Pular para o conteúdo principal
Francisco Figueiredo posa na pesagem do UFC Vegas 31 (Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Entrevistas

Francisco Figueiredo aposta na experiência para vencer no UFC Vegas 53

Peso-mosca encara o compatriota Daniel "Miojo" Lacerda neste sábado (30)

O paraense Francisco Figueiredo está pronto para fazer sua terceira luta no Octógono. Neste sábado (30), o "Sniper" encara o compatriota Daniel Lacerda no UFC Vegas 53, no UFC Apex.

Em sua estreia, Francisco superou Jerome Rivera por decisão unânime, mas conheceu a primeira derrota na organização ao ser superado pelo canadense Malcolm Gordon em julho do ano passado.

"Essa luta eu perdi por eu ter feito muita besteira", relembrou o paraense em entrevista ao UFC Brasil. "As pessoas falavam para mim que 'se for para sair de Belém, é para nocautear', e eu acabei deixando essas coisas entrarem na minha cabeça. Mas aprendi que não devo ligar para os outros. A única coisa que interessa é o meu pensamento".

Confira o card completo do UFC Vegas 53

Francisco Figueiredo conecta soco em Jerome Rivera no UFC Fight Island 8

Com um cartel de 12 vitórias, quatro derrotas e um empate, o paraense revelou que seus treinos mudaram bastante desde o último combate. Seu irmão, o campeão peso-mosca Deiveson Figueiredo, treinou com Henry Cejudo nos Estados Unidos e trouxe para Belém uma didática diferente.

"Agora estamos treinando de forma correta, com certeza. O Deiveson viajou e treinou muito com o Henry Cejudo e trouxe muita coisa para cá. Mudamos tudo e estamos implementando na nossa academia", contou.

Francisco falou mais sobre sua relação com o irmão. "Ele é uma lenda. Eu olho para ele e vejo isso. A gente sempre brincou muito e crescemos juntos. Temos o mesmo tamanho, idade parecida, mas ele me batia quando éramos moleques", ele ri. "Agora, a gente se pega nos treinos".

Sobre seu próximo adversário, o peso-mosca se mostrou tranquilo. Francisco reconhece o talento de Daniel, mas quer aproveitar sua experiência para travar o ímpeto do jovem oponente - que só lutou alémdo primeiro round em duas oportunidades na carreira.

"Eu vou usar isso a meu favor. Ele é explosivo, mas sempre nos primeiros minutos. O ritmo cai a partir do 2º round", analisou. "Vou cozinhar um pouco no começo para quebrar o ritmo no 1º round e acabar com a luta em seguida. É igual fazer uma prova. Se você estudar, sabe que a chance de ir bem é maior".

Francisco Figueiredo tem o braço erguido após vencer Jerome Rivera no UFC Fight Island 8

E além de conquistar mais uma vitória no Octógono, Francisco também quer ser reconhecido por seus méritos próprios e retribuir o carinho que os fãs têm com ele no dia a dia.

"Quero ir lá, ser honesto comigo mesmo e mostrar todo o meu potencial. Quero retribuir o carinho dos fãs mostrando um grande trabalho nessa próxima luta. É muito gratificante o apoio deles e ter fãs que admiram nosso trabalho. Então eu trato todos muito bem e só tenho a agradecer".

Por fim, o peso-mosca disse não querer ficar mais do que dois meses na academia antes de voltar ao Octógono para buscar seu caminho rumo à elite da categoria.

Confira o ranking do peso-mosca

"Quero vencer essa luta rápido e lutar de novo em junho. Sei que meu irmão é o atual campeão, mas também quero ser campeão do UFC e conversamos bastante sobre isso", contou. "Só que primeiro eu penso na próxima luta e em renovar meu contrato. Quanto mais eu lutar e vencer, mais rápido eu chego lá".