Uma nova campeã peso-palha foi coroada após o UFC 274. Carla Esparza venceu Rose Namajunas mais uma vez e voltou a ser a dona do cinturão da categoria. Com isso, novos desafios esperam a campeã de uma divisão recheada de grandes talentos.

Carla Esparza comemora a conquista do cinturão no UFC 274 (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Cartel: 19-6 (4 nocautes, 4 finalizações)
Última luta: vitória por decisão dividida contra Rose Namajunas (7/5/2022)
Próxima luta: a definir
Carla Esparza voltou a ostentar o cinturão peso-mosca do UFC. A primeira campeã na história da categoria recuperou o título ao vencer Rose Namajunas por decisão dividida na luta co-principal do UFC 274. A nova campeã tem agora seis vitórias seguidas, vive seu melhor momento no Octógono e aguarda a próxima desafiante ao cinturão.
1) Rose Namajunas

Rose Namajunas reage ao fim da luta no UFC 274. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Cartel: 11-5 (2 nocautes, 5 finalizações)
Última luta: derrota por decisão dividida contra Carla Esparza (7/5/2022)
Próxima luta: a definir
O segundo reinado de Rose Namajunas chegou ao fim. A lutadora saiu derrotada por Carla Esparza no UFC 274 e agora precisará reconstruir seu caminho até ter uma nova chance de lutar pelo título. A lutadora irá completar 30 anos em junho e ainda está em seu auge, sendo um desafio complexo para qualquer oponente.
2) Zhang Weili

Zhang Weili se prepara para sua luta no UFC 268. (Foto por Cooper Neill/Zuffa LLC)
Cartel: 21-3 (10 nocautes, 7 finalizações)
Última luta: derrota por decisão dividida contra Rose Namajunas (6/11/2021)
Próxima luta: Joanna Jedrzejczyk (11/6/2022 - UFC 275)
Ex-campeã da categoria, Zhang Weili foi novamente superada por Rose Namajunas em sua última luta, desta vez por decisão dividida. A chinesa ocupa o segundo lugar no ranking e irá encarar a polonesa Joanna Jedrzejczyk em uma revanche marcada para o UFC 275, em junho deste ano.
3) Marina Rodriguez

Marina Rodriguez vence Yan Xiaonan no UFC 272. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Cartel: 16-1-2 (6 nocautes, 1 finalização)
Última luta: vitória por decisão dividida contra Yan Xiaonan (5/3/2022)
Próxima luta: a definir
Brasileira mais bem ranqueada na categoria, Marina Rodriguez é uma forte candidata ao posto de próxima desafiante. A lutadora vem de quatro vitórias seguidas – sendo duas em lutas principais – e vive sua melhor fase no UFC. Marina é uma ótima striker, com poder de nocaute e vem aperfeiçoando seu jogo de chão, conforme foi visto em seu duelo contra Mackenzie Dern.
4) Mackenzie Dern

Mackenzie Dern comemora a vitória no UFC 273. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Cartel: 12-2 (7 finalizações)
Última luta: vitória por decisão dividida contra Tecia Torres (9/4/2022)
Próxima luta: a definir
A multicampeã de jiu-jítsu Mackenzie Dern ocupa atualmente 4ª colocação no ranking da categoria. A lutadora se recuperou da derrota para a compatriota Marina Rodriguez, em outubro, e bateu Tecia Torres em sua última apresentação. Mackenzie vem mostrando evolução na luta em pé e tem possivelmente o jogo de finalizações mais perigoso da categoria.
5) Yan Xiaonan

Yan Xiaonan se prepara para seu duelo no UFC Vegas 27. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Cartel: 15-3, 1 NC (7 nocautes)
Última luta: derrota por decisão dividida contra Marina Rodriguez (5/3/2022)
Próxima luta: a definir
Fechando a lista, temos mais um expoente do crescimento do MMA chinês. Yan Xiaonan figura em quinto no ranking da categoria e busca a recuperação no Octógono. A lutadora estava invicta em seis lutas, até sair derrotada para Carla Esparza e por Marina Rodriguez. Com uma forte base no sanda, também conhecido como kickboxing chinês, Xiaonan é uma lutadora que mostra um grande volume de golpes e pressiona suas adversárias como principal característica nos combates.