Pular para o conteúdo principal
Atletas
Eventos

UFC 25 anos: Relembrando os eventos do Ultimate em Denver

Evento comemorativo de 25 anos acontece neste sábado, na cidade onde tudo começou

O UFC realiza um evento histórico nesta semana. Neste sábado (10), o Octógono será montado na cidade de Denver, no Colorado (EUA) para o card comemorativo de 25 anos da organização.

Este será o sétimo evento do UFC na cidade, e o card de aniversário não poderia ser em outro lugar, já que foi aqui que o primeiro Ultimate da história aconteceu.

É por isso que decidimos relembrar as passagens do Octógono pela cidade. Confira!

A primeira edição do UFC aconteceu em 12 de novembro de 1993, e por mais que quisessem que o evento desse certo, os organizadores não sabiam que, tanto tempo depois, a organização seria um sucesso. Afinal, o projeto era ousado: um torneio entre oito lutadores, nas quais as lutas só terminariam por finalização, nocaute ou desistência. Luvas eram permitidas, como mostrou Art Jimmerson e sua única luva de boxe.

A intenção de Rorion Gracie era mostrar a superioridade do jiu-jítsu brasileiro sobre todas as outras artes marciais, e o ponto foi provado nesta primeira edição, com Royce Gracie vencendo Gerard Gordeau na final, sagrando-se o primeiro campeão da história do Ultimate.

A segunda edição do UFC também aconteceu em Denver, apenas quatro meses depois da predecessora. Dessa vez o torneio tinha 16 participantes, e Royce Gracie venceu quatro oponentes até chegar na final e sagrar-se campeão mais uma vez.

No UFC 7.5, em dezembro de 1995, a presença brasileira ficou por conta de Marco Ruas, que chegou até a semifinal e acabou derrotado por Oleg Taktarov. Dan Severn foi o campeão desta edição.

Mais UFC DenverOlho Neles! | Motivos para verConfira o card completo

Quase 20 anos depois do primeiro evento da história, em setembro de 2011, o UFC voltou a Denver com um evento numerado: o UFC 135. O card marcou a primeira luta de Tony Ferguson após ser coroado vencedor do The Ultimate Fighter 13, e também a primeira defesa de cinturão do jovem campeão meio-pesado Jon Jones.

Mais duas visitas à Mile High City aconteceram desde então: O UFC 150, em agosto de 2012, evento no qual Benson Henderson venceu Frankie Edgar em uma revanche válida pelo cinturão peso-leve, e o UFC Denver, em janeiro de 2017, liderado pela vitória de Valentina Shevchenko sobre Julianna Peña.

Agora, de volta ao local onde tudo começou, o evento comemorativo de 25 anos terá um card com duelos promissores, e representantes da nova geração buscarão cimentar seus nomes na organização. 

Assine o Combate | Siga o canal do UFC no YouTube