Pular para o conteúdo principal
Atletas

Os melhores dos bônus

Vamos recapitular sobre quem se destaca quando o assunto é dar show no Octógono

Uma disputa de título, uma luta principal, ou um confronto entre atletas próximos no ranking - esses são os sinais que um fã busca para julgar seu interesse em uma luta.

É claro, os fãs mais assíduos sabem que existe muito mais por trás. Geralmente, o card preliminar, contendo atletas que dão tudo de si sabendo que esta pode ser a única chance de fazerem seus nomes, é tão bom quanto as lutas mais famosas do card principal. Mas fora as narrativas que atraem os fãs para as últimas lutas da noite, existe uma estatística que é imparcial: a de bônus conquistados.

Veja também: Atletas poliesportivos do UFC | Quatro campeões norte-americanos que começaram no Brasil | Análise de momento: peso-mosca feminino | Em época de Coronavírus, treine em casa com o coach de Amanda Nunes

O UFC Brasília, evento mais recente, foi um claro exemplo. Quantos fãs sabiam antes do evento que um dos atletas da luta principal era o 2º com mais bônus conquistados na história do UFC?

É isso mesmo, Charles “do Bronx” Oliveira, um veterano de 10 anos de Ultimate com apenas 30 de idade, que ainda não disputou um título na organização, possui mais bônus (16; Cerrone, líder, tem 18) que Conor McGregor, Anderson Silva, Jon Jones e todas as outras super estrelas do UFC.

Adivinha como o UFC Brasília terminou? Com mais uma vitória de Charles (sua sétima consecutiva) e mais um bônus de Performance da Noite. Se houvesse um selo de “imperdível” para uma luta, deveria ser em cenários assim.

Então, da próxima vez que você procurar as melhores lutas de um card, dê uma olhada no histórico de bônus dos lutadores. Enquanto isso, aqui vão alguns fatos interessantes sobre a história dos prêmios.

BMFers (“Os Mais Durões”)

Apesar de não ter tido a chance de disputar o cinturão BMF, ninguém personifica a narrativa BMF mais que Donald “Cowboy” Cerrone. Ele até tem uma academia chamada “Rancho BMF”. Cowboy tem vários recordes do UFC, e um deles é o de maior número de bônus conquistados. O desafiante ao cinturão BMF, Nate Diaz, não está muito atrás, e é o 3º da lista com 15 bônus.

Mudando a história

Em 2014, o UFC alterou a maneira como distribuía os bônus. Antes, Luta, Finalização e Nocaute da Noite eram os modos de premiação. Agora há um bônus de Luta da Noite e dois de Performance da Noite - cada um rendendo 50 mil dólares aos respectivos vencedores. Às vezes há uma mudança e a Luta da Noite é excluída, dando lugar a quatro prêmios de performance.

Domínio peso-leve

Dos 17 maiores vencedores de bônus da história, 12 estão atualmente ou são ex-atletas do peso-leve. Deve haver algo na água dessa categoria, pois, até hoje, ela é amplamente considerada uma das mais empolgantes do UFC.

Atualmente ativos

Dos 29 atletas que ganharam oito ou mais bônus na história, apenas dois não entraram no Octógono no último ano: Anthony Johnson e Chris Lytle. Há uma especulação sobre um possível retorno de Johnson à atividade - seu último combate foi contra Daniel Cormier pelo cinturão dos meio-pesados em 2017. A última aparição de Lytle no Octógono foi há quase nove anos com vitória sobre Dan Hardy. Ele venceu cinco de suas últimas seis lutas antes de se aposentar do MMA.

Rowdy Ronda

Com sete bônus, Ronda Rousey é a líder entre mulheres no UFC, e ela conquistou o feito em apenas três anos de atividade no Octógono. O Top 10 feminino está repleto de atuais e ex-campeãs. Na verdade, apenas duas lutadoras no Top 10 dos bônus nunca chegaram ao título - Claudinha Gadelha e Irene Aldana, cada uma com três. Amanda Nunes, amplamente considerada a melhor de todos os tempos, recebeu cinco.

Papo de campeão

Apenas 12 lutadores conquistaram 10 ou mais bônus na história. Cinco deles foram campeões. Anderson Silva tem 14 e Conor McGregor, Dustin Poirier, Tony Ferguson e Frankie Edgar têm 10 cada um.

Verdadeira grandiosidade

Seria injusto não ter uma menção apenas para Anderson Silva. Com 14 bônus, ele é o 5º na história. Anderson é considerado um dos melhores - se não o melhor - na história do UFC.

Os melhores de 2020

Oito eventos já foram realizados em 2020, e o prêmio de Luta da Noite foi apenas uma vez para a atração principal da noite: Dan Hooker x Paul Felder no UFC Auckland.

Assine o Combate | Siga o UFC Brasil no Youtube