Pular para o conteúdo principal
Jose Aldo of Brazil celebrates in the octagon after his bantamweight bout during the UFC 245 event at T-Mobile Arena on December 14, 2019 in Las Vegas, Nevada. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Hall Of Fame

José Aldo é nomeado para o Hall da Fama do UFC em 2023

Ex campeão peso-pena do UFC e do WECm José Aldo será nomeado na Ala Moderna do Hall da Fama do UFC como um membro da classe de 2023

O UFC anunciou hoje que o ex-campeão peso-pena do WEC e do UFC José Aldo será nomeado para a 'Ala Moderna' do Hall da Fama do UFC como um membro da classe de 2023. A cerimônia do Hall da Fama do UFC, apresentada por Toyo Tires, será realizada na 11ª Semana Internacional de Luta do UFC em Las Vegas, em junho, e será transmitida pelo UFC Fight Pass.

"José Aldo é o maior peso-pena de todos os tempos", disse o presidente do UFC, Dana White. "Do WEC até o UFC, José nos ajudou a construir o esporte MMA e o UFC como marca, assim como mudar a percepção sobre as divisões mais leves de peso e o que elas podiam realizar dentro do Octógono. Será uma honra introduzí-lo ao Hall da Fama do UFC".

Aldo irá entrar no Hall da Fama do UFC como um membro da Ala Moderna, se juntando à outras estrelas do esporte, incluindo Forrest Griffin (2013), BJ Penn (2015), Urijah Faber (2017), Ronda Rousey (2018), Michael Bisping (2019), Rashad Evans (2019), Georges St-Pierre (2020), Khabib Nurmagomedov (2022) e Daniel Cormier (2022). A categoria da "Era Moderna" inclui atletas que se tornaram profissionais após 17 de novembro de 2000 (quando o primeiro evento do UFC foi realizado com as Regras Unificadas do MMA), e que têm no mínimo 35 anos, ou que se aposentaram a um ano ou mais.

Assista ao melhor de José Aldo no UFC Fight Pass

Um veterano de 39 lutas durante 18 anos de carreira profissional no MMA, Aldo compilou um cartel de 31-8 (24-7, UFC / WEC / PRIDE / Shooto Brazil), conquistando vitórias sobre os Hall da Fama do UFC Urijah Faber e Cub Swanson. Ele também possui vitórias contra o ex-campeão peso-leve Frankie Edgar, o ex-campeão peso-pena do WEC Mike Brown, o ex-campeão do torneio do peso-leve do Pancrase Korea Chan Sung "Zumbi Coreano" Jung, e do ex-campeão peso-leve do Shooto Alexandre Nogueira.


Aldo fez sua estreia profissional do MMA em 10 de agosto de 2004 no EcoFight 1, nocauteando seu oponente com um chute na cabeça em 18 segundos. Ele venceria nove de suas próximas 10 lutas em nove organizaçções diferentes de MMA, incluindo Pancrase, Shooto Brazil e Jungle Fight, antes de se juntar ao WEC em 2008.

José fez sua estreia nos Estados Unidos em 1 de junho de 2008, no card preliminar do WEC® 34: FABER vs. PULVER, realizado na ARCO Arena, em Sacramento, Califórnia. Ele venceu o ex-campeão peso-leve do Shooto Alexandre Nogueira por nocaute técnico no segundo round. José venceria suas próximas quatro lutas no WEC por nocaute, conquistando assim seu primeiro title-shot contra o campeão Mike Brown.

WEC® 44: BROWN vs. ALDO foi realizado em 18 de novembro de 2009 no Pearl at the Palms Casino em Las Vegas e foi a primeira luta profissional de Aldo como lutador de MMA. Brown entrou na luta principal como o campeão peso-pen do WEC e com um cartel de 22-4, além de estar em uma sequência de dez vitórias seguidas nos últimos três anos.

Aldo, que entrou na luta em uma sequência de oito vitórias, usou sua velocidade, chutes, joelhadas voadoras e defesa de quedas para controlar a luta até conseguir a montada e encerrar o combate aos dois minutos do segundo round, tornando-se o novo campeão peso-pena do WEC.

