Pular para o conteúdo principal
Don't Miss UFC 297: Strickland vs du Plessis for the UFC Middleweight Title, Live From Scotiabank Arena In Toronto, Canada On Saturday, January 20, 2024
Análises

Raio-X: Sean Strickland x Dricus du Plessis | UFC 297

Confira uma análise da luta principal do evento deste sábado (20) baseada em dados dos atletas no Octógono

Um aguardado confronto valendo o cinturão peso-médio irá liderar o UFC 297, no próximo sábado (20). O campeão Sean Strickland vai em busca de sua primeira defesa de título contra Dricus du Plessis na luta principal do evento que será realizado em Toronto, no Canadá. O UFC Fight Pass transmite o card ao vivo a partir das 20h30 (horário de Brasília). 

O duelo promete ser um verdadeiro acerto de contas entre os dois lutadores, que protagonizam uma das grandes rivalidades da atualidade. Confira abaixo os pontos fortes de cada um. 

Sean Strickland 

Campeão peso-médio, 28-5 no cartel

Sean Strickland comemora a conquista do cinturão no UFC 293. (Foto por Mark Evans/Getty Images)

Sean Strickland comemora a conquista do cinturão no UFC 293. (Foto por Mark Evans/Getty Images)


Conhecido pelo seu jogo de pressão e versatilidade, Sean Strickland irá tentará se manter no topo da divisão dos médios neste sábado. O campeão é um lutador testado e experiente, com vitórias sobre grandes nomes da categoria. Confira abaixo os pontos fortes do lutador: 

Veja também: A trajetória de Sean Strickland até o cinturão do UFC

Pressão sobre os rivais 

Sean Strickland conquistou o cinturão peso-médio contra Israel Adesnaya utilizando uma estratégia muito vista em suas lutas: boxe e pressão. O norte-americano não dá descanso aos adversários e prova disso são os 1.714 golpes significativos conectados em seus confrontos no Octógono - a sétima maior marca na história do UFC. Desse total, 1.539 foram golpes à distância, o que faz com que o peso-médio ocupe a segunda posição na história da organização, atrás apenas de Max Holloway (2.780). 

Versatilidade no grappling 

O campeão dos médios não é conhecido por apresentar um jogo de luta agarrada no Octógono, mas isso não quer dizer que Strickland não é efetivo nesse quesito. O norte-americano tentou 28 quedas e teve sucesso em 18 tentativas – uma taxa de 64,3% de precisão, a terceira maior entre os lutadores ativos no UFC (isso aqui é no UFC mesmo ou no peso-médio?) (mínimo cinco lutas e 20 tentativas). No entanto, o lutador brilha ao evitar ficar por baixo de seus adversários, passando apenas 49 segundos nessa situação em toda sua carreira como peso-médio (ou 0,51% de seu tempo de luta). 

Defesa de golpes 

Assim como o ataque, a defesa de Strickland também faz parte de seu sucesso. É verdade que o campeão dos médios já foi nocauteado, mas isso não significa que ele não consegue evitar os golpes de seus rivais. Prova disso são os 65,4% de taxa de defesa no peso-médio, a quinta maior na história da categoria (mínimo de 5 lutas e 350 tentativas dos oponentes). Na luta em que ele conquistou o cinturão, contra Israel Adesanya, ele evitou 66% dos golpes do nigeriano, o que contribuiu para sua vitória. 

Números de Sucesso 

Golpes Significativos por minuto 

  • Sean Strickland – 5,82 
  • Média do UFC – 2,5 

Precisão em quedas 

  • Sean Strickland – 64,3% 
  • Média no UFC – 45% 

Defesa de quedas 

  • Sean Strickland – 84% 
  • Média no UFC – 55% 

Dricus du Plessis 

2º colocado no ranking peso-médio, 20-2 no cartel 

Dricus du Plessis comemora a vitória no UFC 290. (Foto por Cooper Neil/Zuffa LLC)

Dricus du Plessis comemora a vitória no UFC 290. (Foto por Cooper Neil/Zuffa LLC)


O sul-africano Dricus du Plessis terá a chance de se tornar o primeiro campeão do país neste sábado (20). O desafiante ao cinturão conquistou sua oportunidade após vencer todas as seis lutas que fez no Octógono, incluindo a vitória por nocaute sobre o ex-campeão Robert Whittaker. Confira abaixo os pontos fortes do lutador: 

Veja também: Cinco lutas de Dricus de Plessis para assistir antes do UFC 297

Volume de golpes 

As seis vitórias de Dricus não vieram por acaso. Uma das características do peso-médio é acertar mais golpes do que os rivais em todos os confrontos, dando a ele uma vantagem significativa no decorrer de seus duelos. Dricus acertou 31 golpes a mais do que Brad Tavares e Robert Whittaker, 34 a mais do que Derek Brunson e 51 a mais do que Darren Till. O diferencial de golpes do sul-africano é o maior na história do peso-médio o 10º na história do UFC (mínimo de cinco lutas). Os 6.95 golpes significativos conectados por minuto são o maior na história da categoria (mínimo cinco lutas). 

Força e precisão 

Além do grande volume de golpes, Dricus tem poder de nocaute em suas mãos. Ele tem uma média de 1.09 knockdowns a cada 15 minutos de luta, a terceira maior marca entre os pesos-médios da atualidade (mínimo de cinco lutas), e além disso ele acerta 56% de seus golpes, sendo constantemente uma ameaça na luta em pé para seus adversários. 

Precisão em quedas 

Du Plessis não é conhecido por seu wrestling, mas isso não quer dizer que ele não pode recorrer ao jogo de quedas quando necessário - e ser efetivo nisso. Contra Darren Till, ele tentou seis quedas e teve sucesso em todas elas, conseguindo a finalização no 3º round. No geral, o sul-africano tem 50% de taxa de aproveitamento, com 10 quedas conseguidas em 20 tentativas.  

Números de Sucesso 

Golpes Significativos por minuto 

  • Dricus du Plessis – 6,95 
  • Média do UFC – 2,5 

Knockdowns por minuto 

  • Dricus du Plessis – 1,09 
  • Média no UFC – 0,29 

Precisão de golpes 

  • Dricus du Plessis – 56% 
  • Média no UFC – 42% 

As estratégias  

Alvos dos golpes  

  • Strickland - cabeça (81,7%), corpo (13%), pernas (5,3%)  
  • Du Plessis - cabeça (66,6%), corpo (13,3%), pernas (20,1%)  

Posição dos golpes  

  • Strickland - à distância (89,8%), clinch (4,2%), chão (6%)  
  • Du Plessis - à distância (68,9%), clinch (13,1%), chão (18%)  

Posição na luta  

  • Strickland - em pé (90,7%), por cima no chão (5,6%), por baixo no chão (3,7%)  
  • Du Plessis - em pé (75,2%), por cima no chão (15,2%), por baixo no chão (9,6%) 

UFC 297: Strickland x Du Plessis foi um evento realizado em 20 de janeiro de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no  UFC Fight Pass.

News and announcements

View all