Pular para o conteúdo principal
Don't Miss A Moment Of UFC Fight Night: Ribas vs Namajunas, Live From The UFC APEX In Las Vegas, Nevada On March 23, 2024
Análises

Raio-X: Amanda Ribas x Rose Namajunas | UFC Vegas 89

Confira uma análise da luta principal do evento deste sábado (23) baseada em dados das atletas no Octógono

A brasileira Amanda Ribas mede forças com a ex-campeã peso-palha Rose Namajunas em duelo pelo peso-mosca na luta principal do UFC Vegas 89, que acontece em 23 de março no UFC Apex, em Las Vegas. O UFC Fight Pass transmite o evento na íntegra a partir das 20 horas (horário de Brasília).

Garanta já o seu ingresso para o UFC 301

O confronto colocará frente a frente duas das lutadoras mais completas da atualidade, sendo perigosas tanto em pé quanto no solo. Confira abaixo os pontos fortes de cada uma. 

Veja mais: Confira os perfis dos lutadores brasileiros do UFC Vegas 89

 

Amanda Ribas

8ª colocada no ranking peso-mosca, 7ª colocada no ranking peso-palha, 21-7-2 no cartel 

Amanda Ribas comemora a vitória no UFC Vegas 82. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Amanda Ribas comemora a vitória no UFC Vegas 82. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


A brasileira Amanda Ribas chega ao UFC Vegas 89 vinda de um nocaute espetacular contra a compatriota Luana Pinheiro em novembro de 2023 e tentará dar sequência à sua boa fase. Ela ocupa o Top 10 do ranking peso-palha e do peso-mosca e um novo triunfo pode aproximá-la do Top 5. Confira abaixo seus pontos fortes:

Volume de golpes e boa defesa

Amanda Ribas mostrou um desempenho impressionante no UFC, com diferenciais de golpes significativos altos em suas lutas. Sua média de +2,49 por minuto a coloca como a quarta melhor na história do peso-palha, demonstrando sua eficácia tanto ofensiva quanto defensiva. Ribas também evita 63,1% dos golpes significativos de suas adversárias, a segunda melhor marca na história da divisão (mínimo de cinco lutas e 350 tentativas dos oponentes).

Defesa de quedas de elite

Ribas exibiu uma defesa consistente de quedas tanto no peso-palha quanto no peso-mosca.. Ela defendeu com sucesso 87,5% das tentativas de suas oponentes, totalizando 21 de 24 defesas bem sucedidas, colocando-a como a quarta melhor na história do UFC entre as mulheres (mínimo de cinco lutas e 20 tentativas de quedas dos oponentens).

Quedas precisas

Ribas conseguiu derrubar suas oponentes em nove das 10 lutas no UFC. Sua precisão de quedas de 51,7% supera a média do UFC que é de 37,6%. No chão, ela já conseguiu duas finalzações no Octógono e possui capacidade de controlar suas adversárias, além de nunca ter sido finalizada na carreira.

Números de Sucesso 

Golpes significativos por minuto  

  • Amanda Ribas – 4,92
     
  • Média no UFC – 3,46 

Defesa de golpes  

  • Amanda Ribas – 63,1%
     
  • Média no UFC – 55,7%

Defesa de quedas

  • Amanda Ribas – 87,5%
     
  • Média no UFC – 62,4% 

 

Rose Namajunas

Ex-campeã peso-palha, 12-6 no cartel

Rose Namajunas entrando no Octógono do UFC Paris. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)

Rose Namajunas entrando no Octógono do UFC Paris. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)


A ex-campeã peso-palha Rose Namajunas tenta se estabelecer no peso-mosca e terá a chance de conquistar a primeira vitória na categoria diante da brasileira Amanda Ribas na luta principal do UFC Vegas 89. Confira abaixo seus pontos fortes.

Vitórias em de peso

A carreira de Rose Namajunas no peso-palha é histórica. Suas nove vitórias nesta categoria a colocam empatada em quarto lugar como a maior vencedora na história da divisão, enquanto seus cinco triunfos pela via rápida a deixam empatada em 2º lugar. Além disso, Namajunas conquistou seis bônus pós-luta da divisão até 52 Kg, que também a colocam empatada em segundo lugar na história da categoria. Das suas nove vitórias nesta divisão, quatro foram em lutas pelo título, o que a deixam empatada em segundo lugar na história com mais vitórias em lutas valendo o cinturão peso-palha

Poder de nocaute

Os golpes impactantes de Namajunas é outra característica notável da lutadora. Seus quatro knockdowns em no peso-palha a colocam em terceiro lugar na história da categoria. Destes, três foram em lutas pelo cinturão contra Joanna Jedrzejczyk, Jessica Andrade e Zhang Weili. Esses três knockdowns em lutas pelo título são o maior número registrado na divisão até 52 Kg e o segundo maior entre todas as mulheres em lutas valendo o cinturão na história do UFC, atrás apenas de Amanda Nunes, com seis.

Precisão em derrubar as adversárias

Namajunas é uma das lutadoras mais eficazes na arte de derrubar no peso-palha.Ela alcançou uma precisão de 57,6% em suas tentativas de quedas na categoria, ocupando o terceiro lugar na história da divisão nesse aspecto (mínimo de 5 lutas e 20 tentativas). Suas 19 quedas como peso-palha a colocam empatada em sexto lugar na história da categoria.

Números de Sucesso 

Defesa de golpes 

  • Rose Namajunas – 62,6%
     
  • Média no UFC – 55,7% 

Precisão em quedas  

  • Rose Namajunas – 48,7%
     
  • Média no UFC – 37,6%

 

As estratégias  

Alvos dos golpes  

  • Ribas – cabeça (63,7%), corpo (17,6%), pernas (18,7%) 
     
  • Namajunas – cabeça (75,3%), corpo (15,6%), pernas (9,1%)     

Posição dos golpes 

  • Ribas – à distância (84,5%), clinch (5,6%), chão (9,9%) 
     
  • Namajunas – à distância (78,9%), clinch (7,4%), chão (13,7%)     

Posição na luta 

  • Ribas – em pé (67,8%), por cima no chão (24,5%), por baixo no chão (7,6%)
     
  • Namajunas – em pé (78,3%), por cima no chão (15,1%), por baixo no chão (6,6%) 

UFC Vegas 89: Ribas x Namajunas foi um evento realizado no dia 23 de março de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.

News and announcements

View all