Pular para o conteúdo principal
Alexandre Pantoja comemora após a vitória sobre Brandon Royval no UFC 296, em dezembro de 2023 (Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Especiais

Panorama da Divisão: Peso-Mosca | Dezembro de 2023

Veja como está a situação dos lutadores mais bem ranqueados da categoria no fim do ano

O Brasil terminou no topo do peso-mosca em 2023. Após conquistar o cinturão da categoria no UFC 290 contra Brandon Moreno, Alexandre Pantoja fez sua primeira defesa no UFC 296, derrotando Brandon Royval e se mantendo como campeão. Em uma divisão recheada de grandes talentos, confira como está a situação dos principais nomes da categoria. 

Assine o UFC Fight Pass com 50% de desconto no plano anual

Alexandre Pantoja recebe o cinturão peso-mosca no UFC 296. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Alexandre Pantoja recebe o cinturão peso-mosca no UFC 296. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Última luta: vitória por decisão unânime contra Brandon Royval (16/12/2023) 
Próxima luta: a definir 

O Brasil voltou a ter o cinturão peso-mosca após o UFC 290. Alexandre Pantoja venceu Brandon Moreno pela terceira vez e trouxe o títulopara o país após uma luta muito disputada, que terminou com uma decisão dividida a favor do brasileiro. Já em sua primeira defesa, Pantoja mostrou todas as qualidades de um campeão durante o confronto contra Brandon Royval e manteve seu posto mostrando muita técnica, inteligência e resistência durante os cinco rounds. Ainda não há um desafio para o campeão em 2024. 

1) Brandon Moreno

Brandon Moreno em sua entrada para a luta contra Alexandre Pantoja no UFC 290. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Brandon Moreno em sua entrada para a luta contra Alexandre Pantoja no UFC 290. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Última luta: derrota por decisão dividida contra Alexandre Pantoja (8/7/2023) 
Próxima luta: Amir Albazi (25/2/2024) 

Mais uma vez, Brandon Moreno não teve sucesso em defender o cinturão peso-mosca. O mexicano foi guerreiro, mas saiu derrotado por Alexandre Pantoja em uma terceira oportunidade, desta vez por decisão dividida na luta co-principal do UFC 290, perdendo assim o título da categoria. Apesar do revés, Moreno ainda ocupa a primeira colocação no ranking e retorna contra Amir Albazi em fevereiro de 2024, sabendo que uma vitória pode colocá-lo novamente na rota pelo posto mais alto da divisão. 

2) Amir Albazi

Amir Albazi comemora sua vitória na luta principal do UFC Vegas 74. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Amir Albazi comemora sua vitória na luta principal do UFC Vegas 74. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Última luta: vitória por decisão dividida contra Kai Kara-France (3/6/2023) 
Próxima luta: Brandon Moreno (25/2/2024) 

Tirando o campeão, Amir Albazi é o primeiro lutador no Top 5 que aparece no ranking vindo de uma vitória. O "Príncipe" fez sua primeira luta principal em junho deste ano e superou Kai Kara-France por decisão dividida em seu combate mais disputado no Octógono até o momento. O triunfo sobre o neo-zelandês coloca Albazi na elite do peso-mosca sem nenhuma dúvida, e caso vença Brandon Moreno em fevereiro de 2024, há grandes chances de ser o próximo desafiante ao título. 

3) Brandon Royval

Brandon Royval em sua caminhada para lutar no UFC 296. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Brandon Royval em sua caminhada para lutar no UFC 296. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Última luta: derrota por decisão unânime contra Alexandre Pantoja (16/12/2023) 
Próxima luta: a definir 

Atualmente em 3° lugar no ranking da categoria, Brandon Royval foi o último desafiante ao cinturão. Antes de enfrentar – e perder – para Alexandre Pantoja, o norte-americano vinha em uma sequência de três vitórias, superando Rogério Bontorin por decisão dividida, finalizando Matt Schnell com uma guilhotina no 1° round e nocauteando Matheus Nicolau em abril deste ano. Conhecido pelo seu forte jogo de chão, o norte-americano ainda não tem um próximo compromisso definido, mas já declarou que espera lutar o quanto antes em 2024 em busca de uma nova chance pelo título. 

4) Kai Kara-France

Kai Kara-France em sua entrada para enfrentar Amir Albazi na luta principal do UFC Vegas 74. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Kai Kara-France em sua entrada para enfrentar Amir Albazi na luta principal do UFC Vegas 74. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Última luta: derrota por decisão dividida contra Amir Albazi (3/6/2023) 
Próxima luta: a definir 

Kai Kara-France  vem de derrota para Amir Albazi na luta principal do UFC Vegas 74, mas ainda é um dos lutadores de elite da categoria. Por outro lado, o sonho de lutar mais uma vez pelo cinturão está mais distante por conta do revés em seu último compromisso. Ainda não há um novo combate marcado para o lutador, mas as chances de enfrentar alguém vindo de vitória do Top 10 são maiores do que uma chance pelo título no começo de 2024. 

5) Matheus Nicolau

Última luta: derrota por nocaute contra Brandon Royval (15/4/2023) 
Próxima luta: Manel Kape (13/1/2024) 

O brasileiro Matheus Nicolau fecha o Top 5 dos moscas. Ele vem de derrota por nocaute para Brandon Royval em abril deste ano, o que encerrou sua sequência de quatro vitórias seguidas e fez com que ele desse um passo atrás na briga pelo cinturão. O lutador terá a oportunidade de se recuperar logo no primeiro evento do ano que vem, quando enfrenta Manel Kape em uma revanche no dia 13 de janeiro

Menções Honrosas: Manel Kape, Muhammad Mokaev

Além dos cinco mais bem posicionados da divisão, outros dois lutadores merecem destaque. Manel Kape está em uma sequência de quatro vitórias e um triunfo contra Matheus Nicolau pode colocá-lo no Top 5. Por fim, a maior revelação da categoria se chama Muhammad Mokaev, que espera enfrentar alguém do Top 5 em seu próximo compromisso.