Pular para o conteúdo principal
Entrevistas

Ricardo Ramos quer voltar às raízes para vencer no UFC Austin

Brasileiro encara Danny Chavez em duelo pelo peso-pena neste sábado (18)

O brasileiro Ricardo Ramos busca voltar à coluna das vitórias neste sábado (18), quando enfrenta Danny Chavez em duelo pelo peso-pena no UFC Austin.

Em sua última luta, em outubro do ano passado, Ricardo foi superado pelo russo Zubaira Tukhugov após um equilibrado embate de três rounds, e para se reabilitar no Octógono, o paulista contou que pretende voltar às raízes.

"Eu sou do jiu-jítsu. Tive um momento em que foquei mais na trocação para poder crescer como lutador, mas a gente não esquece as raízes. O bom filho à casa torna. Voltei a investir no meu jiu-jítsu, a competir para sentir a adrenalina e resgatar a 'pegada' do grappling, que é uma coisa diferente", disse em entrevista exclusiva ao UFC Brasil, "Foi o jiu-jítsu que me trouxe até aqui, e com certeza é um indicativo do que pretendo usar quando chegar a hora da luta".

Confira o card completo do UFC Austin

Ricardo Ramos of Brazil attempts to submit Bill Algeo in their featherweight bout during the UFC Fight Night event at UFC APEX on May 22, 2021 in Las Vegas, Nevada. (Photo by Chris Unger/Zuffa LLC)
Giving Bill Algeo fits, May 22, 2021 in Las Vegas, Nevada. (Photo by Chris Unger/Zuffa LLC)

Aos 26 anos de idade, o brasileiro já se sente um veterano. Em 2022, Ricardo está completando 10 anos como lutador profissional de MMA e cinco anos como atleta do Ultimate, e acredita ter atingido a maturidade para dar o próximo passo na carreira.

"Estamos ficando rodados, já temos tempo de pista", brincou. "A experiência vai mudando a maneira como a gente lida com as coisas. Quando eu era mais novo, tudo me impressionava muito. Hoje, já fico mais 'de boa' com toda a rotina do evento e isso dá uma segurança maior".

"Ter cinco anos de empresa, aos 26 anos de idade, é algo que me alegra muito e me dá disposição para buscar ainda mais", continuou. "Claro que temos as derrotas, mas sei que ainda tenho um caminho a trilhar".

Ricardo Ramos golpeia Bill Algeo no UFC Fight Night no UFC Apex em 22 de maio de 2021 (Chris Unger/Zuffa LLC)

Seu próximo desafio, Danny Chavez, tem apenas três lutas pelo UFC, com uma vitória, um empate e uma derrota. Apesar do retrospecto irregular, o norte-americano é visto como um adversário duro e que merece ser respeitado por Ricardo - que, no entanto, garante estar confiante de que terá o braço erguido neste sábado.

"Ele é um cara explosivo e que tem bons chutes. Toda a equipe dele tem um estilo parecido de jogo. Dá para ver que eles compartilham um estilo de luta", disse, se referindo à MMA Masters, casa de atletas do Ultimate como Colby Covington, Miguel Baeza, Rafael Alvez, entre outros. "Eles têm os chutes na panturrilha, um 'rodado' da capoeira. É um estilo de muita disposição".

"Mas estou preparado para enfrentar tudo isso", garantiu. "Vai ser 'pega para lá e pega para cá' do começo ao fim. Assisti todas as lutas que pude dele e estou confiante. Sei que vai ser uma luta contra um cara duro, mas sou mais eu e vou para cima para levar a vitória".