Pular para o conteúdo principal
Alexa Grasso of Mexico reacts after retaining her title with a draw against Valentina Shevchenko of Kyrgyzstan in the UFC flyweight championship fight during the Noche UFC event at T-Mobile Arena on September 16, 2023 in Las Vegas, Nevada. (Photo by Chris Unger/Zuffa LLC)
Especiais

Panorama da Divisão: Peso-Mosca Feminino | Dezembro de 2023

Veja como está a situação das lutadoras mais bem ranqueadas da categoria no fim do ano

O peso-mosca feminino tem uma campeã mexicana. Alexa Grasso conseguiu superar Valentina Shevchenko duas vezes em 2023 e permaneceu no posto mais alto da categoria. Em uma divisão recheada de grandes talentos, confira como está a situação dos principais nomes da categoria.

Assine o UFC Fight Pass com 50% de desconto no plano anual

Campeã: Alexa Grasso

Alexa Grasso com o cinturão peso-mosca no Noche UFC. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Alexa Grasso com o cinturão peso-mosca no Noche UFC. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Última luta: empate dividido contra Valentina Shevchenko (16/9/2023)
Próxima luta: a definir

Alexa Grasso, sem dúvida, teve um ano mágico. Na primeira vez em que enfrentou Valentina Shevchenko, ela conquistou o cinturão com uma grande finalização. Já na segunda, a mexicana lutou melhor do que no primeiro duelo – apesar do combate ter terminado em empate. Ela superou a rival em vários momentos do combate, inclusive com um knockdown. Embora Shevchenko tenha derrubado Grasso várias vezes, a campeã mexicana sempre voltava a se levantar com urgência e eficiência. Depois de manter o título, ela tem uma infinidade de opções. Uma trilogia com Shevchenko poderia acontecer, mas a lesão no polegar da ex-campeã pode adiar isso por enquanto. Se Grasso quiser ser uma campeã ativa, outras desafiantes podem surgir o quanto antes em 2024. 

1) Valentina Shevchenko

Valentina Shevchenko caminha para a luta no UFC 285. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Valentina Shevchenko caminha para a luta no UFC 285. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Última luta: empate dividido contra Alexa Grasso (16/9/2023)
Próxima luta: a definir

Valentina Shevchenko não teve um 2023 bom. A ex-campeã perdeu o título contra Alexa Grasso em março, e na revanche ela mostrou o coração, a alma e a compostura de uma campeã, mas acabou ficando com o empate. Suas habilidades também foram exibidas durante o duelo, mostrando que ela ainda é uma das lutadoras mais completas da atualidade. Muitos acreditam que ela fez o suficiente para recuperar o cinturão, mas os juízes não concordaram, então o desejo da lutadora do Quirguistão em ser novamente a rainha da categoria foi adiado. Valentina precisa se recuperar de uma lesão no polegar e, então, saberemos quais serão os próximos passos da ex-campeã.

2) Erin Blanchfield

Erin Blanchfield comemora a vitória no UFC Singapura. (Foto por Suhaimi Abdullah/Zuffa LLC)

Erin Blanchfield comemora a vitória no UFC Singapura. (Foto por Suhaimi Abdullah/Zuffa LLC)


Última luta: vitória por decisão unânime contra Taila Santos (26/8/2023) 
Próxima luta: Manon Fiorot (30/3/2024) 

Erin Blanchfield continuou sua ascensão ao vencer Taila Santos por decisão no UFC Singapura. Além do triunfo contra Taila, a lutadora de 24 anos vem de uma vitória espetacular sobre a ex-campeã peso-palha, Jéssica Andrade. Com um cartel de 6-0 no UFC, sendo três vitórias pela via rápida, Blanchfield tem um currículo impressionante que pode levá-la a ser a próxima desafiante ao cinturão caso vença Manon Fiorot em março de 2024 

3) Manon Fiorot

Manon Fiorot comemora a vitória no UFC Paris. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)

Manon Fiorot comemora a vitória no UFC Paris. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)


Última luta: vitória por decisão unânime contra Rose Namajunas (2/9/2023) 
Próxima luta: Erin Blanchfield (30/3/2024) 

Manon Fiorot voltou após um hiato de 11 meses para superar a ex-campeã peso-palha Rose Namajunas em sua estreia na divisão no UFC Paris. O desempenho da francesa provou mais uma vez que ela é realmente aquela lutadora que esperávamos desde sua estreia. A lutadora está agora com um cartel perfeito 6-0 no Octógono e três de suas vitórias foram contra mulheres que já tiveram ou disputaram um título do UFC (Namajunas, Katlyn Chookagian e Jennifer Maia). Uma vitória contra Erin Blanchfield em março de 2023 pode colocá-la como a próxima desafiante ao título. 

4) Katlyn Chookagian

Katlyn Chookagian golpeia Manon Fiorot no UFC 280. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Katlyn Chookagian golpeia Manon Fiorot no UFC 280. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Última luta: derrota por decisão unânime contra Manon Fiorot (22/10/22) 
Próxima luta: Maycee Barber (10/3/2024) 

Presença constante no Top 5 do peso-mosca, Katlyn Chookagian não compete desde que perdeu uma decisão para Manon Fiorot em outubro de 2022. Antes disso, a norte-americana lutou de forma constante, incluindo quatro vezes em 2020 e três vezes em 2022, portanto, uma pausa para a atleta faz sentido. Antes de perder para Fiorot, ela havia acumulado quatro vitórias consecutivas e vai em busca de mais uma contra Maycee Barber no início de março de 2023. 

5) Jéssica Andrade

Jéssica Andrade comemora a vitória no UFC 295. (Foto por Sarah Stier/Getty Images)

Jéssica Andrade comemora a vitória no UFC 295. (Foto por Sarah Stier/Getty Images)


Última luta: vitória por nocaute contra Mackenzie Dern (12/11/2023)  
Próxima luta: Marina Rodriguez (13/4/2023)  

Apesar de permanecer no Top 5 de duas categorias diferentes, o ano de 2023 foi agitado para Jéssica Andrade. Alternando lutas no peso-palha e no peso-mosca, a brasileira fez cinco combates no Octógono e, apesar do saldo negativo com três derrotas, manteve-se no Top 5 de ambas. Jéssica começou vencendo Lauren Murphy, mas em seguida foi derrotada por Erin Blanchfield, Yan Xiaonan e Tatiana Suarez. Ela conseguiu espantar a má fase ao vencer Mackenzie Dern e em 2024 volta contra Marina Rodriguez no UFC 300, que promete ser histórico. 

Menções Honrosas: Maycee Barber, Viviane Araújo, Natália Silva, Ariane Lispki 

Fora do Top 5, Maycee Barber parece ser a próxima a entrar nesse seleto grupo. A lutadora de 25 anos se recuperou bem depois de sofrer as duas primeiras derrotas de sua carreira, acumulando cinco vitórias consecutivas, sendo a última contra Amanda Ribas, e agora encara Katlyn Chookagian. Viviane Araújo e Natália Silva se enfrentam em fevereiro em um duelo que promete pegar fogo. Encerrando a lista, Ariane Lipski teve um grande 2023 com três vitórias e espera manter a boa fase no próximo ano.