José venceria suas próximas nove lutas, defendendo seu título todas as vezes e aumentando sua sequência de vitórias para 17 por cerca de oito anos. Durante seu reinado como campeão, ele foi o último campeão peso-pena do WEC e o campeão inaugural do peso-pena do UFC em 2010, quando a organização foi incorporada pela Zuffa.

Túnel do Tempo: José Aldo x Mike Brown
fight pass logo
Unlock MORE of your inner combat sports fan with UFC Fight Pass! Fighting is what we live for. And no one brings you MORE live fights, new shows, and events across multiple combat sports from around the world. With a never-ending supply of fighting in every discipline, there’s always something new to watch. Leave it to the world’s authority in MMA to bring you the Ultimate 24/7 platform for MORE combat sports, UFC Fight Pass!

Unlock MORE of your inner combat sports fan with UFC Fight Pass! Fighting is what we live for. And no one brings you MORE live fights, new shows, and events across multiple combat sports from around the world. With a never-ending supply of fighting in every discipline, there’s always something new to watch. Leave it to the world’s authority in MMA to bring you the Ultimate 24/7 platform for MORE combat sports, UFC Fight Pass!

This video is not available in your country

There was a problem while loading content. Please try again.

Túnel do Tempo: José Aldo x Mike Brown
/

Depois de perder o cinturão peso-pena para Conor McGregor no UFC 194, Aldo se recuperaria e conquistaria o cinturão interino da categoria ao derrotar o ex-campeão peso-leve do UFC Frankie Edgar no UFC 200, em 2016.

Durante os próximos seis anos, José continuaria a enfrentar os melhores lutadores do peso-pena e peso-galo, conquistando vitórias sobre Rob Font, Marlon Vera e Renato Moicano, assim como contra o veterano Jeremy Stephens. Ele se aposentou em setembro de 2022 depois de uma derrota contra o Top 5 do peso-galo Merab Dvalishvili, no UFC 278.

Aldo entra no Hall da Fama do UFC com um currículo impressionante, que inclui>

  • Mais vitórias na história do UFC / WEC - 18
  • Mais lutas pelo cinturão peso-pena na história do UFC / WEC 11
  • Mais nocautes na história do UFC / WEC - 11
  • Mais vitórias pela via rápida na história do UFC / WEC - 11
  • Mais vitórias condecutivas na história do WEC - 8
  • O campeão mais novo na história do WEC - 23 anos
  • A maior porcentagem em defesa de quedas do peso-pena na história do UFC / WEC – 92.6%
  • Empatado com o segundo nocaute mais rápido na história do UFC / WEC - 8 segundos
  • Empatado com o terceiro maior número de knocdown na história do UFC / WEC - 9
José Aldo comemora sua vitória no UFC 200. (Foto por Rey del Rio/Getty Images)

José Aldo comemora sua vitória no UFC 200. (Foto por Rey del Rio/Getty Images)


Fora do Octógono, Aldo tem sido honrado com diversas premiações durante sua carreira, como ser reconhecido como o Lutador do Ano pelo Sherdog em 2009 e Lutador do Ano pelo Fighters Only World MMA Awards em 2010. Sua luta em 2014 contra Chad Mendes ganhou o prêmio de Luta do Ano pela ESPN, o World MMA Awards e MMA Junkie,

Sendo um dos mais populares atletas de combate no Brasil, o filme 'Mais Forte que o Mundo - A História de José Aldo' é um filme biográfico que conta sua vida. Em 2018, esse filme foi nomeado na 46ª Premiação Internacional do Emmy como melhor Filme para TV / Mini Série.

Natural de Manaus, Amazonas, Brasil, Aldo treinou capoeira, jiu-jítsu e luta livre, sendo excepcional nas três categorias. Um artista marcial talentoso, José é faixa-preta em jiu-jítsu e luta livre. Ele conquistou a medalha de bronze em 2001 no Campeonato Mundial de Jiu-Jítsu e venceu a medalha de ouri em 2003 no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu e em 2004 a Copa do Mundo CBJJO. Atualmente ele mora no Rio com sua esposa, Vivianne, e duas crianças.

Para ver a lista completa de lutadores do UFC e lutas que estão no Hall da Fama do UFC, assim como detalhes sobre o formato, visite UFC.com/HOF. Para mais informações, visite UFC.com.br