Pular para o conteúdo principal
Alexandre Pantoja caminha ao Octógono antes da luta com Brandon Moreno no UFC 290, em julho de 2023 (Chris Unger/Zuffa LLC)
Especiais

Top 10: Os melhores lutadores de 2023

Veja quais foram os atletas que brilharam nesse ano pelas suas performances no Octógono

Quais foram os melhores lutadores no Octógono em 2023? Continue lendo para descobrir, pois a temporada de prêmios não oficiais do UFC.com está começando.

Assine o UFC Fight Pass com 50% de desconto no plano anual

Islam Makhachev recebe o cinturão peso-leve após vencer Alexander Volkanovski no UFC 294. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Islam Makhachev recebe o cinturão peso-leve após vencer Alexander Volkanovski no UFC 294. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Islam Makhachev solidificou sua posilção dominante no UFC vencendo Alexander Volkanovski duas vezes em 2023. Após uma vitória apertada na primeira luta, Makhachev não deixou dúvidas na revanche de outubro, garantindo um nocaute no primeiro round sobre o campeão australiano. Suas performances excepcionais o colocaram no topo desta lista.

2 - Alexa Grasso

A transição de Alexa Grasso para a categoria peso-mosca em 2020 a transformou em uma força incontestável no esporte. Sua vitória inesperada sobre Valentina Shevchenko em março de 2023, seguida por um empate em setembro, consolidou seu reinado como campeã do UFC. As conquistas notáveis de Grasso confirmam seu status como uma lutadora de elite.

3 - Leon Edwards

Leon Edwards mostrou sua habilidade ao derrotar Kamaru Usman e Colby Covington, dois dos melhores pesos meio-médios do UFC. Suas vitórias destacam seu status como campeão da categoria e ele não dá indícios de que irá diminuir o ritmo em 2024.

4 - Sean Strickland

A jornada de Sean Strickland em 2023 teve uma reviravolta inesperada após as derrotas sofridas em 2022. No entanto, vitórias contra Nassourdine Imavov e Abus Magomedov lhe renderam uma chance de disputar o título contra Israel Adesanya. Sua vitória surpreendente em uma batalha de cinco rounds garantiu o título peso-médio, mostrando a imprevisibilidade do esporte.

5 - Alexandre Pantoja

Alexandre Pantoja recebe o cinturão peso-mosca no UFC 296. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Alexandre Pantoja recebe o cinturão peso-mosca no UFC 296. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


O lutador brasileiro Alexandre Pantoja mostrou todas as suas qualidades como lutador em 2023, conquistando o título peso-mosca com uma vitória por decisão dividida sobre Brandon Moreno. Sua subsequente defesa bem-sucedida do cinturão contra Brandon Royval solidificou sua posição como um campeão formidável e potencialmente de longo reinado.

6 - Tom Aspinall

Tom Aspinall retornou após uma pausa de um ano por conta de uma lesão com duas vitórias contundentes, garantindo o título interino peso-pesado do UFC. Se juntar todos os combates que fez em 2023, Aspinall passou menos de três minutos no Octógono. Um feito memorável de um lutador maduro e talentoso.

7 - Benoit Saint-Denis

Benoit Saint-Denis tem mantido uma sequência impressionante desde chegou ao peso-leve, em 2022. Suas vitórias sobre Ismael Bonfim, Thiago Moises e Matt Frevola em 2023 o tornaram um lutador a ser observado de perto no próximo ano.

8 - Justin Gaethje

Justin Gaethje se recuperou de uma derrota anterior pelo cinturão dos leves para Charles "do Bronxs" Oliveira,travando batalhas memoráveis em 2023. Sua vitória contra Rafael Fiziev e a conquista do título BMF com um nocaute impressionante sobre Dustin Poirier reafirmam seu status como um dos principais atletas do peso-leve.

9 - Alex "Poatan" Pereira

Alex "Poatan" Pereira recebe o cinturão do peso meio-pesado no UFC 295. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Alex "Poatan" Pereira recebe o cinturão do peso meio-pesado no UFC 295. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Apesar de um início difícil em 2023, com uma derrota, o brasileiro Alex "Poatan" Pereira se recuperou de forma impressionante ao subir de categoria e conquistar o cinturão dos meio-pesados do UFC com uma vitória por nocaute sobre Jiri Prochazka, mostrando sua capacidade de adaptação e qualidade de campeão. Antes disso, ele ainda bateu o ex-campeão Jan Blachowicz, o que apenas mostra que ele está entre os melhores lutadores da atualidade.

10 - Jon Jones

Jon Jones fez um retorno altamente aguardado ao Octógono em 2023, subindo para a divisão dos pesos-pesados e garantindo uma vitória rápida sobre Ciryl Gane para reivindicar o status de campeão em duas categorias. Apesar de uma lesão ter o afastado temporariamente, sua performance extraordinária o mantém no topo do esporte e aguardamos o quanto antes o seu retorno em 2024.