Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Randy Couture - As sete grandes vitórias

Por Thomas Gerbasi  

No sábado, dia 6 de fevereiro, o cinco vezes campeão do UFC Randy Couture retorna ao octógono para encarar o companheiro de Hall da Fama Mark Coleman, em um embate com quase 12 anos de espera. Faltando apenas algumas semanas para a luta principal do UFC 109, é chegado o momento perfeito para lembrar a todos o motivo pelo qual essa luta é tão histórica. Confira as grandes sete vitórias de Couture.

 

Vitor Belfort I - 17 de outubro, 1997 - UFC 15  

 

Resultado: Vitória de Couture por nocaute no 1º round  

 

Ao entrar no combate no UFC 15 em Bay St. Louis, Mississippi, Randy Couture era virtualmente desconhecido na MMA, com duas vitórias e um currículo impressionante como wrestler. Belfort tinha uma história completamente diferente. O jovem de 20 anos possuía três vitórias no UFC, todas elas representativas do seu estilo rápido e forte. Belfort era o "Fenômeno" e ninguém esperava que ele perdesse, ainda mais para o lutador de 34 anos. Couture impôs seu ritmo naquela noite, parando Belfort aos 8:16 e mudando a cara da MMA para sempre.  

 

Pedro Rizzo I - 4 de maio, 2001 - UFC 31  

 

Resultado: Vitória de Couture em cinco rounds  

 

Ao encarar mais um brasileiro com mãos pesadas, "The Natural" era visto por muitos como um azarão contra Pedro Rizzo, um lutador com potencial que ainda não tinha alcançado o que queria e detinha talento espetacular. No entanto, assim que o sino soou, a vontade e o coração de Couture comandaram o dia, encerrado com uma disputada, porém unânime decisão sobre "The Rock". Quer saber o quanto de coração ele mostrou naquele dia? Pergunte para qualquer pessoa que esteve presente na entrevista depois da luta, onde Couture mal conseguia andar até o seu lugar no pódio depois de acabar com Rizzo em cinco rounds.

 

Chuck Liddell I - 6 de junho, 2003 - UFC 43  

 

Resultado: Vitória de Couture por nocaute no 3º round  

 

Na primeira luta de Couture no meio-pesado, ele teve de encarar Liddell, um lutador que não perdia há quatro anos. Mas ele chegou lá e não só derrotou "The Iceman", como o parou. Foi um dos maiores retornos da história do esporte, apenas para ser ultrapassado por...  

 

Tito Ortiz - 26 de setembro, 2003 - UFC 44  

 

Resultado: Vitória de Couture em 5 rounds por decisão unânime  

 

...uma vitória sobre a grande lenda do esporte na época, Tito Ortiz. Acusado de ter evitado uma luta com Liddell, Ortiz sabia que uma vitória sobre o homem que derrotou "The Iceman" encerraria muitas discussões. Couture não entrou nessa e passou de um lutador de elite para um ícone no espaço de 25 minutos, o tempo que levou para dominar "The Huntington Beach Bad Boy", que não possuía respostas para Couture naquela noite.  

 

Tim Sylvia - 3 de março, 2007 - UFC 68  

 

Resultado: Vitória de Couture em 5 rounds por decisão unânime  

 

Quando Couture anunciou que estava retornando depois de um ano afastado, iniciado após sua derrota para Chuck Liddell em 2006, ele não apenas disse que estava voltando para lutar no pesado, mas que estava voltando para encarar o maior lutador da categoria, Tim Sylvia. Na época, muitos não acreditaram e apenas torceram para que "The Natural" não se machucasse. Mas no segundo que Couture lançou uma direita no primeiro round, derrubando Sylvia, o público na Ohio´s Nationwide Arena levantou, comemorou e não sentou mais pelos próximos 24 minutos de ação. Couture dominou Sylvia do início ao fim dos cinco rounds e quando a luta acabou, enquanto os fãs comemoravam, o lutador de 42 anos simplesmente disse "Nada mal para um velho".  

 

Gabriel Gonzaga - 25 de agosto, 2007 - UFC 74  

 

Resultado: Vitória de Couture por nocaute no 3º round  

 

Sim, Tim Sylvia era grande e podia dar golpes fortes, mas ele não tinha o jogo de chão do especialista em Jiu-Jitsu Gabriel Gonzaga, vindo de um nocaute sobre Mirko Cro Cop. Esse seria o cara que acabaria com a estrada de Couture rumo ao topo da divisão, certo? Errado. Couture mexeu no relógio novamente, lutando de forma ainda mais impressionante da vista na luta contra Sylvia, quebrando o nariz de Gonzaga e controlando a luta até o final dela, no terceiro round. Ah, e ele fez isso com um braço quebrado por um dos chutes mortais de Gonzaga. E a lição foi aprendida - se você ainda coloca Randy Couture fora da disputa, você simplesmente não está prestando atenção.  

 

Brandon Vera - 14 de novembro, 2009 - UFC 105  

 

Resultado: Vitória de Couture em três rounds  

 

Essa é longe de ser a mais entusiasmante vitória de Couture quando se trata de força, mas no seu retorno para o meio pesado pela primeira vez desde 2006, Couture mostrou o motivo de se manter como um dos mais perigosos lutadores do mundo - e tudo tem a ver com a sua mente e atenção aos detalhes. Contra o ultratalentoso Vera, outro lutador mais jovem, mais rápido e mais explosivo, Couture sabia o que deveria fazer - fechar os espaços, evitar o fogo inicial e fazer da luta uma guerra de atrito. "The Natural" fez exatamente isso e, apesar da vitória ter sido apertada, recordes não são feitos por vitórias apertadas, apenas por vitórias, e Couture adicionou o número 17 ao seu currículo naquela noite em Manchester, na Inglaterra.