Pular para o conteúdo principal
Don't Miss A Moment of UFC Fight Night: Dolidze vs Imavov, Live From UFC APEX In Las Vegas on February 3, 2024
Análises

Raio-X: Roman Dolidze x Nassourdine Imavov | UFC Vegas 85

Confira uma análise da luta principal do evento deste sábado (3) baseada em dados dos atletas no Octógono

Atuais 8º e 11º colocados no ranking dos pesos-médios respectivamente, Roman Dolidze e Nassourdine Imavov fazem a luta principal do UFC Vegas 85, dia 3 de fevereiro no UFC Apex, em Las Vegas. O UFC Fight Pass transmite o card completo a partir das 18 horas (horário de Brasília). 

O duelo envolve dois lutadores de estilos diferentes, mas que se mostram cada vez mais completos no Octógono. Confira abaixo os pontos fortes de cada um. 

Roman Dolidze 

8° colocado no ranking peso-médio, 12-2 no cartel

Roman Dolidze comemora a vitória no UFC Orlando. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Roman Dolidze comemora a vitória no UFC Orlando. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Roman Dolidze iniciou sua jornada no Ultimate como peso meio-pesado, mas foi no peso-médio que o lutador da Geórgia se encontrou. O 8° colocado no ranking é um grappler habilidoso e vem se mostrando cada vez mais à vontade na luta em pé, conquistando vitórias por nocaute em seus últimos confrontos. Confira abaixo os pontos fortes do lutador. 

Veja também: Cinco lutas de Renato "Moicano" para assistir antes do UFC Vegas 85

Mãos pesadas 

Dolidze chegou ao UFC com um histórico de ser um grappler de elite, mas vem surpreendendo adversários na luta em pé, mostrando ser um lutador completo. O georgiano venceu quatro lutas por nocaute desde 2020 e está empatado com outros atletas como o maior nocauteador da categoria neste período. Dolidze tem uma média de 0,76 knockdowns a cada 15 minutos, o que prova ainda mais que ele é um perigo constante na trocação. 

Decisivo e resiliente 

Enfrentar Roman Dolidze não é uma tarefa fácil para nenhum adversário. Mesmo quando está atrás na luta, o georgiano pode virar o jogo em questão de segundos. Contra Jack Hermansson, por exemplo, Dolidze recebeu 22 golpes a mais do que desferiu no sueco, mas mudou o panorama da luta e acabou saindo com a vitória por nocaute no 2° round. Sua persistência, aliada com as mãos pesadas ditas acima, já lhe renderam três bônus de “Luta da Noite”. 

Grappler de elite 

Uma alternativa para tentar furar o jogo de Dolidze seria levá-lo para o chão, mas o peso-médio não vacila quando a luta está no solo. Apesar de não ter finalizado nenhum adversário no UFC, Doldize se mantém ativo com as costas no tablado e tem nove tentativas de finalização em oito lutas no Octógono - uma média de 1,72 a cada 15 minutos. Esta é a sétima maior marca entre os pesos-médios da atualidade (mínimo de cinco lutas). 

Números de Sucesso  

Aproveitamento em tentativas de queda 

  • Roman Dolidze – 50% 
     
  • Média do UFC – 37,8% 

Tentativas de Finalização a cada 15 minutos 

  • Roman Dolidze – 1,72 
  • Média no UFC – 0,56 

Knockdowns a cada 15 minutos  

  • Roman Dolidze – 0,76 
  • Média no UFC – 0,31 

 

Nassourdine Imavov 

11° colocado no ranking peso-médio, 12-4, 1 NC no cartel 

Nassourdine Imavov comemora a vitória no UFC Paris, em 2022. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Nassourdine Imavov comemora a vitória no UFC Paris, em 2022. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


O francês Nassourdine Imavov fará neste sábado sua segunda luta principal no Octógono. O peso-médio tem quatro vitórias em sete lutas na organização e busca voltar ao Top 10 da categoria, mas para isso terá que superar Roman Dolidze. Confira abaixo os pontos fortes do lutador. 

Veja também: Top 10 lutas mais aguardadas de fevereiro

Volume de golpes  

Ao contrário de seu oponente, Imavov costuma pressionar mais seus adversários do que ser pressionado durante os 15 minutos de combate. Seu diferencial de +1,9 golpes significativos é a terceira maior marca entre os pesos-médios da atualidade, atrás apenas de Phil Hawes e do campeão Dricus du Plessis. Além disso, o francês é muito eficiente, acertando 56% dos golpes desferidos. 

Defesa afiada 

Além de ser eficiente no ataque, Imavov também sabe se defender como poucos. O francês evitou 62,2% dos golpes desferidos contra ele, a segunda maior marca entre os pesos-médios da atualidade (mínimo de cinco lutas e 350 golpes), atrás apenas do ex-campeão Sean Strickland, com 65,4%. Ele absorve apenas 2,52 golpes significativos por minuto, muito por conta da pressão e do ritmo que dita durante seus confrontos, não dando espaço para seus adversários contra-atacarem. 

Busca pela finalização 

Não é apenas Dolidze que tem um jogo de chão perigoso. Assim como o georgiano, Imavov também sempre está na busca constante para finalizar os adversários, com 2,32 tentativas de finalização a cada 15 minutos. Ao todo, foram 11 vezes que o francês buscou dar números finais às suas lutas usando o jiu-jítsu, mas sem sucesso. 

Números de Sucesso  

Golpes por minuto 

  • Nassourdine Imavov – 4,55 
     
  • Média do UFC – 3,4 

Aproveitamento em defesa de golpes 

  • Nassourdine Imavov – 62,2%
     
  • Média no UFC – 56,1% 

Aproveitamento em defesa de quedas 

  • Nassourdine Imavov – 72,7% 
     
  • Média no UFC – 62,2% 

 

As estratégias  

Alvos dos golpes   

  • Doldize - cabeça (66%), corpo (16%), pernas (18%) 
      
  • Imavov - cabeça (66,1%), corpo (22%), pernas (11,9%)   

Posição dos golpes   

  • Dolidze - à distância (78,2%), clinch (9,6%), chão (12,2%)
     
  • Imavov - à distância (72,3%), clinch (18,3%), chão (9,4%)   

Posição na luta   

  • Dolidze - em pé (77,7%), por cima no chão (14,3%), por baixo no chão (6%)
     
  • Imavov - em pé (86%), por cima no chão (9,9%), por baixo no chão (4,1%) 

UFC Vegas 85: Dolidze x Imavov foi um evento realizado no dia 3 de fevereiro de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.

News and announcements

View all