Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Hall da Fama: Bas Rutten, um campeão marcante

Holandês fez apenas duas lutas no Ultimate, conquistando o cinturão dos pesados


Uma das figuras mais carismáticas do MMA, Bas Rutten só fez duas lutas no UFC, mas a curta trajetória no evento é suficiente para que o holandês seja induzido ao Hall da Fama da organização. Neste sábado (11), o homem conhecido pelas mãos pesadas, finalizações impressionantes e as comemorações com um espacate no ar recebeu a homenagem em Las Vegas, e por isso vamos relembrar um pouco da carreira deste Pioneiro. 
- Assine o Canal Combate e não perca nenhum detalhe do UFC

O começo

Bas nasceu Sebastiaan Rutten em fevereiro de 1965, na cidade de Tilburg, na Holanda. Começou a treinar tae kwon do na adolescência, passou para o caratê e começou a competir profissionalmente no muay thai e kickboxing no início da vida adulta, acumulando 16 vitórias, sendo 14 nocautes.

O talentoso lutador começou no MMA em 1993, quando assinou com o evento japonês Pancrase, e foi lá que fez a maior parte de sua carreira. O peso-pesado construiu um cartel de 26 vitórias, quatro derrotas e um empate em lutas contra alguns dos maiores pioneiros do esporte, como Frank Shamrock e Maurice Smith.

UFC, título e aposentadoria precoce

Invicto em suas últimas 19 lutas, Rutten estreou no UFC em janeiro de 1999, já em uma eliminatória pelo título. O holandês venceu Tsuyoshi Kohsaka por nocaute técnico em pouco mais de 14 minutos de combate e, quatro meses depois, no UFC 20, bateu Kevin Randleman por decisão dividida, conquistando o título.

Considerado pequeno para ser um peso-pesado, Rutten vagou o título para tentar a sorte entre os meio-pesados, mas o atleta passou a batalhar contra diversas lesões e foi forçado a se aposentar das competições. Ele fez sua luta de despedida em 2006, nocauteando Ruben Villareal no WFA.

Uma vida dedicada ao MMA

Mesmo fora do octógono, Rutten continua se dedicando ao esporte. Além de treinar atletas, ele foi analista do extinto Pride, trabalhou como vice-presidente do IFL e hoje é apresentador e comentarista do programa Inside MMA, da TV norte-americana. Foi justamente em uma edição do show que o presidente do UFC, Dana White, anunciou que Bas seria o primeiro homenageado na Ala dos Pioneiros do novo Hall da Fama.