Pular para o conteúdo principal
Eventos

Declaração do UFC sobre o UFC 244, Nate Diaz e a Política Antidoping do UFC

Leia toda a declaração do UFC sobre esses assuntos

A luta principal do UFC 244 entre Jorge Masvidal e Nate Diaz, programada para o dia 2 de novembro de 2019, próximo sábado, no Madison Square Garden, continuará conforme prevista.

O UFC é líder no setor em antidoping e continuamente nos esforçamos e defendemos um programa eficaz e justo para nosso esporte e atletas. Desde janeiro de 2019, o UFC e a USADA, juntamente com especialistas e consultores independentes, revisaram a Política Antidoping do UFC para garantir que ela continue sendo uma ferramenta confiável e eficaz para combater o doping em nosso esporte e proteger os atletas do UFC que competem no Octógono.

Desde 31 de agosto de 2019, algumas mudanças significativas na Política Antidoping do UFC foram acordadas em princípio entre o UFC e a USADA e, como tal, foram colocadas em prática. Uma dessas mudanças é a adoção de níveis de concentração com base científica, também conhecidos como limiares mínimos, para certas substâncias proibidas, onde as evidências demonstram que testes positivos dessas substâncias abaixo do limiar são consistentes com contaminação inocente. Uma amostra positiva de uma substância aplicável abaixo dos resultados do nível de concentração decididos é tratada como um achado atípico. Uma descoberta atípica não resultará em violação na ausência de outros fatos ou circunstâncias que confirmem que o atleta pretendia obter um benefício terapêutico ou aprimoramento não autorizado do desempenho através do uso da substância.

Desde 31 de agosto de 2019, vários atletas do UFC tiveram suas suspensões provisórias levantadas com base na implementação dos níveis de concentração acordados, incluindo Neil Magny. A suspensão provisória de Magny ocorreu devido a uma amostra positiva que continha um SARM (Modulador Seletivo de Receptores Andrógenos) proibido, conhecido como LGD-4033 ou Ligandrol, em uma quantidade abaixo do nível de concentração de decisão para esta substância. A descoberta atípica de Magny foi revisada pela USADA e concluiu-se que nenhum outro fato ou circunstância estava presente, o que resultaria em uma violação da Política Antidoping por Magny.

Em 15 de outubro de 2019, o UFC recebeu uma oportunidade única de discutir o tópico dos níveis de concentração em um fórum público organizado pela Comissão Atlética do Estado da Califórnia. Os participantes da cúpula incluíram a Comissão Atlética do Estado da Califórnia, a Associação das Comissões de Boxe, representantes de outras comissões esportivas estaduais, membros da mídia especializada em MMA e cientistas e especialistas em antidoping. Representantes da USADA e do UFC, incluindo Jeff Novitzky, vice-presidente sênior de saúde e desempenho dos atletas do UFC, discutiram desenvolvimentos recentes que apoiam a implementação dos níveis de concentração. Neil Magny também teve a oportunidade de explicar os fatos e circunstâncias de seu caso e seu apoio à implementação dos níveis de concentração. Na cúpula, a Comissão Atlética do Estado da Califórnia, a Associação das Comissões de Boxe e os outros participantes expressaram apoio significativo à incorporação dos níveis de concentração em suas próprias regras e regulamentos.

Em 24 de outubro de 2019, Nate Diaz divulgou uma declaração pública sobre um recente teste fora de competição realizado pela USADA. O UFC foi notificado pela USADA de que o teste fora de competição concluiu que o LGD-4033 estava presente na amostra de Diaz em uma quantidade abaixo do nível de concentração decidido para esta substância. A USADA está revisando o teste fora de competição como uma descoberta atípica. Outros testes laboratoriais conduzidos pelo Laboratório de Pesquisa e Teste de Medicina Esportiva (SMRTL), um laboratório credenciado pela WADA em Salt Lake City, Utah, confirmaram que duas garrafas do mesmo multivitamínico orgânico, vegano e à base de plantas, que Nate Diaz usava foi contaminado com LGD-4033, o que deixa em evidência a amostra contaminada.

Nate Diaz não cometeu uma violação da Política Antidoping, não foi suspenso provisoriamente e não está sujeito a nenhuma sanção. Além disso, o UFC foi informado por especialistas independentes que determinaram que não há inequivocamente nenhum aprimoramento apreciável de desempenho ou benefício terapêutico da quantidade significativamente limitada de LGD-4033 que pode estar presente em seu sistema, que é aproximadamente 10.000 vezes menor que um LGD- 4033 em dose terapêutica.

Após a conclusão da Política Antidoping revisada do UFC, o UFC e a USADA disponibilizarão a mesma publicamente.

Assine o Combate | Siga o UFC Brasil no Youtube