Pular para o conteúdo principal
Especiais

Panorama da Divisão: Peso Meio-Pesado | Dezembro de 2024

Confira como está a situação dos lutadores mais bem ranqueados da categoria

O brasileiro Alex "Poatan" Pereira terminou 2024 como o campeão peso meio-pesado do UFC. O lutador fez três defesas no e venceu de forma categórica todos os desafiantes, nocauteando Jamahal Hill, Jiri Prochazka e Khalil Rountree Jr. Confira como fica o cenário entre os principais atletas e o que esperar da elite da divisão para a próxima temporada.

Alex "Poatan" Pereira é introduzido no Octógono antes da luta com Jiri Prochazka no UFC 303, em Las Vegas, em junho de 2024. (Chris Unger/Zuffa LLC)
Alex "Poatan" Pereira é introduzido no Octógono antes da luta com Jiri Prochazka no UFC 303, em Las Vegas, em junho de 2024. (Chris Unger/Zuffa LLC)

Última luta: vitória por nocaute sobre Khalil Rountree Jr. no UFC 307 (5/10/2024)
Próxima luta: a definir

O brasileiro Alex "Poatan" Pereira continua fazendo história na organização. Desde de assumiu o reinado na divisão, em novembro de 2023, Poatan se tornou um dos campeões mais ativos da organização e quebrou um recorde que pertencia à norte-americana Ronda Rousey ao superar Jamahal Hill, Jiri Prochazka e Khalil Rountree Jr, todos em 2024. Após três defesas de título em apenas uma temporada, o astro brasileiro disse em coletiva após o evento que planeja fazer a sua próxima luta entre os pesos-pesados sonhando em se tornar o primeiro atleta da história do UFC a se tornar campeão em três categorias de peso diferentes, mas ainda não há nada definido para 2025.

 

1) Magomed Ankalaev

Última luta: vitória por decisão unânime sobre Aleksandar Rakic (26/10/2024)
Próxima luta: a definir

Magomed Ankalaev parece mais próximo do que nunca de uma nova chance de lutar pelo cinturão da categoria. Em outubro, ele venceu Aleksandar Rakic por decisão unânime, ampliando sua sequência invicta no Octógono para 13 lutas (11 vitórias, um empate e uma luta sem resultado). O próximo desafio do russo ainda não está definido, mas sem dúvidas ele está bem perto de uma oportunidade de enfrentar o campeão Alex "Poatan" Pereira.

 

2) Jiri Prochazka

Jiri Prochazka comemora a vitória no UFC 300. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Jiri Prochazka comemora a vitória no UFC 300. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Última luta: derrota por nocaute para Alex "Poatan" Pereira (29/6/2024)
Próxima luta: Jamahal Hill (18/1/2025)

Ex-campeão da divisão, Prochazka foi derrotado por Alex Poatan no UFC 303 em junho de 2024 e se afastou de uma nova chance pelo título, pelo menos enquanto o brasileiro estiver no topo da divisão, mesmo se mantendo como o número dois no ranking dos 92,9 Kg. O tcheco, no entanto, terá uma nova chance de se aproximar do título e enfrenta o ex-campeão Jamahal Hill no UFC 311 - o primeiro evento numeraro de 2025.

 

3) Jamahal Hill

Jamahal Hill durante a luta contra Thiago Marreta no UFC Vegas 59. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Jamahal Hill durante a luta contra Thiago Marreta no UFC Vegas 59. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Última luta: derrota por nocaute técnico para Alex "Poatan" Pereira (13/4/2024)
Próxima luta: Jiri Prochazka (18/1/2025)

Outro ex-campeão da categoria, Jamahal Hill teve duas lutas marcadas para o UFC 303 realizado no último mês de junho: primeiro, ele enfrentaria Khalil Rountree, que foi retirado do card devido a punição por doping, sendo substituído por Carlos Ulberg; desta vez, foi o norte-americano que precisou deixar o duelo devido a uma lesão. Já recuperado e de volta aos treinamentos, "Sweet Dreams" esteve presente em Salt Lake City para acompanhar o UFC 307 e agora enfrenta Jiri Prochazka em janeiro de 2025.

 

4) Jan Blachowicz

Jan Blachowicz comemora a vitória no UFC Vegas 54. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Jan Blachowicz comemora a vitória no UFC Vegas 54. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Última luta: derrota por decisão dividida para Alex "Poatan" Pereira (29/7/2023)
Próxima luta: Carlos Ulberg (22/3/2025)

Terceiro ex-campeão na lista, Jan Blachowicz está fora de ação desde a derrota para Alex "Poatan" Pereira em julho de 2023. Ele foi escalado para encarar Aleksandar Rakic no UFC 297, em janeiro, mas foi retirado do card devido a uma lesão no ombro. O veterano polonês não tem tempo a perder caso queira uma nova chance de lutar pelo ouro e seu próximo compromisso será contra a estrela em ascensão Carlos Ulberg, dia 22 de março de 2025, em Londres.

 

5) Aleksandar Rakic

Aleksandar Rakic comemora a vitória no UFC 259. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Aleksandar Rakic comemora a vitória no UFC 259. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Última luta: derrota por decisão unânime para Magomed Ankalaev (26/10/2024)
Próxima luta: a definir

Após passar quase dois anos longe do Octógono se recuperando de lesão no joelho, Rakic retornou à ação no UFC 300, mas acabou nocauteado por Jiri Prochazka, o que esfriou sua pretensão de disputar o cinturão no curto prazo. Em seguida, ele foi superado por Magomed Ankalaev no UFC 308. Para afastar a sequência de derrotas , o austríaco espera voltar o quanto antes ao Octógono em 2025.

 

Menções honrosas: Carlos Ulberg, Khalil Rountree Jr.

Fora do Top 5, dois nomes ganham destaque. Desde que estreou com derrota para Kennedy Nzechukwu, Carlos Ulberg vem em uma crescente e venceu seus sete compromissos seguidos. Ele agora encara Jan Blachowicz e deve entrar na elite caso saia vitorioso. Já Khalil Rountree Jr. teve a chance de conquistar o cinturão contra Alex "Poatan" Pereira no UFC 307, mas saiu derrotado. Mesmo assim, o norte-americano foi muito elogiado pela sua performance e aguarda seu próximo desafio.