Pular para o conteúdo principal
Conor McGregor of Ireland celebrates his KO victory over Eddie Alvarez of the United States in their lightweight championship bout during the UFC 205 event at Madison Square Garden on November 12, 2016 in New York City. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Atletas

As lutas "Campeão x Campeão" na história do UFC

Relembre todos os confrontos épicos que tivemos entre donos de cinturão no Octógono

No próximo mês em Perth, Austrália, Islam Makhachev buscará defender o cinturão peso-leve contra o campeão peso-pena Alexander Volkanovski na luta principal do UFC 284. O duelo entrará na seleta lista de "Campeão x Campeão" que já tivemos no Octógono. 

Excluindo duelos onde campeõs interinos enfrentaram campeões lineares em uma luta de unificação, já tivemos seis combates onde o campeão de uma categoria se aventurou em outra divisão para enfrentar o lutador que estava no topo. Todos esses duelos foram cativantes e tiveram resultados surpreendentes.

Então como aquecimento para o combate que teremos no mês que vem, vamos relembrar os combates desta lista.

Georges St-Pierre x BJ Penn (UFC 94)

Georges St-Pierre chuta BJ Penn no UFC 94. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)

Georges St-Pierre chuta BJ Penn no UFC 94. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)


No UFC 58, Georges St-Pierre e BJ Penn lutaram em um combate que terminou por decisão dividida para determinar quem seria o desafiante ao cinturão do peso meio-médio contra Matt Hughes. O canadense que levou a melhor nas papeletas e eventualmente venceu Hughes para conquistar o cinturão.

Penn voltou ao peso-leve e retornou a topo da categoria de forma dominante, vencendo e defendendo seu titulo contra Joe Stevenson e Sean Shark, respectivamente, e então subiu de categoria para desafiar St-Pierre no UFC 94. A rivalidade entre ambos e a tensão foram os fatores que promoveram a luta, e o primeiro combate entre campeões do UFC estava na boca do povo.

A luta, no entanto, foi completamente unilateral com St-Pierre utilizando seu wrestling e técnica superiores para atropelar Penn, que mostrou pouco vigor. Com o havaiano tendo dificuldades ao fim do quarto round, seu corner pediu o encerramento da luta, o que foi atendido.

St-Pierre continuou a dominar a divisão do peso meio-médio, enquanto Penn voltou ao peso-leve para mais duas lutas incríveis contra Kenny Florian e Diego Sanchez. Esses foram dois dos melhores lutadores do planeta na época - e da história - e foi a realização do sonho dos fãs vê-los frente a frente.

Assista ao UFC 94 no UFC Fight Pass

Conor McGregor x Eddie Alvarez (UFC 205)

Conor McGregor nocauteia Eddie Alvarez no UFC 205. (Foto por Mike Stobe/Zuffa LLC via Getty Images)

Conor McGregor nocauteia Eddie Alvarez no UFC 205. (Foto por Mike Stobe/Zuffa LLC via Getty Images)


No fim de 2015, Conor McGregor reinvidicou o título do peso-pena e voltou seus olhares ao cinturão peso-leve, pronto para se consagrar como o primeiro lutador na história do UFC a ser o campeão de duas categorias de peso de forma simultânea. Ele havia conseguido isso no Cage Warriors e estava pronto para o mesmo na maior organização do planeta.

Uma lesão do então campeão Rafael dos Anjos fez com que o irlandês enfrentasse duas vezes Nate Diaz e, nesse período, Eddie Alvarez nocauteou o brasileiro para ficar com o trono da categoria dos leves.

Depois do segundo embate contra Diaz, McGregor retornou seu foco para o título dos leves e enfrentou Alvarez na luta principal do UFC 205, na estreia do Octógono no Madison Square Garden, em Nova York.

E como sempre, McGregor não desapontou.

O irlandês machucou Alvarez desde o início e deu uma verdadeira aula, nocauteando o rival no meio do segundo round. Foi uma apresentação brilhante, seguida de uma entrevista pós-luta bombástica, onde McGregor disse que "não devia desculpas a ninguém" e colocou os dois cinturões no ombro.

Se quiser ver McGregor em seu auge, essa é a luta a assistir.

Assista no UFC Fight Pass

Daniel Cormier x Stipe Miocic (UFC 226)

Daniel Cormier golpeia Stipe Miocic no UFC 226. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)

Daniel Cormier golpeia Stipe Miocic no UFC 226. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)


No UFC 220, Daniel Cormier defendeu o cinturão peso meio-pesado com uma vitória no segundo round sobre Volkan Oezdemir na luta co-principal do evento. Na luta principal, Stipe Miocic parou a ascensão de Francis Ngannou e manteve seu título.

Com nenhum dos dois lutadores tendo um desafiante engatilhado, colocá-los para se enfrentar fez total sentido.

Cormier estava invicto no peso-pesado antes de ir ao peso meio-pesado, e ele seria um teste formidável para Miocic, já que o campeão da época tinha o melhor currículo da categoria e talvez pudesse ter uma desvantagem técnica contra um wreslter do calibre de Cormier.

