Pular para o conteúdo principal
Conor McGregor of Ireland prepares to fight Dustin Poirier in a lightweight fight during the UFC 257 event inside Etihad Arena on UFC Fight Island on January 23, 2021 in Abu Dhabi, United Arab Emirates. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Listas

Top 10: Os melhores lutadores europeus

No aquecimento para o UFC Paris, confira uma lista com dez lutadores do Velho Continente que fizeram história no Octógono

Em 3 de setembro, o Octógono fará a sua estreia em Paris quando o UFC chega à "Cidade Luz", na França, pela primeira vez. O evento terá alguns dos melhores lutadores europeus da atualidade, incluindo o antigo campeão interino de pesos-pesados Ciryl Gane e o ex-desafiante ao cinturão do peso-médio Marvin Vettori.

Mas quem são os melhores lutadores europeus que já estiveram no UFC?

Agora parece ser o momento certo para tentar montar tal lista.

Bas Rutten

Embora só tenha feito duas aparições no Octógono, o legado da estrela holandesa não pode ser negado.

"El Guapo" foi admitido no Hall da Fama da UFC em 2015 na Ala dos Pioneiros como um dos principais artistas marciais mistos dos primeiros anos do esporte. Ele fez a transição para o UFC após uma longa carreira no Pancrase, chegando em uma série invicta de 19 lutas para desafiar o título do peso-pesado.

Bas Rutten (R) punches Tsuyoshi Kosaka during their bout at UFC 18 on January 8, 1999 in Kenner, Louisiana. (Photo by Josh Hedges/Zuffa LLC)

Bas Rutten golpeia Tsuyoshi Kosaka durante o UFC 18. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)


Seu primeiro passo nessa jornada veio com um nocaute sobre Tsuyoshi Kohsaka, e logo em seguida tivemos uma das vitórias mais controversas da história do UFC - uma decisão dividida contra Kevin Randleman no UFC 20. Ele foi forçado a se aposentar devido a lesões persistentes antes de fazer uma última aparição em 2006 - uma vitória na WFA: King of the Streets, que permitiu que Rutten terminasse sua carreira em uma incrível série invicta de 22 lutas.

Andrei Arlovski

Arlovski tem 43 anos de idade.

Ele fez 38 lutas no UFC e possui 23 vitórias - empatado em segundo lugar na história do UFC no maior número de vitórias em todas as categorias - e está atualmente em uma série de quatro triunfos, tendo vencido seis de seus últimos sete combates no total.

Andrei Arlovski em sua entrada no UFC Vegas 53

Andrei Arlovski em sua entrada no UFC Vegas 53. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Testemunhamos mais da metade da carreira profissional de Arlovski dentro do Octógono, observando como ele subiu ao topo do ranking dos pesos-pesados e se envolveu em uma trilogia com Tim Sylvia, e a inesperada série de sucessos após seu retorno em 2014 que quase o levou a outra oportunidade de disputar o cinturão. Desde então, o venerável veterano bielorrusso se estabeleceu como o velho batalhador duro que você tem que vencer se quiser avançar na divisão, e ultimamente, poucos esperançosos foram capazes de ultrapassá-lo.

Michael Bisping

Michael Bisping sempre esteve no card principal, literalmente.

Anderson 'The Spider' Silva of Brazil (R) and Michael 'The Count' Bisping of England (L) compete in their Middleweight bout during the UFC Fight Night held at at Indigo at The O2 Arena on February 27, 2016 in London, England. (Photo by Dean Mouhtaropoulos/Zuffa LLC)

Michael Bisping golpeia Anderson Silva em 2016, durante evento em Londres. (Foto por Dean Mouhtaropoulos/Zuffa LLC)


Ele fez a caminhada até o Octógono 29 vezes e todas elas aconteceram no card principal, liderando 14 cards. Ele foi o vencedor da 3ª temporada do TUF no peso meiopesado, se estabeleceu como uma figura importante no peso-médio e teve um momento de absoluto conto de fadas quando conquistou o cinturão do UFC ao nocautear Luke Rockhold no UFC 199, em um evento em que entrou de última hora.

Bisping é um dos 10 lutadores a conquistar mais de 20 vitórias no UFC, e durante a maior parte de uma década, ele foi inegavelmente um dos rostos da empresa.

"O Conde" tomou seu lugar de direito no Hall da Fama do UFC em 2019.

Alistair Overeem

Embora ele nunca tenha sido capaz de adicionar o cinturão do peso-pesado do UFC à sua coleção, não há como negar o impacto que Overeem teve sobre a divisão e o fato de que ele foi uma ameaça sempre presente durante seus 20 combates no Octógono.

