Pular para o conteúdo principal
Don't Miss UFC 278: Usman vs Edwards, Live From Vivint Arena In Salt Lake City, Utah On Saturday, August 20, 2022
Resultados

Resultados | UFC 278: Usman x Edwards 2

Confira todos os resultados do UFC 278: Usman x Edwards 2

Leon Edwards chocou o mundo na luta principal do UFC 278, colocando um ponto final no reinado de Kamaru Usman com um nocaute espetacular a apenas 59 segundos do fim da revanche pelo cinturão dos meio-médios. Veja os resultados oficiais e confira um relato de todas as lutas do card abaixo.

UFC 278: Usman x Edwards 2

Card Principal

Card Preliminar

Leon Edwards nocauteia Kamaru Usman no 5º round

Leon Edwards conecta chute e nocauteia Kamaru Usman no UFC 278 (Chris Unger/Zuffa LLC)

Leon Edwards é o novo campeão meio-médio do UFC, conquistando uma vitória no último minuto na luta principal do UFC 278.

O desafiante foi bem no 1º round, derrubando Usman, caindo na montada e indo para as costas, onde buscou um mata-leão no minuto final. Mas nos próximos três rounds e meio, Usman esteve no controle.

A cada round, a pressão, ritmo e experiência de Kamaru frustravam Edwards, que tinha dificuldade de conectar golpes significativos e aceitava as entradas de queda cada vez mais facilmente. O desafiante teve um momento de sucesso no início do 4º, grudando na grade e tentando encaixar os ganchos, mas Usman se libertou da pegada e o levou ao chão, praticamente garantindo a vantagem nos pontos.

Kamaru se manteve ativo no último assalto, até que, a um minuto do fim do combate, Edwards fintou um direto de esquerda e aplicou um chute alto perfeito, nocauteando o nigeriano instantaneamente.

Edwards comemorou muito e caiu em prantos, enquanto Usman recobrava a consciência e se questionava sobre o que havia acontecido.

Os rivais provavelmente terão que se encontrar novamente após Usman ter um longo reinado e controlar a maior parte da luta, mas Edwards entrará na trilogia como dono do cinturão.

Paulo Borrachinha vence Luke Rockhold por decisão unânime

Paulo Borrachinha golpeia Luke Rockhold no UFC 278 em agosto de 2022 (Josh Hedges/Zuffa LLC)

Paulo Costa e Luke Rockhold jogaram todos os seus golpes com máxima potência e deram tudo o que tinham em uma batalha de 15 minutos na luta co-principal do UFC 278. E apesar de o ex-campeão peso-médio ter tido bons momentos, Borrachinha foi claramente superior esta noite, castigando Rockhold e vencendo por decisão unânime.

Desde o início, a forma física e o timing de Borrachinha eram claramente superiores e o brasileiro não parou de perseguir o norte-americano. Conforme o cansaço de ambos foi se tornando mais aparente, Rockhold achou brechas para conectar, mas Borrachinha respondeu todas as investidas. O brasileiro ainda mostrou mais de seu chão do que normalmente, tendo sucesso também na luta agarrada.

Paulo levou a melhor em todos os rounds, se reabilitando após duas derrotas e se reafirmando como um dos melhores pesos-médios do mundo. Rockhold, por sua vez, anunciou sua aposentadoria em lágrimas após o combate, recebendo o carinho do público em Salt Lake City.

Merab Dvalishvili vence José Aldo por decisão unânime

Merab Dvalishvili tenta derrubar José Aldo no UFC 278 em agosto de 2022 (Chris Unger/Zuffa LLC)

A combinação do ritmo de Merab Dvalishvili com a altitude de Salt Lake City foi demais para José Aldo e deu ao wrestler da Geórgia a maior vitória de sua carreira no UFC 278.

Apesar de Merab não ter conseguido aplicar nenhuma queda contra a lenda brasileira, ele levou a melhor em decisão unânime dos jurados. Apelidado de "A Máquina", Dvalishvili pressionou do início ao fim e não tirou o pé do acelerador, encurtando a distância e obrigando Aldo a ficar sempre na defensiva, com longos períodos de clinch na grade e diversas joelhadas na coxa.

Aldo conectou golpes duros nos dois primeiros rounds, mas seu ritmo caiu conforme a luta progrediu, ao passo que Merab seguiu andando para frente, sem dar espaços.

