: "Ronda é uma pessoa fraca"
Velasquez voltou no UFC 200 e demoliu Travis Browne com uma performance característica: uma pressão avassaladora que levou ao nocaute técnico no primeiro round. Este foi o mesmo Velasquez que passou por Brock Lesnar e venceu Junior Cigano duas vezes.
O norte-americano é um dos recordistas de maior número de defesas de título nos pesos-pesados, com duas. Werdum, que estava sendo considerado talvez o melhor peso-pesado de todos os tempos após vencer Velasquez, não conseguiu defender o título uma vez sequer. Isso mostra como é difícil permanecer no topo da divisão.
Na primeira batalha entre Werdum e Velasquez, o brasileiro usou seu jab com perfeição. Velasquez gosta de se aproximar dos oponentes com velocidade, movimentação de cabeça e uma técnica apurada. Ajuda também o fato de que ele consegue manter um ritmo que poucos conseguem acompanhar. Revendo a luta, é difícil acreditar que Velasquez chegou ao terceiro round, porque ele foi muito castigado por 10 minutos.

A caminho daquela luta, Werdum disse que esperava que a altitude fosse um problema para Velasquez, que preferiu não ir antes à Cidade do México para se acostumar com esse elemento. Werdum fez um camp de dois meses lá apenas para garantir que conseguiria manter o ritmo.
Com o decorrer da luta, os movimentos de cabeça de Velasquez pareceram ficar cada vez mais lentos, e seu estilo agressivo lhe causou problemas. Werdum mostrou uma trocação muito evoluída, conectou jabs, ganchos, e até joelhadas no clinch à vontade. Ele conectou 96 golpes significativos.
A revanche provavelmente será uma luta diferente. Velasquez voltou à forma contra Browne no UFC 200 em Las Vegas, em uma altitude mais tranquila. Ele se comprometeu a treinar de forma mais inteligente para não arriscar sofrer lesões antes de suas lutas, e isso pode ser um fator decisivo.
Werdum vem de uma vitória de reabilitação contra o mesmo Browne, no UFC 203, após perder para Miocic no UFC 198. Ele foi agressivo demais contra o atual campeão e acabou indo de encontro a um nocaute.
Werdum é o lutador de jiu-jítsu mais perigoso da história da divisão dos pesos-pesados. Ele finalizou Velasquez na primeira luta entre os dois e, se a luta for para o chão, ele será o grande favorito. Em pé, Werdum foi cauteloso contra Browne, mas sua trocação espetacular contra Velasquez no primeiro encontro deve deixá-lo confiante para a revanche.
O vencedor desta luta provavelmente será o próximo a desafiar Miocic, que tentará empatar o recorde de defesas de cinturão em sua próxima luta, após bater Alistair Overeem no UFC 203.
A divisão dos pesados está aquecendo e deve pegar fogo em 2017.
Assine o Combate | Siga o canal do UFC no YouTube | Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC