
Eventos
Brandon Royval e Brian Ortega vingaram suas derrotas para Brandon Moreno e Yair Rodríguez, respectivamente, e venceram suas revanches nas lutas principais do UFC México, que teve ainda dois triunfos brasileiros com Raoni Barcelos e Felipe dos Santos, o "Lipe Detona", no último sábado (24). Confira todos os resultados do evento abaixo. | Reveja todas as lutas no UFC Fight Pass
Em duelo movimentado e muito equilibrado, Brandon Royval superou Brandon Moreno em decisão dividida dos jurados, frustrando a torcida local na luta final do UFC México.
Após um primeiro round mais estudado, com os rivais buscando a distância, a luta ficou franca nos 20 minutos finais, sendo disputada majoritariamente em pé, com apenas alguns instantes de clinch e troca de posições no solo. Moreno conectava os golpes mais contundentes, enquanto Royval se mantinha mais ativo e disparava o maior volume de socos e chutes.
Quando os placares foram somados, a indecisão dos jurados refletiu o equilíbrio visto no Octógono, mas quem teve o braço erguido foi Royval, desafiante mais recente ao título dos moscas, que conquista assim a maior vitória de sua carreira - o que pode levá-lo a um novo encontro com o campeão Alexandre Pantoja em breve.
Brian Ortega está de volta!
Pisando no Octógono pela primeira vez em mais de um ano e meio, Ortega parecia estar em maus lençóis na revanche com Yair Rodriguez. Primeiro, o norte-americano aparentou ter torcido o tornozelo enquanto se aquecia durante sua introdução para a luta co-principal do UFC México. Depois, sofreu um knockdown e quase foi nocauteado por Yair Rodriguez no round inicial do duelo.
Mas a partir do segundo assalto, "T-City" mostrou seu ímpeto guerreiro e passou a assumir o controle do duelo usando seu grappling. Quando levou a luta para o solo nos instantes iniciais da terceira parcial, ele não perdeu a oportunidade e finalizou com um triângulo de mão, completando uma virada incrível - na luta e em sua carreira, já que o triunfo o reabilita após dois reveses consecutivos, e o recoloca na fila por uma disputa pelo cinturão que agora pertence a Ilia Topuria.
Este foi exatamente o tipo de luta que todos esperavam ver entre Daniel Zellhuber e Francisco Prado: um duelo competitivo, empolgante, técnico e definido nos detalhes pela divisão dos leves.
Durante os quinze minutos de confronto, ambos se movimentaram de forma constante e rápida. Zellhuber acertou os golpes mais precisos e também apresentou maior volume com os jabs, enquanto Prado acertou os mais potentes. Prevaleceu o domínio de Zellhuber na noite no México, que levantou a torcida local na Arena CDMX.
Com o resultado positivo, “Golden Boy” chegou a sua terceira vitória seguida dentro do UFC.
Em duelo movimentado e com bastante troca de golpes em pé, Yazmin Jauregui venceu Sam Hughes por decisão unânime dos juízes.
Nos três rounds disputados, Jauregui encontrou manteve melhor controle da distância e conectou os melhores golpes. Apesar de não ter vencido pela via rápida, a mexicana foi superior em todos os momentos, levando o duelo com um triplo 30-27.
Na abertura do card principal, Manuel Torres prevaleceu sobre Chris Duncan, marcando mais um triunfo para os lutadores da casa.
Duncan balançou Torres com um cruzado logo no início do confronto, mas “El Loco” absorveu bem a pressão e foi para cima, levou a luta para baixo e finalizou com um mata-leão após dominar as costas do rival.
Torres segue impressionando e crescendo na competitiva divisão peso-leve, somando sua terceira vitória consecutiva no round inicial dentro do Octógono.
Em luta eletrizante e marcada por algumas reviravoltas, Raoni Barcelos supera ombro deslocado no 1° round e finaliza Christian Quiñonez no UFC México.
Os primeiros dez minutos de combate foram intensos, com Raoni iniciando de forma mais precisa e Quiñonez equilibrando com seus golpes em linha, balançando o rival em alguns momentos.
O desfecho da luta ocorreu no último round. O brasileiro começou de maneira estratégica, conectou bons cruzados e após levar o duelo para o solo, pegou as costas do adversário e finalizou com um mata-leão justo.
Raoni se recupera de duas derrotas em sequência e conquista sua sétima vitória dentro do Octógono.
Em duelo equilibrado e disputado majoritariamente no solo, Jesus Aguilar venceu Mateus Mendonça por decisão dividida.
Ambos atletas tiveram seus momentos de vantagem em uma luta definida nas trocas de posições no chão. Tanto Mateus, quanto Aguilar conseguiram chegar à montada, golpearam no ground and pound e tentaram finalizar em um confronto cujo único round claro pareceu ser o último, em que o brasileiro foi superior.
Quando as papeletas foram somadas, dois jurados viram vitória do mexicano, que soma assim sua segunda vitória consecutiva no UFC.
Na primeira de três revanches do UFC México, Edgar Chairez finalizou Daniel Lacerda no round inicial e não deixou dúvidas desta vez.
O brasileiro até começou melhor na luta, colocando pressão e aplicando uma queda, mas foi no solo que o duelo mudou; Chairez dominou a pegada de “Miojo” por baixo e encaixou um triângulo na guarda, liquidando a luta por submissão.
Chairez resolve a pendência com Daniel após o primeiro embate entre os dois terminar sem resultado, e retoma o caminho das vitórias no Ultimate.
Em um verdadeiro duelo de estilos, o kickboxing de Fares Ziam prevaleceu diante do jiu-jítsu de Claudio Puelles no card preliminar do UFC México.
Ziam usou sua versatilidade, resiliência e explosão para neutralizar e quebrar o ritmo de Puelles, resistindo às tentativas de finalização do peruano. O francês aplicou um knockown no round inicial e durante os 15 minutos foi mais contundente, conectando os melhores golpes e ficando com a vitória na decisão dividida dos juízes - seu terceiro triunfo seguido no Octógono.
O estreante Ronaldo Rodriguez usou sua versatilidade para virar a luta diante de Denys Bondar e vencer no card preliminar do UFC México.
O ucraniano começou melhor na luta, colocando pressão, aplicando bons golpes e controlando o duelo no solo, mas tudo mudou no 2º round; Rodriguez apresentou melhor resistência física, conseguiu ficar mais tempo em pé e reverter algumas posições ruins. No minuto final, o atleta da casa conseguiu raspar o rival e finalizar a luta com um mata-leão.
Com a vitória em casa, Rodriguez estreou com o pé direito dentro do Octógono e agora possui seis vitórias em sequência.
Em luta equilibrada, Felipe dos Santos venceu Victor Altamirano na decisão dividida dos juízes.
Durante os quinze minutos, o mexicano conseguiu levar o brasileiro nove vezes para o solo, controlou em alguns momentos no chão e trabalhou de maneira efetiva o ground and pound. No entanto, o diferencial do duelo foi a movimentação e os socos retos lançados por “Lipe Detona”, que balançou o rival em alguns momentos e por pouco não finalizou com um mata-leão no 3° round.
Dois dos três jurados enxergaram vitória do representante da Chute Boxe Diego Lima, que conquista sua primeira vitória dentro do Octógono.
Muhammad Naimov conecta chute em Erik Silva no UFC México, em fevereiro de 2024 (Josh Hedges/Zuffa LLC).
A luta de abertura do UFC México acabou rápido. Logo em uma das primeiras trocas de golpes, Muhammad Naimov lançou um chute rodado alto, acuando Erik Perez. Ao andar para trás, o joelho do venezuelano parece ter cedido. Na sequência, Naimov aplicou uma queda a qual Perez não ofereceu resistência, e foi ao solo acusando a lesão na perna.
O árbitro prontamente interrompeu o duelo aos 44 segundos, decretando a terceira vitória seguida, em três lutas disputadas, do atleta do Tajiquistão no Octógono.
O UFC México: Moreno x Royval 2 foi um evento realizado em 24 de fevereiro de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.