Alistair Overeem of the Netherlands kicks Walt Harris in their heavyweight fight during the UFC Fight Night event at VyStar Veterans Memorial Arena on May 16, 2020 in Jacksonville, Florida. (Photo by Cooper Neill/Zuffa LLC)

Alistair Overeem chuta Walt Harris no UFC Jacksonville, em 2020. (Foto por Cooper Neill/Zuffa LLC)


A estréia da Overeem frente a Brock Lesnar no UFC 141 foi imperdível - uma força ameaçadora que havia sido dominante fora da organização durante anos colidindo com um dos grandes ex-campeões, em um combate imediatamente catapultaria o vencedor para o cinturão. Overeem venceu rapidamente e se estabelceu como uma ameaça nas fileiras do peso-pesado.

Ele lutou pelo título no UFC 203, quase pegando Stipe Miocic em uma guilhotina, e permaneceu como uma figura permanente no Top 10 até o final. Overeem encabeçou oito eventos em 20 lutas, incluindo suas cinco últimas aparições, e nunca parou de procurar maneiras de melhorar seu jogo.

Apesar de ter ficado aquém do esperado em sua busca pelo ouro, ele sempre esteve na caça e deixou seu nome marcado.

Conor McGregor

Desde sua estreia até sua vitória no UFC 205, McGregor foi uma força absoluta da natureza - um místico que previa as coisas e as fazia acontecer no Octógono; o primeiro "Champ-Champ" na história do UFC, e uma das maiores estrelas esportivas do planeta.

Conor McGregor of Ireland prepares to fight Dustin Poirier in a lightweight fight during the UFC 257 event inside Etihad Arena on UFC Fight Island on January 23, 2021 in Abu Dhabi, United Arab Emirates. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Conor McGregor se prepara para enfrentar Dustin Poirier no UFC 257. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Ele se tornou tão popular que as pessoas começaram a chamá-lo de "O Conor McGregor", e teve uma atração tão grande com o público que as pessoas se fantasiavam e o imitavam nas arquibancadas.

O irlandês ganhou suas primeiras sete lutas no Octógono, reivindicando o título interino e linear do peso-pena antes de sofrer uma derrota surpreendente para Nate Diaz no UFC 196. Ele vingou essa derrota cinco meses depois, e então deu a volta por cima e entregou seu desempenho mais impressionante, desmontando Eddie Alvarez para ganhar o cinturão do peso-leve na luta principal do primeiro pay-per-view do UFC no Madison Square Garden.

Independentemente de como as coisas se passaram ultimamente, o impacto que "The Notorious" teve sobre o UFC - e no mundo esportivo como um todo - é inegável, e ele vai residir no Hall da Fama no segundo em que se aposentar.

Khabib Nurmagomedov

Você sabe que foi um dos maiores de todos os tempos quando você se afasta no auge de sua carreira, brandindo um cartel de 29-0, e quase dois anos depois as pessoas ainda estão desejando que você permaneça um pouco mais e que volte para o Octógono.

Parece que houve dois capítulos na carreira de Khabib - pré e pós lesões - e sim, ele é um daqueles raros talentos aos quais você pode se referir simplesmente pelo nome e todos saberão exatamente de quem você está falando sem problemas. Ele era muito bom antes das lesões que o forçaram a ficar afastado por dois anos, mas ele foi realmente aterrorizante quando voltou.

Khabib Nurmagomedov comemora após a vitória sobre Dustin Poirier no UFC 242 em setembro de 2019 (Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Khabib Nurmagomedov comemora após a vitória sobre Dustin Poirier no UFC 242 em setembro de 2019. (Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Na noite em que McGregor ganhou o título peso-leve no MSG, Khabib gentilmente pediu a Michael Johnson para desistir porque ele precisava ir em frente e lutar pelo título. Depois de ganhar o cinturão no UFC 223, ele dominou McGregor, Dustin Poirier e Justin Gaethje, finalizando os três antes de anunciar sua aposentadoria.

Muito poucos lutadores entram no UFC invictos e saem dessa forma, especialmente depois de enfrentar o nível de competição que Khabib enfrentou.

Mas ele o fez, e é assim que você sabe que o Hall da Fama de 2022 foi um dos melhores de todos os tempos.

Joanna Jedrzejczyk

"Não se preocupe - depois de sábado, você pode me chamar de Joanna Campeã"!

A citação pode não ser precisa, mas esse foi o momento em que todos sabiam que Jedrzejczyk seria uma estrela, e depois de vencer Carla Esparza para reivindicar o título peso-palha na luta co-principal do UFC 185, o destaque polonês se tornou uma das maiores estrelas do esporte.

