Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

UFC 213: Contagem Regressiva

Evento com quatro atletas brasileiros definirá campeões e postulantes a cinturão

O verdadeiro fã do MMA sabe que julho é o mês em que acontece anualmente a Semana Internacional da Luta e, com ela, ao menos dois dias consecutivos de combates, incluindo sempre um evento diferenciado, com um card repleto de duelos importantes e disputas de cinturão.
Em 2017, teremos o TUF Finale no dia 7, sexta-feira, e o UFC 213, a grande atração da semana, que acontece no dia 8 de julho na T-Mobile Arena, em Las Vegas, e terá na luta principal a revanche entre a brasileira Amanda Nunes e Valentina Shevchenko pelo cinturão peso-galo.
Confira o card completo do UFC 213

As duas se encontraram pela primeira vez há pouco mais de um ano, em março de 2016, e fizeram um equilibrado combate que terminou em vitória da “Leoa” por decisão dos jurados. Foi este resultado que credenciou a brasileira a disputar o cinturão da categoria - que ela acabaria conquistando e defendendo com sucesso ainda no ano passado.
Mas se a brasileira viveu grandes momentos após encarar Shevchenko, a lutadora quirguiz naturalizada peruana não ficou para trás e se reabilitou do revés com triunfos maiúsculos sobre a ex-campeã Holly Holm e sobre Julianna Pena, que lhe garantiram o direito à revanche.

Outro brasileiro que terá uma dura revanche pela frente no UFC 213 é o ex-campeão peso-pesado Fabricio Werdum, que vai encarar Alistair Overeem no card principal do evento.
A história entre os dois é antiga e teve seu primeiro capítulo escrito há mais de uma década, em 2006, quando o brasileiro venceu o holandês por finalização no Pride. A vingança de Overeem foi conquistada cinco anos depois, com triunfo por decisão dos jurados sobre Werdum no Strikeforce.
Agora, chegou a hora de dois dos maiores pesos-pesados da história acertarem as contas no octógono do UFC, e definirem quem estará mais próximo de uma nova chance de disputar o cinturão da organização.

Por falar em cinturão, um novo peso-médio sairá carregando o ouro do UFC 213, quando Yoel Romero e Robert Whittaker disputarão o título interino da categoria.
Medalhista olímpico no wrestling e um dos melhores atletas da modalidade de sua geração, Romero levou todo seu potencial consigo quando fez a transição para o MMA, e está perfeito em sua trajetória no Ultimate: são oito vitórias em oito lutas, com três bônus de Performance e duas Lutas da Noite no processo.
Entretanto, para vestir o cinturão, o cubano de 40 anos terá a missão de frear a sensação australiana Robert Whittaker, de apenas 26.
Campeão do TUF Smashes em 2012 como meio-médio, Whittaker subiu de categoria em 2014 e tem provado, luta após luta, que a decisão foi acertada. Nos médios, já são seis vitórias em seis lutas, também com três bônus de Performance e duas Lutas da Noite.
Apenas estas atrações já seriam suficientes para tornar o UFC 213 imperdível, mas ainda teremos mais dois ex-campeões em ação, as presenças dos brasileiros Thiago Marreta e Douglas D’Silva e uma série de confrontos do mais alto nível, que prometem fazer do evento um dos mais empolgantes do ano, e a melhor maneira de dar a largada para o segundo semestre no octógono.
Assine o Combate | Siga o canal do UFC no YouTube | Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC