Pular para o conteúdo principal
TJ Dillashaw reacts after defeating Cody Garbrandt in their UFC bantamweight championship bout during the UFC 217 event at Madison Square Garden
Listas

Lista: Lutadores que reconquistaram o cinturão do UFC

Confira uma lista com todos os atletas que estão em atividade no UFC e que conseguiram recuperar os cinturões após perdê-los

 

Dois ex-campeões tentarão reconquistar o cinturão no UFC 280, dia 22 de outubro, em Abu Dhabi. Charles do Bronx encara Islam Makhachev na luta principal do evento, valendo o título dos leves, enquanto TJ Dillashaw enfrenta Aljamain Sterling no peso-galo.

Como aquecimento para o evento, listamos abaixo os atletas que estão em atividade no UFC e conseguiram reconquistar os cinturões após perdê-los.

TJ Dillashaw - UFC 173 e UFC 217

T.J. Dillashaw reacts after his split-decision victory over Corey Sandhagen in their bantamweight fight during the UFC Fight Night event at UFC APEX

TJ Dillashaw comemora a vitória sobre Cory Sandhagen no UFC Vegas 32. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Começamos por uma das estrelas do evento. TJ Dillashaw foi durante boa parte de sua carreira um dos lutadores mais dominantes do peso-galo. O norte-americano conquistou o cinturão pela primeira vez no UFC 173 após vencer Renan Barão e dois anos depois foi derrotado por Dominick Cruz, perdendo o título. 

Ele recebeu uma nova oportunidade de lutar pelo ouro no UFC 217 contra o então campeão e ex-parceiro de treinos Cody Garbrandt. Em um duelo marcado pelo ritmo intenso e provocações, ele nocauteou Garbrandt e reconquistou o topo do peso-galo. 

Amanda Nunes – UFC 200 e UFC 277

Amanda Nunes of Brazil reacts after defeating Julianna Pena in the UFC bantamweight championship fight during the UFC 277 event

Amanda Nunes comemora a vitória sobre Julianna Peña no UFC 277


Não há dúvida alguma que Amanda Nunes é a maior lutadora de todos os tempos. A brasileira conquistou o cinturão peso-galo no UFC 200 contra Miesha Tate e reinou na categoria por cinco anos até ser derrotada por Julianna Peña no UFC 269. 

Na revanche, porém, a “Leoa” sobrou no Octógono e dominou Peña por 25 minutos, acertando diversos golpes e tendo controle total sobre o duelo, faturando a decisão unânime e recuperando o seu posto de campeã. 

Deiveson Figueiredo – UFC Fight Night: Figueiredo e Benavidez 2 e UFC 270

Deiveson Figueiredo of Brazil reacts after his decision victory over Brandon Moreno of Mexico in their UFC flyweight championship fight during the UFC 270 event at Honda Center on January 22, 2022 in Anaheim, California. (Photo by Chris Unger/Zuffa LLC)

Deiveson Figueiredo comemora a vitória sobre Brandon Moreno no UFC 270. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Deiveson Figueiredo of Brazil reacts after his decision victory over Brandon Moreno of Mexico in their UFC flyweight championship fight during the UFC 270 event at Honda Center on January 22, 2022 in Anaheim, California. (Photo by Chris Unger/Zuffa LLC)

Atual campeão linear do peso-mosca, Deiveson Figueiredo é outro atleta que faz parte da lista. Ele conquistou o cinturão pela primeira vez depois de finalizar Joseph Benavidez em 2020, mas acabou perdendo o título para Brandon Moreno na segunda luta da trilogia contra o mexicano no UFC 263, em junho de 2021 

Sete meses depois, Deiveson voltaria a encontrar o mexicano no Octógono e, desta vez, recuperou o cinturão. O brasileiro travou uma dura batalha contra o rival, mas saiu com a vitória e com o título após uma decisão unânime no UFC 270. 

Carla Esparza – TUF Finale 20 e UFC 274

Carla Esparza reacts after her victory over Rose Namajunas during the UFC 274 event at Footprint Center

Carla Esparza comemora a vitória sobre Rose Namajunas no UFC 274. (Chris Unger/Zuffa LLC)


Primeira campeã peso-palha na história do UFC, Carla Esparza percorreu um longo caminho entre seus dois reinados. Ela derrotou Rose Namajunas em 2014 na final do TUF 20, valendo o cinturão inaugural da categoria, e perdeu o título em sua primeira defesa, contra a polonesa Joanna Jedrzejczyk. 

