Pular para o conteúdo principal
Don't Miss UFC 299: O'Malley vs Vera 2 for the UFC Bantamweight Title, Live From Kaseya Center In Miami, Florida On March 9, 2024
Análises

Raio-X: Sean O'Malley x Marlon Vera | UFC 299

Confira uma análise da luta principal do evento deste sábado (9) baseada em dados dos atletas no Octógono

O campeão peso-galo Sean O'Malley coloca seu cinturão em disputa em uma revanche com Marlon Vera na luta principal do UFC 299, dia 9 de março em Miami, na Flórida. O UFC Fight Pass transmite o card completo a partir das 20 horas (horário de Brasília). 

Após conquistar o título dos 61,2 Kg com um nocaute avassalador sobre Aljamain Sterling em agosto de 2023, "Suga" terá a chance de vingar a única derrota de sua carreira, que aconteceu em agosto de 2020, quando perdeu por nocaute técnico para Vera. Confira abaixo os pontos fortes de cada um. 

Veja mais: 10 lutas para assistir antes do UFC 299

 

Sean O'Malley

Campeão peso-galo, 17-1, 1 NC no cartel 

Sean O'Malley recebe o cinturão peso-galo no UFC 292. (Foto por Cooper Neil/Zuffa LLC via Getty Images)

Sean O'Malley recebe o cinturão peso-galo no UFC 292. (Foto por Cooper Neil/Zuffa LLC via Getty Images)


Atual dono do cinturão da categoria até 61,2 Kg, o norte-americano Sean O'Malley vai em busca de sua primeira defesa de título neste sábado. Contratado no Dana White's Contender Series em 2017, o lutador é conhecido pela sua trocação afiada e nocauteou seis dos seus últimos sete adversários no Octógono. 

Maior volume de golpes na história do peso-galo 

O'Malley ostenta uma taxa de acerto de golpes que poucos conseguem igualar. Ele conectou impressionantes 7,29 golpes significativos por minuto, o maior número na história do peso-galo e o nono maior na história do UFC (mínimo de cinco lutas). Durante seu confronto contra Kris Moutinho, O'Malley desferiu 230 golpes significativos, marcando o segundo maior número de golpes já registrados em uma luta na categoria até 61,2 Kg e o maior em uma luta de três rounds nessa divisão. 

Pressão constante 

O'Malley registrou um impressionante diferencial de golpes significativos de +160 contra Moutinho, estabelecendo um novo recorde na categoria em lutas de três rounds, e alcançando o terceiro maior diferencial de todos os tempos. Além disso, seu diferencial de golpes significativos de +3,89 por minuto é o mais alto já registrado na história do peso-galo e o quarto maior de todos os tempos (mínimo de cinco lutas). 

"Suga Show" 

Sean O'Malley conquistou o título do peso-galo com mais um nocaute impressionante. Este foi o sexto de O'Malley no UFC, colocando-o empatado como o segundo maior em número de nocautes na história da categoria. Conhecido por sua precisão como striker, O'Malley tem uma taxa de acerto de 61,2% em seus golpes significativos, estabelecendo a maior precisão registrada na história da divisão (mínimo de cinco lutas e 350 golpes). Além de garantir o título ao finalizar Aljamain Sterling, "Suga" também recebeu seu oitavo bônus pós-luta, empatando com o ex-campeão TJ Dillashaw, como o maior número na história da categoria. 

Números de Sucesso  

Knockdowns a cada 15 minutos  

  • Sean O'Malley – 0,89
     
  • Média no UFC – 0,31 

Precisão de golpes   

  • Sean O'Malley – 61,2%
     
  • Média no UFC – 44,3% 

Defesa de golpes 

  • Sean O'Malley – 62,2%
     
  • Média no UFC – 55,7%  

  

Marlon Vera 

5º colocado no ranking peso-galo, 21-8-1 no cartel

Marlon Vera comemora a vitória no UFC 292. (Foto por Paul Rutherford/Getty Images))

Marlon Vera comemora a vitória no UFC 292. (Foto por Paul Rutherford/Getty Images))


O equatoriano Marlon Vera terá a oportunidade de se tornar o primeiro lutador do país a conquistar um cinturão do UFC caso vença Sean O’Malley na revanche que marca a luta principal do UFC 299, no próximo sábado (9). Revelado no The Ultimate Fighter e com quase uma década na organização, o experiente peso-galo está pronto para consolidar definitivamente seu nome entre os maiores da categoria. 

Mais vitórias pela via rápida na história do peso-galo 

Marlon Vera é o único lutador do peso-galo na história do UFC a figurar entre o Top 5 em nocautes e finalizações. Seus seis nocautes o colocam empatado no segundo lugar na categoria, enquanto suas quatro vitórias por finalização o deixam empatado no terceiro lugar. No geral, os 10 triunfos pela via rápida de Vera representam o recorde histórico da divisão. Além disso, ele possui um total de 13 vitórias, empatando com o segundo maior número na história entre os lutadores até 61,2 Kg. 

Poder de nocaute 

A habilidade de Marlon Vera em conseguir knockdowns em seus oponentes tem sido crucial em confrontos contra lutadores agressivos. Ele garantiu uma vitória por decisão unânime sobre Rob Font, apesar de uma diferença significativa de -112 em golpes desferidos, e nocauteou Dominick Cruz no quarto round, mesmo com uma desvantagem de -32 golpes. Em ambas as lutas, Vera conseguiu três knockdowns, tornando-se um dos seis lutadores na história do UFC a alcançar esse feito em duas ocasiões. Seus 10 knockdowns o colocam empatado com o maior número registrado na história do peso-galo. 

Perigoso no solo 

Vera garantiu quatro vitórias por finalização no UFC, demonstrando um jogo de chão agressivo. Ele realizou um total de 16 tentativas de finalização, superando todos os outros pesos-galo da história da organização nesse aspecto. Dentre as mais notáveis, destaca-se a chave de braço no triângulo aplicada sobre Roman Salazar, uma das 11 finalizações desse tipo registradas na história da organização. 

Números de Sucesso  

Knockdowns a cada 15 minutos  

  • Marlon Vera – 0,63 
     
  • Média no UFC – 0,31 

Defesa de quedas   

  • Marlon Vera – 70,3% 
     
  • Média no UFC – 62,4% 

Tentativas de finalização a cada 15 minutos 

  • Marlon Vera – 0,95 
     
  • Média no UFC – 0,55 

 

As estratégias   

Alvos dos golpes   

  • O'Malley – cabeça (70,6%), corpo (20%), pernas (9,4%)
     
  • Vera – cabeça (55,5%), corpo (21,4%), pernas (23,1%)      

Posição dos golpes  

  • O'Malley – à distância (93,1%), clinch (2,1%), chão (4,8%)
     
  • Vera – à distância (77%), clinch (10,8%), chão (12,2%)      

Posição na luta  

  • O'Malley – em pé (87,9%), por cima no chão (1,8%), por baixo no chão (10,3%)
     
  • Vera – em pé (75,5%), por cima no chão (7,2%), por baixo no chão (17,3%) 

UFC 299: O'Malley x Vera 2 foi um evento realizado em 9 de março de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.

News and announcements

View all