Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Frankie Edgar - Lutando para Vencer

Por Thomas Gerbasi   

   

Desde que a sua luta deste sábado contra BJ Penn, pelo título dos pesos leves do UFC, foi anunciada, Frankie Edgar tem sido chamado de azarão, o lutador que não tem nada a perder, e todas as outras variações desse mesmo tema.   

Não é surpresa nenhuma que ele esteja aceitando tudo isso com graça e classe, já que ele entende que quando se encara um lutador do calibre de Penn, certas coisas serão ditas. Edgar pode ser considerado um azarão contra Penn? Sim. Ele tem algo a perder? Óbvio.   

"Eu entendo esse tipo de afirmação e não influi em nada no meu jogo, mas as pessoas dizem que eu não tenho nada a perder e eu tenho o título a perder", Edgar diz. "Talvez eu não tenha essa oportunidade novamente, então eu tenho muito a perder".  

Essa é a principal luta da carreira de Edgar e não existirão vitórias morais caso ele seja derrotado, apenas um longo caminho de volta a New Jersey. Logo, Edgar não está feliz de apenas estar lá; ele está em uma missão de fazer seu jogo dar certo, e ele está fazendo isso contra uma versão de BJ Penn que vem de vitórias sobre Kenny Florian e Diego Sanchez.   

"Eu acho que ele está faminto novamente", Edgar disse sobre o campeão. "Esse é o melhor BJ e estou feliz de poder lutar contra o melhor BJ, pois creio que isso irá tirar o melhor de mim. A preparação para essa luta tem me forçado a me livrar de todos os meus hábitos ruins e realmente procurar o melhor de mim". 

Vencedor de seis das suas sete lutas no UFC, incluindo três seguidas sobre Hermes Franca, Sean Sherk, e Matt Veach, Edgar tem melhorado no tempo certo, tanto no octógono, quanto na academia. Além do treinamento com Ricardo 'Cachorrão' Almeida, Frank fez algumas viagens à Nova York para treinar com Renzo Gracie e com o mestre do Muay Thai, Phil Nurse, que possui uma certa experiência em preparar um atleta para lutar contra Penn.   

"Eu nunca tive um cara de Muay Thai, então isso traz uma nova faceta ao meu jogo", Edgar disse sobre o trabalho com Nurse. "Além disso, ele tem muito conhecimento, pois já esteve no corner contra BJ antes, quando treinou GSP (Georges St-Pierre), então ele tem experiência nessa área para me dar dicas sobre como lutar".   

Mas podem algumas semanas com um novo treinador produzir resultados? Edgar insiste que irá mostrar novas técnicas em Abu Dhabi.   

"Acho que já poderei usar algumas coisas nesta luta", ele disse. "Eu tenho usado no sparring, então não tem motivo para não fazer na luta".   

E a ideia de encarar um dos melhores no esporte? Edgar já declarou que acredita que vai enfrentar a primeira versão do 'The Prodigy', a quem ele lembra ter batido Matt Hughes pelo cinturão do meio-médio em 2004. É um grande caminho para percorrer fisicamente, mas mentalmente pode ser ainda mais difícil encarar alguém que você tem visto de longe pelos últimos seis anos.   

Não para Frankie Edgar.   

"Eu sinto que minha carreira me ajudou a construir isso. Lembro da minha terceira luta no UFC, contra Spencer Fisher, que foi o primeiro grande nome contra quem lutei. Eu tive que lidar com isso na época. Depois eu lutei contra Sean Sherk, um campeão mundial. Então tem sido um progresso natural para mim e agora é a vez de BJ, então vou agir como agi da última vez".   

E com a exceção de uma derrota por decisão para Gray Maynard em 2008, o recorde de Edgar em lutas - grandes e pequenas - tem sido perfeito, contra lutadores como Fisher, Franca, Sherk e Veach se juntando a Jim Miller, Tyson Griffin, Deividas Taurosevicius e Mark Bocek.  

Então Frankie Edgar merece uma chance do título? Com certeza. Mas ele já pensou em usar o cinturão? 

"Eu realmente já pensei e isso é muito motivador. Eu quero muito entrar pensando que posso vencer e conquistar meu objetivo de ser um campeão mundial".