Depois de serem treinadores do TUF 27, os dois se enfrentaram na luta principal do UFC 226 e no fim do primeiro round, Cormier nocauteou Miocic e se tornou o segundo lutador a ter dois cinturões simultãneos.

A vitória de Cormier botou fogo na rivalidae entre ambos, com Miocic conseguindo a revanche e a vingança no UFC 241. A trilogia veio dois anos depois, com mais uma vez o lutador de Ohio vencendo e Cormier anunciando a aposentadoria após a derrota.

Não foi a primeira luta entre campeões e nem a mais memorável, mas a rivalidade entre eles nos deram três grandes combates e aumentou ainda mais a atenção para a divisão do peso-pesado.

Assista à Miocic x Cormier 1 no UFC Fight Pass

Amanda Nunes x Cris Cyborg (UFC 232)

Amanda Nunes comemora a vitória no UFC 232 com seus dois cinturões. (Foto por Brandon Magnus/Zuffa LLC)

Amanda Nunes comemora a vitória no UFC 232 com seus dois cinturões. (Foto por Brandon Magnus/Zuffa LLC)


Essa foi uma luta monumental.

Amanda Nunes cimentou sua posição como a melhor peso-galo do esporte ao defender seu cinturão por três vezes, enquanto Cris Cyborg entrou nessa luta em uma sequência de 10 vitórias e 21 lutas de invencibilidade. Enquanto Amanda precisou passar por uma batalha parelha contra Valentina Shevchenko, Cyborg não teve nenhum desafio à altura em anos, dominando Tonya Evinger, Holly Holm e Yana Kunitskaya.

Apesar de ter durado apenas 51 segundos, foi um combate intenso, com as duas mulheres trocando golpes de forma franca. Ambas se acertaram, mas a potência de Amanda machucou Cyborg e a lutadora da Bahia punia a rival todas as vezes que ia para cima de Cyborg.

Com Cyborg completamente atordoada na grade, Amanda encontrou o golpe da vitória em um direto de direita limpo, que fez com que sua adversária caísse desacordada e o árbitro Marc Goddard encerrasse o combate.

Uma Amanda Nunes envolta em felicidade esperou de forma paciente que o segundo cinturão fosse colocado em seu ombro, e quando isso ocorreu, a Leoa correu pelo Octógono com o maior sorriso que poderia dar. Não apenas ela se tornou a primeira mulher a ter dois cinturões simultâneos, mas a única a defendê-los também.

Assista à vitória de Amanda Nunes no UFC 232

Henry Cejudo x TJ Dillashaw (UFC Brooklyn)

Henry Cejudo chuta TJ Dillashaw no UFC Brooklyn. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)

Henry Cejudo chuta TJ Dillashaw no UFC Brooklyn. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)


Henry Cejudo conquistou o cinturão peso-mosca no UFC 227 após uma vitória por decisão dividida contra Demetrious Johnson, tornando-se o segundo campeão da categoria na história do UFC. TJ Dillashaw entrou no Octógono na mesma noite e defendeu o cinturão peso-galo com um nocaute no primeiro round contra seu ex-campeão de treinos, Cody Gabrandt.

Uma luta entre ambos foi discutida, com Cejudo subindo de categoria para enfrentar Dillashaw, mas o que aconteceu foi justamente o contrário, com Dillashaw descendo para destronar Cejudo.

O que prometia ser equilibrado, não foi. Cejudo precisou de apenas 32 segundos para defender seu cinturão e se colocar no caminho de tornar-se o "Triplo C". Dillashaw depois vagou o cinturão dos galos após uma suspensão de dois anos. Cinco meses seguintes ao combate, o medalhista olímpico superou Marlon Moraes e conquistou o cinturão vago da categoria.

Um ano depois, Cejudo defendeu seu título contra o ex-campeão Dominic Cruz e anunciou sua aposentadoria.

Assista à Cejudo x Dillashaw no UFC Fight Pass

Jan Blachowicz x Israel Adesanya (UFC 259)

Jan Blachowicz golpeia Israel Adesanya no UFC 259. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Jan Blachowicz golpeia Israel Adesanya no UFC 259. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Depois de ter um cartel de 20-0 e fazer duas defesas do cinturão dos médios, Israel Adesanya buscou entrar no seleto hall de "duplos campeões" se aventurando no peso meio-pesado para enfrentar o então recém coroado Jan Blachowicz. O polonês havia conquistado o título com um nocaute sobre Dominick Reyes e sem um desafiante imediato, um combate contra o nigeriano fazia sentido.

Invicto e cheio de carisma, Adesanya era o favorito antes da luta, mas o veterano Blachowicz não ligou para toda a atenção dada ao rival e mostrou no Octógono uma visão diferente do esperado. Utilizando seu tamanho e um repertório diferenciado de golpes, ele conseguiu evitar as investidas de Adesanya nos minutos iniciais para utilizar seu wrestling de forma efetiva, conseguindo defender seu cinturão.

Adesanya voltou ao peso-médio e fez mais três defesas de cinturão até ser derrotado por Alex Poatan em novembro de 2022, enquanto Blachowicz foi finalizado por Glover Teixeira no UFC 267.

Assista à Blachowicz x Adesanya no UFC Fight Pass