Pular para o conteúdo principal
Alexa Grasso of Mexico reacts to her win during the UFC 285 event at T-Mobile Arena on March 04, 2023 in Las Vegas, Nevada. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Especiais

Top 10: As maiores surpresas de 2023

Confira uma seleção de resultados surpreendentes que aconteceram no Octógono neste ano

Quais foram as maiores surpresas no Octógono em 2023? Continue lendo para descobrir, pois a temporada de prêmios não oficiais do UFC.com está começando.

Assine o UFC Fight Pass com 50% de desconto no plano anual

1 - Alexa Grasso x Valentina Shevchenko 1

Alexa Grasso finaliza Valentina Shevchenko no UFC 285. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Alexa Grasso finaliza Valentina Shevchenko no UFC 285. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Sem dúvidas, a maior surpresa do ano. Alexa Grasso venceu Valentina Shevckenko por finalização no UFC 285 e se tornou a campeã peso-mosca do UFC. A mexicana encaixou um mata-leão após um erro da ex-campeã e se tornou a terceira lutadora do México a conquistar um cinturão.

2 - Sean Strickland x Israel Adesanya

Em mais uma disputa de cinturão que terminou com um resultado inesperado, Sean Strickland tornou-se campeão do peso-médio ao derrotar Israel Adesanya no UFC 293, na casa do rival. O norte-americano dominou o combate ao longo dos cinco rounds, dando inclusive um knockdown no ex-campeão, e saiu com a vitória na decisão unânime dos juízes.

3 - Bobby Green x Grant Dawson

Sabemos que jamais devemos duvidar de um veterano talentoso como Bobby Green, mas a maneira como ele venceu Grant Dawson de forma rápida foi surpreendente. O nocaute na luta principal do UFC Vegas 80 não apenas mostrou que Green merece mais respeito de todos os outros atletas, mas também marcou a primeira derrota de Dawson no UFC.

4 - Bobby Green X Tony Ferguson

Mais uma vez Bobby Green aparece em nossa lista, agora por conta de sua vitória contra Tony Ferguson. Os dois faziam uma luta bem disputada e tudo indicava que iria para a decisão dos juízes, mas então Green conseguiu finalizar o ex-campeão interino nos segundos finais do confronto, dando a ele sua sexta derrota seguida.

5 - Alexa Grasso x Valentina Shevchenko 2

Alexa Grasso e Valentina Shevchenko comemoram ao fim da luta principal do Noche UFC. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Alexa Grasso e Valentina Shevchenko comemoram ao fim da luta principal do Noche UFC. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


A revanche entre Alexa Grasso e Valentina Shevchenko entra na nossa lista por conta do resultado em si. O duelo foi muito equilibrado e ambas tiveram bons momentos durante os 25 minutos do confronto. Porém, quando as papeletas foram reveladas, os juízes marcaram um empate dividido, o que fez com que a mexicana ainda se mantivesse como campeã dos moscas.

6 - Leon Edwards x Kamaru Usman 3

Depois da vitória de Usman no primeiro confronto e o domínio até o nocaute no segundo duelo, todos esperavam que Kamaru Usman manteria o controle das ações na trilogia contra Leon Edwards, mas não foi bem assim. O inglês esteve sempre um passo adiante nas ações e, mesmo perdendo um ponto na luta, saiu com a vitória por decisão majoritária, fazendo a primeira defesa do cinturão do peso meio-médio.

7 - Ariane Lipski x Casey O'Neill

O ano de 2023 marcou o ressurgimento de Ariane Lipski dentro do UFC. Depois de dois triunfos, a brasileira conquistou sua terceira vitória consecutiva finalizando Casey O'Neill com autoridade no último evento do ano. A performance da "Rainha da Violência" a colocou no Top 15 do ranking do peso-mosca e os fãs esperam ainda mais dela em 2024.

8 - Tom Aspinall x Sergei Pavlovich

Tom Aspinall comemora a vitória que lhe deu o cinturão interino do peso-pesado no UFC 285. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Tom Aspinall comemora a vitória que lhe deu o cinturão interino do peso-pesado no UFC 285. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Vocês devem estar se perguntando: por qual motivo um lutador tão talentoso quanto Tom Aspinall está aqui? A resposta é pela forma como ele conquistou o cinturão interino dos pesos-pesados. É esperado que as lutas dessa categoria possam ter nocautes logo no início, mas não quando seu adversário é Sergei Pavlovich. No entanto, isso não foi um problema para o inglês, que saiu com a vitória na luta co-principal do UFC 295.

9 - Dricus Du Plessis x Robert Whittaker

O UFC 290 foi um evento histórico, mas a vitória de Dricus Du Plessis sobre Robert Whittaker foi surpreendente. O ex-campeão peso-médio tinha apenas uma pedra no sapato, chamada Israel Adesanya, mas conheceu em Du Plessis um novo algoz quando o sul-africano o nocauteou. Du Plessis agora terá pela frente Sean Strickland no UFC 297. Será que teremos um novo nocaute?

10 - Shavkat Rakhmonov x Geoff Neal

Que Shavkat Rakhmonov é um fenômeno, todos sabemos, mas como ele se sairia contra um oponente da qualidade de Geoff Neal? Bem, ele se saiu como...Shavkat Rakhmonov. O meio-médio dominou uma luta bem disputada e divertida e finalizou o rival, aumentando seu cartel para 17-0, sendo que todas as suas vitórias foram pela via rápida.