Oito anos se passaram até que Carla pudesse ter uma nova chance pelo cinturão, no UFC 274. Curiosamente, Rose era a campeã na época, então elas se enfrentaram em uma revanche. Mais uma vez Esparza saiu com o braço levantado no combate e hoje é a atual campeã da categoria. 

Stipe Miocic – UFC 198 e UFC 241

Stipe Miocic celebrates his TKO victory over Daniel Cormier in their heavyweight championship bout during the UFC 241 event at the Honda Center

Stipe Miocic comemora a vitória contra Daniel Cormier no UFC 241. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images)


Stipe Miocic calou uma calorosa torcida brasileira em Curitiba no UFC 198 ao destronar Fabrício Werdum com um nocaute no 1° round. Ele então defendeu o cinturão por três vezes até ser derrotado por Daniel Cormier no UFC 226. 

Um ano depois, ambos se reencontraram no UFC 241 e desta vez a história foi diferente. “DC” até que levou vantagem em boa parte do duelo, mas Miocic cresceu no 4° round e nocauteou o rival para reconquistar o posto de campeão do peso-pesado. 

Rose Namajunas – UFC 217 e UFC 261

Rose Namajunas reacts after defeating Zhang Weili of China in their UFC women's strawweight championship bout during the UFC 261 event at VyStar Veterans Memorial Arena

Rose Namajunas comemora a vitória contra Zhang Weili no UFC 261. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)


Rose Namajunas chocou o mundo e se consolidou como uma estrela do MMA no UFC 217. A norte-americana era a desafiante contra a até então invicta Joanna Jedrzejczyk, considerada por muitos como a melhor lutadora da época. Rose, porém, conectou um cruzado de esquerda que derrubou a polonesa e faturou o cinturão após uma sequência no ground and pound. 

Seu primeiro reinado foi encerrado no Rio de Janeiro, quando foi nocauteada por Jéssica Andrade com um bate-estaca no 2° round da luta principal do 237. “Thug Rose” então voltou a ter uma nova oportunidade pelo título no UFC 261 contra Zhang Weili, mais uma vez entrando como azarona – e mais uma vez surpreendendo. Ela nocauteou a chinesa com um chute alto devastador para ter novamente o cinturão peso-palha. 

Dominick Cruz – WEC 53 e UFC Fight Night: Dillashaw x Cruz

Dominick Cruz reacts after being declared the winner by decision against Pedro Munhoz of Brazil in their bantamweight bout during the UFC 269 event

Dominick Cruz comemora a vitória sobre Pedro Munhoz no UFC 269. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Antes do peso-galo do WEC ser incorporado pelo UFC, Dominick Cruz era o dono do cinturão da categoria e sua primeira defesa de título do UFC foi justamente em sua antiga organização, quando superou Scott Jorgensen na luta que decidiria o primeiro campeão da divisão no Ultimate. 

O lutador então chegou a defender o título por duas vezes, mas uma série de lesões o afastaram do Octógono por dois anos. Em 2016, porém, ele teve uma oportunidade de reconquistar seu título contra TJ Dillashaw e não desperdiçou, saindo com a vitória por decisão dividida e dando início ao seu segundo reinado. 

Jon Jones – UFC 128 e UFC 232

Jon Jones walks to the octagon prior to his light heavyweight championship bout during the UFC 247 event at Toyota Center

Jon Jones walks to the octagon prior to his light heavyweight championship bout during the UFC 247 event at Toyota Center on February 08, 2020 in Houston, Texas. (Photo by Josh Hedges/Zuffa LLC via Getty Images)


Em março de 2011, Jon Jones se tornou o campeão mais novo da história do UFC ao vencer Maurício Shogun no UFC 128 com apenas 23 anos. Ele então fez oito defesas do título dos meio-pesados, praticamente varrendo toda a categoria, até que foi destituído do cinturão por problemas fora de sua vida como lutador. 

Passados os episódios polêmicos de sua carreira, ele enfrentou Alexander Gustafsson no UFC 232 pelo cinturão vago da categoria. Ao contrário do primeiro embate entre ambos, Jones dominou completamente o sueco até sair com a vitória por nocaute técnico no 3° round e reconquistar o posto de campeão do peso meio-pesado.