De volta ao peso-leve, Charles "do Bronx" pode se reinventar no UFC
Brasileiro volta a competir nos 70kg neste sábado (8), quando enfrenta Will Brooks
Charles Oliveira, o Charles "Do Bronx", chegou ao UFC como um verdadeiro furacão. Dono de um cartel impecável 12-0, com diversas finalizações e nocautes, o jovem de 20 anos chegou impondo moral, finalizando Darren Elkins e Efrain Escudero em suas primeiras aparições no octógono.
Tudo parecia promissor, mas magro e do alto de seus 1,77m de altura, Charles parecia pequeno em comparação aos seus adversários, donos de portes físicos mais musculosos. Foi então que, depois de derrotas para Jim Miller e Donald Cerrone, além de um no-contest com Nik Lentz, o brasileiro decidiu descer ao peso-pena, onde seria mais alto que a maioria dos oponentes.
A estreia na nova categoria foi em janeiro de 2012, quando Charles encaixou a rara e impressionante chave de panturrilha em Eric Wisely. Desde então, o brasileiro venceu seis de 11 combates, incluindo finalizações sobre Jeremy Stephens e Nik Lentz, e uma luta de alto nível com o ex-campeão peso-leve Frankie Edgar.
Porém, vez ou outra, Charles tinha dificuldades com a balança. Não era segredo que o corte para os penas era desgastante e, em seu último combate, o paulista acabou acima do peso e, pela terceira vez na carreira, foi finalizado.
Somando as derrotas sofridas ao sofrimento para bater o peso, a decisão foi feita: Charles está de volta ao peso-leve, onde tudo começou.
E com a mudança vem a chance de se reinventar. Neste sábado (8), como já é de costume, Do Bronx não terá adversário fácil pela frente. Will Brooks foi campeão dos leves no Bellator, defendendo o cinturão em duas ocasiões, e chegando no UFC com uma vitória sobre Ross Pearson apenas um mês depois de assinar com a organização.
Com o bom nome que construiu para si na organização, Charles terá grandes benefícios com uma vitória no UFC 210, e quem sabe até passe a integrar o top 15 da divisão até 70kg.