Pular para o conteúdo principal
Brandon Moreno of Mexico and Deiveson Figueiredo of Brazil react after their flyweight championship bout during the UFC 256 event at UFC APEX on December 12, 2020 in Las Vegas, Nevada. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Especiais

10 coisas que aconteceram no UFC desde Figueiredo x Moreno 1

Confira dez curiosidades que tivemos entre o período da primeira luta entre ambos e o UFC 283, que acontece neste sábado (21)

Deiveson Figueiredo e Brandon Moreno irão se enfrentar pela quarta vez e última vez na luta co-principal do UFC 283 neste sábado (21), no Rio de Janeiro, valendo unificação do cinturão peso-mosca. A primeira vez em que o brasileiro e o mexicano se enfrentaram foi em dezembro de 2020, no UFC 256, e desde então muitas coisas aconteceram no Octógono. Confira dez curiosidades que tivemos no Ultimate desde o primeiro embate entre ambos. 

Garanta já seu ingresso para o UFC 283 

Assine o UFC Fight Pass 

Alex Poatan não tinha estreado no UFC 

Alex Poatan comemora a vitória no UFC 281. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Alex Poatan comemora a vitória no UFC 281. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Sim, é isso mesmo que você leu. Atual campeão peso-médio do UFC, Alex Poatan não fazia parte do plantel de lutadores até então. O brasileiro estreou no Ultimate 11 meses depois da primeira luta, em novembro de 2021, com um nocaute sobre Andreas Michailidis no UFC 268. De lá para cá, Poatan venceu Bruno Blindado, Sean Strickland e se tornou campeão ao nocautear Israel Adesanya.

Assista aqui a conquista de cinturão de Poatan.

Cinco países tiveram campeões pela primeira vez 

Que o UFC vem se internacionalizando cada vez mais é um fato, e além de eventos em diversas localidades, cinco países tiveram seus primeiros campeões no Octógono. 

Lendas que se aposentaram 

Além de novos campeões, durante este período houve também a aposentadoria de alguns lutadores. Resolvemos destacar aqui algumas das grandes lendas que tiveram uma carreira incrível no Octógono. Veja abaixo quando foram as últimas lutas. 

O retorno do público in loco

A pandemia de COVID-19 teve seu início no fim de 2019 e afetou o funcionamento das ligas esportivas no mundo todo. O UFC foi a primeira empresa esportiva profissional a retomar seus eventos ao vivo com o UFC 249, em maio de 2020, mas foi somente em abril de 2021, com o UFC 261, que tivemos novamente a presença do público nas arenas – cerca de quatro meses depois da primeira luta entre Deiveson e Moreno. Desde então, foram realizados 31 eventos com os fãs presentes, incluindo o segundo e terceiro duelo entre ambos.

Da Rebook para a VENUM 

Conforme dito anteriormente, o primeiro duelo entre ambos foi em dezembro de 2020. Nesta época, a Rebook era a fornecedora de roupas e materiais esportivos do UFC. Quatro meses depois, em abril de 2021, a VENUM voltou como parceira mundial do Ultimate e ambos fizeram as duas lutas seguintes usando o novo kit – que permanece até os dias atuais. 

O segundo reinado de Amanda Nunes

Amanda Nunes comemora a vitória no UFC 277 com seus dois cinturões. (Foto por Carmen Mandato/Getty Images)

Amanda Nunes comemora a vitória no UFC 277 com seus dois cinturões. (Foto por Carmen Mandato/Getty Images)


É indiscutível o fato que Amanda Nunes é a maior lutadora de todos os tempos, mas a “Leoa” passou por "tempos difíceis" neste período. Depois de defender o cinturão diversas vezes, ela acabou perdendo o título do peso-galo para Julianna Peña em dezembro de 2021. Apesar do revés, Amanda mostrou novamente o motivo de ser a GOAT e reconquistou o cinturão após superar Peña por decisão unânime no UFC 277, em julho do ano passado.

Assista aqui a reconquista de Amanda Nunes

O Octógono chega à França 

Em 2016 o MMA havia sido proibido na França, mas em janeiro de 2020 o esporte voltou a ser legalizado no país. Dois anos e nove meses após a legalização, o Octógono desembarcou pela primeira vez em solo francês para a realização do UFC Paris, que teve Ciryl Gane e Tai Tuivasa na luta principal. Melhor para o ex-campeão interino do peso-pesado, que foi ovacionado por sua torcida após um nocaute espetacular. 

Três campeãs diferentes no peso-palha

É verdade que tivemos novos campeões durante o período entre primeira e quarta luta entre Deiveson e Moreno, mas nenhuma outra categoria teve tantas trocas de título como o peso-palha. Na época da primeira luta, a chinesa Zhang Weili era quem estava no topo. Um novo reinado começou em abril de 2021, quando ela foi superada por Rose Namajunas no UFC 261. Rose permaneceu como campeã até maio de 2022, quando perdeu seu cinturão para Carla Esparza no UFC 272. Por fim, a primeira campeã peso-palha do UFC teve um reinado curto, sendo derrotada por Zhang Weili em sua primeira defesa no UFC 281, em novembro de 2022.

Apenas um adversário em três anos 

Deiveson Figueiredo comemora a reconquista do cinturão peso-mosca no UFC 270. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Deiveson Figueiredo comemora a reconquista do cinturão peso-mosca no UFC 270. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Você já imaginou um lutador enfrentando apenas um adversário no Octógono durante três anos? Pois é exatamente esta a situação em que Deiveson Figueiredo se encontra. O brasileiro tinha 32 anos em seu primeiro duelo contra Brandon Moreno e desde então ele não teve nenhum outro oponente até o momento, com 35 anos. O mexicano, por sua vez, enfrentou Kai Kara-France neste período, onde conquistou o cinturão interino do peso-mosca. 

UFC Fight Pass 

Uma nova era na transmissão do UFC para o público brasileiro também entrou em vigor neste espaço de tempo. Anteriormente os eventos eram transmitidos pelo Combate, mas em janeiro de 2023 tivemos o lançamento do UFC Fight Pass no Brasil - um serviço de streaming que traz aos fãs de MMA todos os eventos ao vivo do UFC, além de milhares de horas de conteúdo original e exclusivo, documentários, bastidores, lutas históricas, e muito mais. O UFC também anunciou uma parceria com a BAND em 2023, marcando o retorno da organização à TV aberta no Brasil pela primeira vez desde 2018.

Assine já o UFC Fight Pass

UFC 283: Teixeira vs Hill foi um evento realizado em 21 de janeiro na Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro. Confira aqui a cobertura completa.

News and announcements

View all