Pular para o conteúdo principal
A detail view of the championship belt on Brandon Moreno of Mexico after he defeated Kai Kara-France of New Zealand in the interim UFC flyweight championship fight during the UFC 277 event at American Airlines Center on July 30, 2022 in Dallas, Texas. (Photo by Josh Hedges/Zuffa LLC)
Notícias

Confira as próximas disputas de cinturão confirmadas para 2024

Quatro lutas valendo título estão programadas para os próximos meses do ano

Após um janeiro intenso no Octógono, com dois novos campeões coroados, o ano de 2024 segue adiante e mais quatro disputas de cinturão estão confirmadas para os próximos meses. Confira abaixo quais são os duelos programados e o que esperar de cada um deles.

Cinturão peso-pena em jogo no UFC 298

Alexander Volkanovski e Ilia Topuria serão os protagonistas do próximo embate pelo título no Octógono. O australiano e o georgiano estão escalados para a luta principal do UFC 298, programado para o dia 17 de fevereiro, valendo o cinturão peso-pena.

Volkanovski retorna à categoria após lutar no peso-leve, onde foi nocauteado por Islam Makhachev no UFC 294. O australiano busca sua sexta defesa consecutiva e venceu nomes como Max Holloway (3x), Brian Ortega, Chan Sung Jung e José Aldo em sua jornada no Octógono.

Topuria ocupa atualmente o 3º lugar no ranking da divisão e está invicto em sua carreira profissional, acumulando 14 vitórias, sendo seis pelo UFC. Sua oportunidade pelo título veio após uma impressionante vitória sobre Josh Emmett no UFC Jacksonville, em junho do ano passado, em um confronto que recebeu o bônus de Luta da Noite.

Alexander Volkanovski e Ilia Topuria se encaram durante a Coletiva de Imprensa Especial no fim de 2023. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Alexander Volkanovski e Ilia Topuria se encaram durante a Coletiva de Imprensa Especial no fim de 2023. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Revanche pelo cinturão peso-galo no UFC 299

Dois dos lutadores favoritos dos fãs ficarão frente a frente mais uma vez no Octógono, desta vez pelo título do peso-galo. Sean O'Malley e Marlon Vera medem forças na luta principal do UFC 299, em 9 de março.

O primeiro confronto entre ambos ocorreu em 2020, resultando na única derrota na carreira de O'Malley. Após esse revés, o norte-americano se recuperou e venceu cinco das seis lutas seguintes, culminando na conquista do cinturão dos galos ao nocautear Aljamain Sterling no UFC 292. Enquanto isso, Vera consolidou sua posição como um dos principais nomes da categoria com vitórias sobre Frankie Edgar e Dominick Cruz, e pode se tornar o primeiro campeão equatoriano do UFC.

Sean O'Malley e Marlon Vera se encaram durante a Coletiva de Imprensa Especial em 2023. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Sean O'Malley e Marlon Vera se encaram durante a Coletiva de Imprensa Especial em 2023. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Confronto chinês e a volta do BMF no UFC 300

Um dos cards mais aguardados do ano, o UFC 300 tem até o momento duas disputas de cinturão confirmadas. As chinesas Zhang Weili e Xiaonan Yan se enfrentam pelo título do peso-palha, enquanto Justin Gaethje coloca seu posto de "BMF" em jogo contra Max Holloway.

Zhang tentará engatar pela primeira vez uma sequência de defesas de cinturão. A lutadora está em seu segundo reinado na categoria e chega embalada pelas vitórias sobre Carla Esparza, onde reconquistou o título, e Amanda Lemos, dominando a brasileira no UFC 292. Xiaonan ocupa atualmente a 2ª colocação no ranking da categoria e vem uma sequência de duas vitórias, nocauteando a ex-campeã Jéssica Andrade e superando Mackenzie Dern.

Atual 2º colocado no ranking do peso-leve, Gaethje conquistou o título de "mais durão" do UFC em julho do ano passado, quando venceu Dustin Poirier por nocaute no UFC 291. Holloway chega para a disputa embalado por triunfos sobre Arnold Allen e Chan Sung Jung em 2023. O havaiano tem uma luta na categoria até 70 Kg no Octógono, em 2019, quando foi superado por Poirier em confronto pelo título interino da divisão.

Zhang Weili comemora a vitória no UFC 292. (Foto por Cooper Neil/Zuffa LLC via Getty Images)

Zhang Weili comemora a vitória no UFC 292. (Foto por Cooper Neil/Zuffa LLC via Getty Images)