Pular para o conteúdo principal
Atletas

UFC inaugura UPI na China

UFC Performance Institute de Xangai servirá como local de treinos e desenvolvimento dos atletas


Finalmente dono do cinturão peso-leve que cobiçou por anos, o invicto Khabib Nurmagomedov está no topo do mundo agora, e está pronto para defender este título contra seu rival de longa data Conor McGregor na luta principal do UFC 229, dia 6 de outubro. É a maior luta do ano, mas antes do combate, vamos relembrar as vitórias mais dominantes do russo.
2012
Kamal Shalorus
Por Frank Curreri - “A Águia” pousou, e seu nome é Khabib Nurmagomedov
Fazendo sua estreia nos Estados Unidos e no UFC, o russo conquistou sua 17ª vitória ao desmantelar Kamal Shalorus. O especialista em Sambo derrubou Shalorus no primeiro round com um uppercut e descarregou golpes, mas não conseguiu definir o duelo.
Os adversários raramente colocam Shalorus, o wrestler de primeira linha, de costas no chão. Mas Nurmagomedov o fez diversas vezes. A última delas foi no terceiro round, quando o russo escapou de uma guilhotina, passou a guarda e encaixou um mata-leão, encerrando a luta aos 2m08s.
Mais UFC 229: Duas novas lutas confirmadas
Gleison Tibau
Foi uma vitória emocionante para Khabib, que conquistou o maior triunfo de sua carreira ao superar Gleison Tibau em três rounds e atingir a marca de 18-0 antes de derramar lágrimas no meio do Octógono.
As estrelas do primeiro round foram os fãs brasileiros cantando para seu atleta por cinco minutos. Dentro do Octógono, Nurmagomedov tentou, mas não conseguiu derrubar seu oponente, enquanto o ataque de Tibau consistiu em alguns contragolpes nas entradas do russo.
O segundo round também foi apertado, mas Khabib pareceu igualar seu adversário em golpes, apesar de ser atingido algumas vezes em retorno. Após mais algumas trocas entre os pesos-leves no início do terceiro, Tibau conseguiu uma queda, mas foi incapaz de capitalizar. No final, a agressividade e o ritmo de Khabib fizeram a diferença e lhe renderam a decisão unânime por 30-27.
2013
Thiago Tavares
Khabib Nurmagomedov mandou um claro recado vencendo de forma enfática o veterano Thiago Tavares e ampliando seu cartel para 19-0.
Após um breve estudo, com Tavares perseguindo e Nurmagomedov se movimentando lateralmente esperando por uma brecha, o russo encontrou e mandou o brasileiro ao tablado com um uppercut de esquerda. Algumas cotoveladas vieram a seguir, e o árbitro Dan Miragliotta encerrou o combate com 1m55s de luta.
Abel Trujillo
Por Laura Gilbert - O russo conseguiu a 20ª vitória consecutiva após dominar Abel Trujillo em três rounds, levando a decisão por 30-27 e quebrando o recorde do UFC de maior número de quedas em uma luta, com 21.
Trujillo foi o primeiro a atacar e conseguiu uma queda, que Khabib agradeceu com uma tentativa de chave de braço. Nurmagomedov derrubou o adversário mais oito vezes seguidas e tentou um triângulo na última. A tendência se manteve nos assaltos seguintes, que tiveram ainda um belo suplex de Nurmagomedov no terceiro round.
Veja também: Edgar fala de motivação e legadoMarlon reivindica title-shot | Ponzinibbio desafia RDA | Cara de Sapato prevê finalização no UFC SP
Pat Healy
A 21ª vitória seguida veio em nova decisão unânime contra o veterano Pat Healy por 30-27. “UFC, me dê uma disputa de título, estou pronto”, anunciou Khabib.
Como prometido, Healy pressionou Nurmagomedov no início e fez o russo andar para trás, mas ele se adaptou e conectou bons socos e joelhadas no rosto do oponente, antes de uma queda no minuto final, da mesma forma que fez no segundo assalto.
Khabib aplicou mais três quedas no último round, incluindo uma em que carregou Healy pelo Octógono e o arremessou no meio do Octógono, trabalhando com seu ground and pound até o final do combate.
2014
Rafael dos Anjos
A 22ª vitória de Khabib foi novamente dominante, superando Rafael dos Anjos por 30-27 e encerrando a sequência de cinco triunfos seguidos do brasileiro.
Foi mais uma aula de quedas do russo, que alternou pressionando com socos e entradas nas pernas. No início do segundo round, RDA quase o pegou com uma guilhotina, da qual Khabib se defendeu. O brasileiro foi para o tudo ou nada no terceiro, e teve alguns momentos bons, mas foi novamente frustrado por uma queda que o manteve no chão até o final.
2016
Darrell Horcher
De volta à ação após uma série de lesões que o mantiveram de molho por dois anos, Khabib somou mais uma vitória ao seu cartel invicto ao vencer o substituto de última hora de Tony Ferguson, Darrell Horcher no segundo round.
Nurmagomedov demorou um pouco para achar o ritmo, mas no meio do primeiro round já colocou seu adversário no chão e pacientemente o castigou com cotoveladas. Os dois voltaram para o segundo round e desta vez Khabib definiu o confronto com golpes primeiro em um crucifixo e depois pelas costas, com o árbitro James Warring interrompendo aos 3m38s.
Michael Johnson
Nurmagomedov esperava lutar pelo título nesta noite no UFC 205, e embora não tenha recebido a chance, mandou uma clara mensagem com um triunfo por finalização no terceiro round sobre Michael Johnson, chegando ao cartel de 24-0.
Johnson ditou o ritmo no início e acertou duros golpes de esquerda e fazendo Khabib pagar pelas tentativas de encurtar. Mas quando o russo conseguiu, castigou Johnson com seu ground and pound. E assim a luta foi até o terceiro assalto, quando Khabib encaixou uma kimura e definiu o duelo aos 2m31s.
2017
Edson Barboza
No dia do nascimento de seu filho, Nurmagomedov se consolidou como o principal desafiante na divisão dos leves ao superar Edson Barboza por decisão unânime após três rounds na luta co-principal do UFC 219. Os placares foram 30-25, 30-25 e 30-24.
Khabib esteve em seu melhor colocando o brasileiro de costas no chão e castigando-o com golpes, e pareceu crescer com o passar dos assaltos. Edson até tentou um de seus chutes rodados no último round, mas sem sucesso, e Khabib ampliou seu cartel para 25-0.
2018
Al Iaquinta
Lutando em casa, Al Iaquinta teve um esforço memorável por cinco rounds, mas não conseguiu um milagre contra o invicto Nurmagomedov, que o venceu por decisão unânime (50-44, 50-43, 50-43), conquistando o cinturão vago dos pesos-leves do UFC, após uma semana louca que teve o adversário original, Tony Ferguson, e o primeiro substituto, Max Holloway, sendo retirados do duelo por problemas de saúde.
“Nada mudou. Não importa se você está pronto. Me dê 30 minutos e posso enfrentar qualquer um”, disse Khabib após a vitória.
Assine o Combate | Siga o canal do UFC no YouTube