Após perder suas duas primeiras lutas no UFC, Dvalishvili agora venceu oito consecutivas em uma das divisões mais competitivas da organização. Ele está se aproximando de uma disputa de título, e tem um estilo que pode ser crucial em um duelo de cinco rounds.

Lucie Pudilova nocauteia Wu Yanan no 2º round

Lucie Pudilova golpeia Wu Yanan no UFC 278 em agosto de 2022 (Josh Hedges/Zuffa LLC)

Lucie Pudilova voltou ao UFC após dois anos e meio neste sábado e esteve incrível na vitória por nocaute técnico no 2º round sobre Wu Yanan.

A lutadora da República Tcheca teve apenas duas vitórias em sete lutas em sua primeira passagem pelo Ultimate, mas venceu cinco de seis combates no retorno ao circuito regional e conquistou uma nova chance na organização. Ela voltou querendo se provar e levou Yanan ao solo nos dois primeiros rounds. Após tentar um estrangulamento sem sucesso, Pudilova optou por castigar a adversária com cotoveladas, garantindo o triunfo pela via rápida - seu primeiro no Octógono desde 2018.

Tyson Pedro nocauteia Harry Hunsucker no 1º round

Tyson Pedro comemora após nocautear Harry Hunsucker no UFC 278 em agosto de 2022 (Alex Goodlett/Getty Images)
Tyson Pedro of Australia celebrates after defeating Harry Hunsucker of the United States in a light heavyweight bout during UFC 278 at Vivint Arena on August 20, 2022 in Salt Lake City, Utah. (Photo by Alex Goodlett/Getty Images)

Após passar mais de três anos afastado dos combates, Tyson Pedro voltou com tudo, conquistando sua segunda vitória consecutiva no 1º round neste final de semana.

Pedro acertou Hunsucker, fazendo sua estreia na divisão, com um jab de encontro, e assim que viu o adversário cambalear, o australiano pressionou, derrubando-o com um chute frontal no abdômen e finalizando o trabalho com socos até a interrupção do árbitro. Este foi seu segundo triunfo nos últimos cinco meses.

Marcin Tybura vence Alexandr Romanov por decisão majoritária

Marcin Tybura golpeia Alexandr Romanov no UFC 278 em agosto de 2022 (Chris Unger/Zuffa LLC)
Marcin Tybura of Poland punches Alexandr Romanov of Moldova in a heavyweight fight during the UFC 278 event at Vivint Arena on August 20, 2022 in Salt Lake City, Utah. (Photo by Chris Unger/Zuffa LLC)

Marcin Tybura se tornou o primeiro homem a derrotar Alexandr Romanov neste sábado.

O polonês foi dominado por Romanov no round inicial, sendo derrubado diversas vezes pelo então invicto peso-pesado da Moldávia. Mas o polonês sobreviveu, e quando o próximo round começou, ficou claro que Romanov estava cansado.

Tybura controlou o restante do combate de forma tática, atacando com chutes nas pernas, no corpo, e conectando eventuais socos em Romanov, que não respondeu.

Como o 1º round teve uma grande margem de vantagem de Romanov, parecia que um empate era possível, mas apenas um jurado marcou 10-8 para o moldávio naquela parcial, resultando em decisão majoritária a favor do polonês, que se reabilitou da derrota sofrida para Alexander Volkov em sua última luta, chegando a sete vitórias nos oito combates mais recentes e tirando a invencibilidade do adversário.

Jared Gordon vence Léo Santos por decisão unânime

Jared Gordon golpeia Leonardo Santos no UFC 278 em agosto de 2022 (Josh Hedges/Zuffa LLC)

Jared Gordon voltou à coluna das vitórias com uma performance dominante contra Léo Santos em Salt Lake City.

Gordon pacientemente trabalhou para encurtar a distância, conectando bons golpes no rosto e no corpo do brasileiro, abrindo vantagem e cansando o adversário. Ele teve sucesso dessa forma nos dois primeiros rounds, salvo um momento em que Léo tentou a queda e Gordon segurou na grade para evitar ser levado ao chão.

No último assalto, Gordon estava claramente mais ativo, pressionando e conectando seus golpes a caminho de uma incontestável vitória por decisão.

Sean Woodson e Luis Saldana empataram em decisão dividida

Sean Woodson e Luis Saldana reagem ao anúncio de empate no UFC 278 em agosto de 2022 (Josh Hedges/Zuffa LLC)

Um 1º round caótico produziu pontuações diversas no duelo entre Sean Woodson e Luis Saldaña.