Joanna Jedrzejczyk defende o cinturão no UFC 205, em 2016. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Joanna Jedrzejczyk defende o cinturão no UFC 205, em 2016. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Ela é a única mulher a defender com sucesso o título peso-palha mais de uma vez - fazendo isso cinco vezes no decorrer de sua jornada de mais de dois anos no topo da divisão - e lutou pelo ouro em dois terços de suas participações no UFC. Jedrzejczyk esteve na maior luta feminina da história do UFC contra Zhang Weili, no UFC 248, e provavelmente será consagrada no Hall da Fama nos próximos dois anos após anunciar sua aposentadoria neste ano, após perder mais uma vez para a chinesa

Comunicação, técnica, carisma, cinturão - estas são apenas algumas das coisas que Joanna exibiu ao longo de sua carreira no UFC, o que a fez se tornar uma das principais lutadoras na história do UFC.

Petr Yan

Alguns podem argumentar que incluir Yan nesta lista é um pouco prematuro, mas é o seguinte: através de suas primeiras 10 apresentações no UFC, o russo de 29 anos tem um cartel de 8-2, tendo vencido o título interino e linear do peso-galo, e suas duas únicas derrotas foram em disputas de cinturão contra Aljamain Sterling.

Petr Yan of Russia punches Cory Sandhagen in the UFC interim bantamweight championship fight during the UFC 267 event at Etihad Arena on October 30, 2021 in Yas Island, Abu Dhabi, United Arab Emirates. (Photo by Chris Unger/Zuffa LLC)

Petr Yan golpeia Cory Sandhagen durante o duelo pelo cinturão interino do peso-galo no UFC 267. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Petr Yan of Russia punches Cory Sandhagen in the UFC interim bantamweight championship fight during the UFC 267 event at Etihad Arena on October 30, 2021 in Yas Island, Abu Dhabi, United Arab Emirates. (Photo by Chris Unger/Zuffa LLC)

Ter um cartel de 8-2 em uma divisão tão profunda e talentosa como o pes-galo é um feito impressionante - o suficiente para ganhar um lugar nesta lista. Também podemos destacar que Yan provavelmente só continuará melhorando à medida que sua carreira progredir.

A próxima etapa para o ex-campeão é um encontro com Sean O'Malley no UFC 280, em outubro.

Alexander Gustafsson

Gustafsson será mais lembrado por suas derrotas desoladoras do que por sua impressionante coleção de vitórias, e tudo bem, porque é nesses contratempos que você realmente vê o quão bom "The Mauler" foi durante o auge de sua carreira.

O peso meio-pesado sueco perdeu sua segunda luta no UFC antes de se conquistar seis vitórias consecutivas para ganhar a chance de enfrentar Jon Jones pelo título da categoria no UFC 165, onde ele fez uma das lutas mais disputadas pelo cinturão até hoje. Dois anos depois, Gustafsson mais uma vez saiu derrotado em uma luta pelo cinturão - dessa vez para Daniel Cormier.

Alexander Gustafsson punches Glover Teixeira in their light heavyweight fight during the UFC Fight Night event at the Ericsson Globe Arena on May 28, 2017 in Stockholm, Sweden. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Alexander Gustafsson golpeia Glover Teixeira no UFC Estocolmo, em 2017. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Eu estava lá em Houston no UFC 192 e sua disputa com o Cormier continua sendo uma das melhores que já vi pessoalmente - uma batalha de nervos onde ambos estavam exaustos, mas nenhum dos dois estava recuando um centímetro sequer. Apenas uma pessoa poderia ganhar naquela noite, mas Gustafsson não perdeu nada na derrota.

O lutador de 35 anos é o famoso "você tinha que estar lá para entender". Eu estava lá pessoalmente em alguns momentos e observei todos os outros, e não há nada que me impeça de dizer que Alexander Gustafsson foi um dos melhores pesos meio-pesados de sua geração e, sem dúvida, um dos maiores talentos europeus na história da UFC.

Leon Edwards

Muito cedo?

Talvez, mas além de reivindicar o trono do peso meio-médio no UFC 280, a vitória emocionante de Edwards sobre Kamaru Usman também empurrou sua invencível série para 11 lutas, e colocar esse tipo de sequência em uma divisão tão profunda e talentosa é mais do que apenas um "oportunismo" para ser colocado nesse grupo.

Leon Edwards comemora após a vitória sobre Kamaru Usman no UFC 278 em agosto de 2022 (Josh Hedges/Zuffa LLC)

O campeão de 30 anos tem um cartel de 12-2 em sua longa carreira dentro do UFC. Ele não perdeu desde aquele primeiro encontro com Usman em dezembro de 2015, na noite em que Nate Diaz fez o que fez contra Conor McGregor. E assim como Yan, ele ainda tem muito tempo para aumentar ainda mais sua lista de conquistas.

Mas em um esporte onde há uma infinidade de maneiras para as coisas darem errado e os lutadores saírem derrotados, ter 11 lutas sem um revés é incrível - ainda mais em um momento inacreditável como visto em Salt Lake City. Então, sim, ele está nessa lista.

Menções honrosas: Islam Makhachev, Jiri Prochazka, Jan Blachowicz, Ciryl Gane, Gegard Mousasi, Martin Kampmann, Germaine de Randamie