Na metade do assalto inicial, Saldana derrubou Woodson com um golpe, mas não deu sequência. Em seguida, aplicou novo knockdown com um jab limpo, mas conectou uma joelhada ilegal logo depois, obrigando o árbitro Mike Beltran a interromper a luta e deduzir um ponto.

O round seguinte foi marcado por uma tentativa de buggy choke de Woodson, e o último teve ambos atletas demonstrando bastante cansaço, com braços pesados e poucos golpes significativos. Um jurado marcou empate em 28 a 28, enquanto os outros apontaram 29 a 27, um para cada atleta, resultando em uma decisão rara de empate dividido.

Ange Loosa vence AJ Fletcher por decisão unânime

Ange Loosa golpeia AJ Fletcher no UFC 278 em agosto de 2022 (Josh Hedges/Zuffa LLC)

Ange Loosa começou bem, suportou um castigo de AJ Fletcher no 2º round e trabalhou de forma segura no 3º para conquistar sua primeira vitória no UFC.

O ex-competidor do Contender Series encontrou sua distância e seu ritmo na metade do round inicial, conectando com socos de direita em AJ Fletcher consistentemente e saindo na frente. Entretanto, conforme o ritmo de Loosa caiu no assalto seguinte, Fletcher aumentou a pressão virou o jogo, conectando uma chuva de golpes limpos e quase encerrando o duelo.

Loosa sobreviveu e voltou menos cansado à última parcial, caindo por cima e não permitindo que seu adversário se levantasse até o fim.

Amir Albazi finaliza Francisco Figueiredo no 1º round

Amir Albazi comemora após vencer Francisco Figueiredo no UFC 278 (Alex Goodlett/Getty Images)

Não houve sinais de "ferrugem" em Amir Albazi. Após 19 meses afastado do Octógono, o "Príncipe" retornou e metodicamente passou por Francisco Figueiredo, forçando o irmão do campeão peso-mosca a bater em desistência no 1º round.

Albazi capitalizou após defender um chute, levando Francisco ao chão e trabalhando por cima. O brasileiro conseguiu se levantar, mas Albazi não perdeu tempo e o derrubou novamente, indo às costas, colocando os ganchos e encaixando um mata-leão para encerrar o combate.

Albazi chega à terceira vitória seguida no UFC, lembrando a todos que é um nome para se observar na divisão até 57 Kg.

Qileng Aori vence Jason Perrin por decisão unânime

Aoriqileng golpeia Jay Perrin no UFC 278 (Chris Unger/Zuffa LLC)

Aoriqileng e Jay Perrin elevaram o parâmetro para escolha de Luta da Noite no segundo combate do evento, entretendo o público por 15 minutos de um movimentado duelo, que terminou com vitória de Aori, sua segunda consecutiva no Octógono.

O atleta da Mongólia começou melhor, acertando Perrin na longa distância e mostrando o poder de seus golpes agora que subiu para o peso-galo. Após derrubar o norte-americano em duas ocasiões com socos no round inicial, Aoriqileng começou a acusar cansaço no decorrer da luta e Perrin começou a ter mais sucesso, controlando boa parte no último round no clinch antes de 30 segundos finais de trocação franca.

Apesar de Perrin ter colocado Aori em maus lençóis na reta final, o tempo chegou ao fim e os jurados tiveram um veredito unânime.

Após perder suas duas primeiras lutas no UFC pelo peso-mosca, Aoriqileng chegou ao segundo triunfo seguido desde a mudança para os 61 Kg. E apesar de Perrin estar agora 0-2 no UFC, ele se provou um atleta empolgante e deve ter outra chance de buscar sua primeira vitória no Octógono em um futuro breve.

Victor Altamirano nocauteia Daniel da Silva no 1º round

Victor Altamirano abriu a noite com uma performance impressionante, se recuperando de um início ruim e nocauteando o brasileiro Daniel da Silva ainda no 1º round.

Daniel foi mais rápido e conectou golpes mais potentes no início, conectando uma série de golpes limpos no adversário. Mas quando parecia que a sorte estaria ao seu lado, Altamirano conectou uma joelhada no corpo e derrubou Daniel, desferindo uma avalanche de golpes até a interrupção do árbitro e conquistando assim sua primeira vitória no UFC.